09 outubro 2012

Angeologia - Doutrina dos Anjos



A angelologia é uma das mais difíceis doutrinas encontradas nas Escrituras Sagradas. E por sua dificuldade tende a ser por muitos negligenciados. Contudo, dada sua importância devemos apor a este assunto grande valor, pois anjos são ministros da providência de Deus, e agentes ativos na vida do crente e da Igreja de Cristo. O não entendimento, ou a falta de estudo, sobre sua natureza e atividades, tem ocasionado o surgimento de muitas seitas, heresias e credos, distintos e distantes da sã doutrina, conforme encontrada na Palavra de Deus. Neste estudo pretendemos estabelecer os ensinos das Sagradas Escrituras sobre este assunto, atendo-nos a uma interpretação literal-histórico-gramatical do texto bíblico, sempre comparando escritura com escritura, evitando alegorizar qualquer passagem, exceto quando haja clara permissão para isto, dada pela própria Palavra de Deus
Terminologia
O termo anjo da língua portuguesa tem origem na palavra latina angelu, que por sua vez se deriva do termo aggelov (aggelos) do grego. Em hebreu, a palavra traduzida como anjo é K)lm (mal'ak). A palavra malak ocorre 214 vezes no Antigo Testamento, e a palavra aggelos ocorre 188 vezes no Novo Testamento, sendo que ambas tem o significado de mensageiro, representante, enviado ou embaixador. Pela terminologia também podemos entender que os anjos têm gênero masculino, pois são assim invariavelmente referidos. Não cabe, portanto, a ideia de que anjos não teriam gênero definido. Se assim o fosse, seriam estes representados por palavras de gênero neutro nas línguas de origem, ou em ocasiões seriam representados utilizando-se palavras de gênero masculino e em outras de gênero feminino; fatos estes que nunca ocorrem.

Criação dos Anjos

Os anjos são criaturas, ou seja, foram criados por Deus, não existem desde a eternidade como o próprio Deus:

"Só tu és SENHOR; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora". (Neemias 9:6)

"Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus. Louvem o nome do SENHOR, pois mandou, e logo foram criados". (Sl 148:2-5)

Os Anjos foram criados por Deus em algum ponto antes do final do segundo dia da criação, pois já existiam neste momento conforme pode ser depreendido da leitura comparativa de Jó e Gênesis:

"Depois disto o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo: Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento? Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás. Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam? Ou quem encerrou o mar com portas, quando este rompeu e saiu da madre; Quando eu pus as nuvens por sua vestidura, e a escuridão por faixa? Quando eu lhe tracei limites, e lhe pus portas e ferrolhos, e disse: Até aqui virás, e não mais adiante, e aqui se parará o orgulho das tuas ondas?" (Jó 38:1-11)

"E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi. E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo. E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi. E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom". (Gênesis 1:6-10)

Eles foram criados em um estado de santidade, mas alguns optaram por não se manter neste estado, conforme nos relata Judas:

"E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;" (Judas 6)

O número de Anjos: Os anjos, ao contrário do homem, não têm capacidade reprodutiva:

"Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu". (Mateus 22:30)

Sendo assim seu número não se altera, pois, tal qual o homem, eles têm existência eterna, seja para o bem ou para o mal. Contudo, não é possível determinar quantos anjos foram criados. A Palavra de Deus sempre se refere a eles através de números metafóricos, indicando grande quantidade, mas em nenhuma parte há um número exato:

"Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões assistiam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros". (Daniel 7:10)

"Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos" (Hebreus 12:22)

Funções dos Anjos

Conforme o Antigo Testamento

As passagens selecionadas e apresentadas a seguir nos mostram as principais funções dos anjos conforme relatadas pelo Antigo Testamento. Temos nestas passagens anjos louvando ao SENHOR, enviando mensagens Suas, obedecendo à vontade de Deus, e também sendo referidos como um exército celestial (como guerreiros):

"Jacó também seguiu o seu caminho, e encontraram-no os anjos de Deus. E Jacó disse, quando os viu: Este é o exército de Deus. E chamou aquele lugar Maanaim". (Gn32:1-2)

"Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para salvá-lo dos midianitas. Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso". (Juízes 6:11-12)

"Só tu és SENHOR; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora". (Neemias 9:6)

"Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória". (Isaías 6:2-3 )

"E aconteceu que, havendo eu, Daniel, tido a visão, procurei o significado, e eis que se apresentou diante de mim como que uma semelhança de homem. E ouvi uma voz de homem entre as margens do Ulai, a qual gritou, e disse: Gabriel, dá a entender a este a visão. E veio perto de onde eu estava; e, vindo ele, me amedrontei, e caí sobre o meu rosto; mas ele me disse: Entende, filho do homem, porque esta visão acontecerá no fim do tempo". (Daniel 8:15-17)
Conforme o Novo Testamento

No Novo Testamento além das funções mostradas pelo Antigo Testamento, que em grande parte são novamente referenciadas pelo Novo Testamento, os anjos são também apresentados como ministros de Deus aos herdeiros da salvação em Cristo:

"O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes". (Mateus 13:39-42)

"Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre veem a face de meu Pai que está nos céus". (Mateus 18:10)

"Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". (Lucas 2:8-11 )

"E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia". (Lucas 22:41-43 )

"E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés? Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?" (Hebreus 1:13-14)

"E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças". (Apocalipse 5:11-12)
"E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que, mas mostrava para adorá-lo. E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus". (Apocalipse 22:8-9)

A NATUREZA DOS ANJOS

Os Anjos são seres espirituais, mas podem ostentar forma corpórea que pode tocar e ser tocada, bem como comer alimentos sólidos:

"Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?" (Hebreus 1:14)
" E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra... E porfiou com eles muito, e vieram com ele, e entraram em sua casa; e fez-lhes banquete, e cozeu bolos sem levedura, e comeram... Aqueles homens porém estenderam as suas mãos e fizeram entrar a Ló consigo na casa, e fecharam a porta;" (Gênesis 19:1,3,10)

Como já mencionado, os anjos são seres imortais, tendo existência eterna:
"Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento; Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição". (Lucas 20:35-36)
São também seres extremamente poderosos, sendo dotados de poderes sobre-humanos, pois foram, por Deus, criados superiores aos homens:
"Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor". (2ª Pedro 2:11)

"Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste". (Salmo 8:4-5)

OS ANJOS NÃO SÃO ONIPOTENTES

"Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia". (Daniel 10:12-3)

NÃO ONISCIENTES:

"Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai". (Mateus 24:36)
NEM ONIPRESENTES:

"Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor". (Lucas 2:8-9)

OS ANJOS TÊM UMA ESPANTOSA VELOCIDADE PODENDO SE TRANSPORTAR DOS CÉUS A TERRA QUASE QUE INSTANTANEAMENTE: 

"Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?" (Mateus 26:53

OS ANJOS SÃO DOTADOS DE GRANDE INTELIGENCIA:

"Agora vim, para fazer-te entender o que há de acontecer ao teu povo nos derradeiros dias; porque a visão é ainda para muitos dias". (Daniel 10:14)

"Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar". (Iª Pd 1:12)
"E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres". (Apocalipse 17:7)

BEM COMO TÊM ELES VONTADE PRÓPRIA, E PODER DE DECISÃO:

"Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo". (Isaías 14:12-14)
"E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia". (Judas 6 )
SÃO SERES EMOTIVOS:

"Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?" (Jó 38:7)
Não há nada supra para mostrar que há uma intervenção constante de anjos entre Deus e o homem. Eles não são em sentido algum constituídos regularmente mediadores entre Deus e o homem. Sua intervenção é ocasional e excepcional; sua atividade está sujeita à ordem e permissão de Deus.
Eles estão presentes nos cultos da igreja.
Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.
1ª Co,11:10.
HERESIAS NA ANGEOLOGIA:

Fico impressionada como alguns dos evangélicos “veem” anjos. É anjo subindo, é anjo descendo, é anjo com a bandeja na mão, anjo alto, anjo baixo, anjo de todo tipo e jeito. Em alguns cultos basta alguém afirmar que viu um destes que o som de aleluias é quase que ensurdecedor. Na minha caminhada cristã já ouvi inúmeras vezes pessoas relatando que viram anjos portando espadas de fogo, trazendo bênçãos e arrepiando fiéis.
Ultimamente a ênfase dada por parte da igreja evangélica aos seres angelicais chega ao extremo da sandice. 
O Pastor Davi Silva, do Ministério Casa de Davi, afirma que anjos tocam bateria, além de cutucar os pregadores fazendo-os gargalhar impedindo-os de conduzir o culto com racionalidade. 
Há poucos meses a IURD promoveu a campanha da troca do anjo da guarda; 
já o pastor Marcos Feliciano ensinou que o Consolador do crente é um anjo exclusivo vindo da parte de Deus; O Apóstolo José Miranda do herético ministério Crescendo em Graça ensina que os anjos são espíritos não encarnados e que nós somos anjos encarnados.
Se não bastasse isso já ouvi relatos de pessoas que viram anjos trazendo em suas mãos pudins, doces e guloseimas, contudo, o que me chama atenção é que o contato com estes seres angelicais não contribuiu em nada para a mudança de comportamento daqueles que tiveram tais experiências.

Irmãos, os anjos são criados por Deus e não devem ser reverenciados muito menos cultuados. Somente a Deus devemos adoração. Satanás tentou a Cristo pedindo-lhe adoração e Jesus lhe respondeu: “arreda-te, Satanás, porque está escrito: Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a ele servirás” Lc 4.8. 
Paulo alertou aos crentes de Colossos que não aceitasse esta heresia dos falsos mestres. “Ninguém vos domine a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão” Cl 2.18.
Confesso que ao ver pastores tendo convulsões alucinógenas em virtude de anjos que o desconcentram na exposição da Palavra de Deus, sou levado a crer que estamos caminhando a largos passos para a apostasia profetizada pelo apóstolo Paulo.
Diante das loucuras que nos cercam, das confusões doutrinárias evangélicas, do pluralismo religioso, além da relativização de valores cristãos, precisamos URGENTEMENTE regressar à Palavra de Deus, fazendo dela nossa única regra de fé, prática e comportamento, até porque, somente assim firmados na Palavra imutável do Criador sobrepujaremos as batalhas desta lida. A Paz do Nosso Senhor Jesus.
GUARDEM A FÉ IRMÃOS !

O ANTICRISTO E A GRANDE TRIBULAÇÃO


AGRANDE TRIBULAÇÃO
TRIBULAÇÃO

Quase todo mundo já passou por tempos turbulentos e traumáticos, durante os quais experimentou muita incerteza ou talvez até grande dor e tristeza. Estes tempos geralmente são períodos de crise individual, familiar ou mesmo nacional, em que todo recurso pessoal, físico e emocional é utilizado para superar os problemas. Angústia, tristeza, perseguição, tragédia, catástrofe, fome, guerra e incertezas são dinâmicas muito reais no dia-a-dia e nas notícias. Mas, segundo a Bíblia, haverá um tempo futuro de angústia ainda maior conhecido como “A grande Tribulação". Mas a grande tribulação virá depois do arrebatamento, então primeiro virá o Arrebatamento da Igreja.

O QUE É O ARREBATAMENTO DA IGREJA?

A palavra “arrebatamento” não aparece na Bíblia. O conceito de Arrebatamento, entretanto, é claramente ensinado nas Escrituras. O Arrebatamento da igreja é o evento no qual Deus remove todos os crentes da terra para abrir caminho para que Seu justo julgamento seja derramado sobre a terra durante o período da Tribulação. O Arrebatamento é descrito principalmente em Iª Ts 4:13-18 e Iª Co 15:50-54. Iª Ts 4:13-18 descreve o Arrebatamento como Deus ressuscitando todos os crentes que já morreram, dando a eles corpos glorificados. “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (Iª Tes 4:16-17). Iª Co 15:50-54 focaliza na natureza instantânea do Arrebatamento e nos corpos glorificados que receberemos. “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormirão, mas todos serão transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (Iª Coríntios 15:51-52). O Arrebatamento é o acontecimento glorioso que devemos todos esperar ansiosamente. Finalmente ficaremos livres do pecado. Estaremos para sempre na presença de Deus. Há excessivo debate a respeito do significado e magnitude do Arrebatamento. Esta não é a intenção de Deus. Mas ao invés disso, no que diz respeito ao Arrebatamento, Deus quer que “encorajemos uns aos outros com estas palavras.” Reparemos que Jesus não virá no arrebatamento nós iremos ao seu chamado encontrar com Ele. Mas antes do arrebatamento virá á APOSTASIA.

APÓSTASIA: O DESAFIO DA IGREJA ANTES DO ARREBATAMENTO

“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência”. (Iª Tm 4.1-5). A palavra APOSTASIA deriva-se do termo grego: (απόστασις-apostasias). Cujo sentido conota: abandono da fé outrora professada, profanação do sagrado dantes venerado, e rebeldia contumaz aos valores espirituais. Em fim, é uma forma de deserção dissidente. Convém salientar que não se trata meramente de um simples afastamento de convívio ou distanciamento dos compromissos.
Em suma, a apostasia é uma resignação abdicada e resoluta da graça divina. Os mais conceituados teólogos concordam que são duas as facetas das apostasias:

I- AS FACETAS DA APOSTÁSIA.
Os mais conceituados teólogos concordam que são duas as facetas da apostasia:

A) Apostasia - É rejeitar a parte ou a totalidade das verdades alicerçadoras da sã doutrina, criando ainda deturpações e divergências doutrinárias. "Porque virá tempo em que não resistirão a sã doutrina..."(2ª Tm 4. 3-4).

*Referências sobre desvios da Sã Doutrina: (I ªTm4. 1; 2ª Tm4.3; 2ª Pe 2:1-3; 2ª Pe 3.16, Jd 17-19 ).

B) Apostasia Moral- É na verdade o assentamento da hipocrisia no coração de indivíduos que professam a fé, mas negam a eficácia com suas más obras.
“Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra”. (Tt 1:16).

II-IMPULSIONADORES DA APOSTASIA.

A) Os últimos tempos- A pós-modernidade é um ótimo prato para apostasias.
“Ora, o espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé,” (Iª Tm 4.1a).

B) Influencia maligna- O palco que o mundo pós-moderno tem preparado é a estrutura perfeita para influência diabólica no mundo.
“por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios”. (Iª Tm 4.1b).

C) Cuidados com os mentirosos- Nunca na história da existência humana a palavra de Deus foi tão distorcida por homens hipócritas desses últimos dias.

“Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada” (ªI Tm 4:2).

III- QUAL O ANTIDOTO CONTRA A APOSTASIA?
  • Devemos permanecer firme na sã doutrina aprendida (2ª Tm 3.14).    
  • Devemos examinar a nossa fé: (2ªCr 13.5)
  • Devemos persistir firmes na fé: (1ªPe 5. 9)
  • Devemos perseverar na verdade até o fim: (Mt 24.13) 
  •  Devemos viver sobriamente: ( 2ª Tm 4. 1-5)
  •  Devemos fugir das apostasias: ( Jr 51.45; Ap 18.4)
  • Devemos cuidar da sã doutrina: (Iª Tm 4.15,16; 2ª Ts 2.15) 
  • Devemos combater firme o bom combate: (Iª Tm 1.18)
  •  Devemos manter a fé e a boa consciência (Iª Tm 1.19, Iª Tm 1.5) 
  • Devemos ensinar somente o que convém a sã doutrina (Tt  2.1).
Estamos vivendo um momento de apostasia onde a sã doutrina tem sido adulterada. Ouvimos louvores recheados de heresias, a comercialização de cultos de curas de milagres e a falta de ensino bíblico em cultos vendidos. O povo tem comprado cura milagres não querem ensinamentos da palavra de Deus sem a Palavra de Deus não há santificação. Alguns lideres religiosos diminui os ensinamentos da Palavra de Deus e aumenta os sinais de prodígios.

A GRANDE TRIBULAÇÃO

Como será a grande tribulação?



Após o arrebatamento da Igreja terá início um período de grande sofrimento, angústia, dor, desespero e perseguição sem paralelo em toda a história da humanidade. Esse período corresponde à septuagésima semana de Daniel, ou seja, à última das setenta semanas preditas em Daniel 9.24-27. As forças do mal estarão operando em toda a Terra. Por outro lado, é o período em que Deus derramará seus juízos. O Senhor Jesus assim descreveu esses dias vindouros:



"Porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais" (Mt 24. (Ap 7.14);






  • A Grande Tribulação (Ap 7.14)

  • É identificada no Antigo Testamento como: "o dia do SENHOR" (Sf 1.14-18; Zc 14.1-4); É tempo de angústia de Jacó (Jr 30.7)
  • “A grande angústia” (Dn 12.1) 
  • A ira (Is 26.20)
  • "o dia da vingança" (Is 63.1-4)
  • "O dia da ira de nosso Deus" (Sl 110.5).  
  • No Novo Testamento, como: "grande aflição" (Mt 24.21) 
  • "A hora da tribulação" (Ap 3.10);

"Grande tribulação" (Ap 7.14). Mateus 24, 21 “porque então a tribulação será tão grande como nunca foi vista, desde o começo do mundo até o presente, nem jamais será.” “A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. Nos dias antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, homens e mulheres casavam-se, até o dia em que Noé entrou na arca. E nada perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem.” (Mt 24,37- “Felizes os servos que o Senhor encontrar acordados quando chegar.” (Lc 12,37). “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. Quando sentis soprar o vento sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. Hipócritas! Sabeis avaliar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis avaliar o tempo presente?” (Lc 12,54-56) “quando a aquele dia e aquela hora, ninguém o sabe… mas somente o Pai“(Mt 24,36) E justamente por isso avisa: “Velai sobre vós mesmos, para que os vossos corações se tornem pesados com o excesso de comer, com a embriaguez e com as preocupações da vida; para que aquele dia não vos apanhe de improviso” (Lc 21,34)



O PERÍODO DA TRIBULAÇÃO



Tribulação é o nome dado ao período de sete anos iniciado pelo acordo do anticristo com Israel, propondo uma falsa paz, conforme Daniel 9:27 (Versão na Linguagem de Hoje): Esse rei fará com muitos povos um acordo que durarão sete anos; mas, quando passar metade desse tempo, ele acabará com os sacrifícios de animais e as ofertas de cereais no Templo. “O grande terror” será colocado no lugar mais alto do Templo e ali ficará até que aquele que fez isso seja destruído, conforme Deus resolveu. É importante ressaltar que algumas traduções da Bíblia dizem uma semana em vez de sete anos.

Mais adiante, explicarei a razão de uma semana equivaler a sete anos neste versículo acima.



A BÍBLIA DA O NOME A ESSE PERÍODO DE TRIBULAÇÃO E OUTROS NOMES É DADA PARA ESSE MESMO PERÍODO.

No Velho Testamento (alguns nomes):

A ira - Isaías 26:20

"Vai, pois, povo meu, entra nos teus quartos, e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até que passe a ira [do Senhor]."

A ira - Daniel 11:36

"E este rei fará conforme a sua vontade, e levantar-se-á, e engrandecer-se-á sobre todo deus; e contra o Deus dos deuses falará coisas espantosas, e será próspero, até que a ira se complete; porque aquilo que está determinado [por Deus] será feito."

O dia da vingança - Isaías 61:2

 "A apregoar o ano aceitável do Senhor [o ano de Seu favor] e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;"

A indignação, a tribulação, o dia da trombeta - Sofonias 1:15-16:

"Aquele dia será um dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas, Dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas."

No Novo Testamento (alguns nomes):

A tribulação - Mateus 24:29 "E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas."

O dia do Senhor – 1ª Tessalonicenses 5:2
"Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do [retorno do] Senhor virá [tão inesperadamente e de repente] como o ladrão de noite;"

A ira de Deus –
Apocalipse 15:1 e 15:7, 14:10 e 14:19, 16:1
Na visão que João teve em Apocalipse, esse mesmo período de sete anos foi dividido em dois períodos de três anos e meio. Durante os sete anos de Tribulação, Deus enviará três julgamentos à terra:
   
O Julgamento dos Selos (Apocalipse 6)
O Julgamento das Trombetas (Apocalipse 8 e 9)
O Julgamento das Taças (Apocalipse 16)

Estes três julgamentos acontecerão fisicamente aqui na terra. É importante lembrar que a visão de João em Apocalipse não é simbólica, mas real. O que temos que analisar constantemente ao ler o livro de Apocalipse é que os cenários onde os eventos ocorrem se alternam entre o céu e a terra. Ou seja, no mundo espiritual, os eventos ocorrem primeiramente e depois se convertem em eventos físicos no nosso mundo natural.


“ANTICRISTO”, “ANTICRISTOS” e “ESPÍRITO DO ANTICRISTO”



Apalavra ANTICRISTO só é mencionada na Bíblia em Iª e 2ª João – Iª Jo 2.18, 22; 4.3; 2ª Jo 7. Anticristo vem do grego αντιχριστός i.e. "opositor a Cristo", significa aqueles que se oponham a Jesus Cristo, e também designa um personagem que dominará o mundo nos últimos dias antes que haja a segunda vinda de Cristo.



O apóstolo João faz distinção entre:



(A) – “Muitos cristos” Iª Jo 4. 1, 3-4 - Aqueles que, por meio de falsos ensinos, antecedem o ministério do Ditador Mundial, preparando-lhe o caminho. Ou seja, o que João quer dizer é que são muitos os precursores (falsos mestres e falsos profetas) que estão preparando o caminho para o aparecimento do Anticristo; muitos já vieram, e vai surgir um, que preparara o caminho do anticristo esse é chamado “falso profeta”



(B) - “Espirito do anticristo” – Iª Jo 4.3 – E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo.

Os cristãos deparam continuamente com religiões, projetos políticos, propostas sociais, sistemas de pensamentos, e todos eles se apresentam como salvadores. Como discernir o que vem de Deus e o que é tapeação que vem do mundo? Como distinguir a verdade do erro? João nos mostra que o critério está no projeto que Deus manifestou através de Jesus encarnado. Ele realizou uma pratica que promove a vida e a liberdade dos homens. Todo projeto (religião, pensamento, sistema ou proposta) que não coincida com a prática de Jesus não vem de Deus é o Espirito do anticristo. Iª Jo 4. 1, 3-4

VEJAMOS ALGUNS PRECURSORES BÍBLICOS DO ANTICRISTO:

(A) - CAIM, que matou a semente da mulher, Gn 3.15; Iª Jo 3.12.
(B) - NINRODE, o criador de Babilônia, Gn 11; Dn 2.37, Ap 18.19.
(C) - FARAÓ, o opressor do povo de Deus, Ex 1.18-22.
(D) - BALAÃO, instado a amaldiçoar Israel, Nm 23.24; Jd 11; Ap 2.14.
(E) - SAUL, que se intrometeu no ofício sacerdotal, Iª Sm 13.9-13.
(F) - ABSALÃO, que ousou apoderar-se do trono de Davi, 2ª Sm 15.1-6.
(G) -JEROBOÃO, que intentou mudar os padrões estabelecidos por Deus, Iª Rs 12.25-31.
(H) - SENAQUERIBE, que planejou destruir Jerusalém, 2ªRs 18.17.
(I) - HAMÃ, que planejou exterminar todos os judeus, Ester 3.
(J) - ANTÍOCO EPIFÂNIO, que atentou contra o templo sagrado, Dn 11.25-35.
(L) - JUDAS, o homem que traiu a Jesus, Jo 6.70-71; 13.27; 17.12.

III – OS “ANTICRISTOS”- “FALSOS PROFETAS”.

(1) - OS FALSOS MESTRES SOB A PERSPECTIVA DE PEDRO – 2ª Pe 2:1-3,10.
(2) - OS FALSOS MESTRES SOB A PERSPECTIVA DE JOÃO –   Iª Jo 4:1-6.
(3) - OS FALSOS MESTRES SOB A PERSPECTIVA DE PAULO – Iª Tm 4:1-5.
(4) - OS FALSOS MESTRES SOB A PERSPECTIVA DE JUDAS - Jd 3-9.


IV - O ANTICRISTO:



O Anticristo será um homem personificando o diabo, porém, apresentando-se como se fosse Deus 2ª Ts 2 . 4. O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.

Será um personagem de uma habilidade e capacidade desconhecida até hoje.  Será o maior líder de toda a história, acima até mesmo de qualquer famoso general ou governante mundial conhecido. Além da ação diabólica, outros fatores contribuirão decisivamente para a implantação do governo do Anticristo, como poderio bélico, alta tecnologia e poder econômico. Será um grande demagogo; influenciará decisivamente as massas com seus discursos inflamados – Apc 13.3, 5. O Anticristo será recebido ao aparecer como a solução dos problemas e crises sociais e políticas que fustigam o mundo inteiro para os quais os líderes mundiais mais capazes não encontram solução.  Enfim, é como se fosse o messias redentor da humanidade. No entanto, enquanto Cristo veio ao mundo para salvá-lo, o Anticristo virá para condená-lo eternamente.



1-TRÊS COISAS NOTÁVEIS DO ANTICRISTO: O SINAL, O NOME e O NÚMERO:



O SINAL – Apc 13.16 – E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testa.


Como os profetas, a propaganda promete grandes milagres e mudanças, mas falsamente. Para sustentar os poderes e impor respeito e até mesmo adoração, a propaganda multiplicará a imagem dos poderosos, fazendo crer  que são onipresente e vigilantes. Graças a manipulação, a segunda besta controla a ação( mão direita) e o pensamento (fronte) de toda a sociedade (todas as categorias sociais) . Para poder participar da economia (comprar e vender), todo mundo deve pensar e agir de acordo com a primeira besta. Esse nivelamento de todas as classes sociais com o mesmo pensamento e ação é uma parodia do Reino de Deus. A Bíblia Sagrada utiliza-se do termo besta , fera ou besta-fera ao se referir a nações poderosas, poderes despóticos, geralmente representados por animais ferozes, sem similares na fauna universal. Dentre as bestas mencionadas na Bíblia, a mais conhecida é a que é referida nos capítulos 13 e 17 do livro do Apocalipse, e que representa a mesma mencionada por Daniel, ao referir-se ao quarto império mundial.

(B) – O NOME – Apc 13.17 – Em toda a extensão da Bíblia o nome exprime a realidade profunda do ser que o carrega. Por isso, a criação só está completa no momento em que a coisa trazida à existência recebe um nome.  VEJAMOS:
O HOMEM VIOLENTO Is (16.4); 
O HOMEM DO PECADO E O FILHO DA PERDIÇÃO (2ªTs 2.3); 
O PRÍNCIPE QUE HÁ DE VIR (Dn 9.26); 
O REI DO NORTE (Dn 11.40); 
O ANGUSTIADOR (Is 51.13); 
O INÍQUO (2ª Ts 2.8); 
O MENTIROSO (Iª Jo 2.22); 
O ENGANADOR (2ª Jo 7); 
O ANTICRISTO (Iª Jo 2.18, 22; 4.3); 
A BESTA (Ap 11.7; 13.1 ); 
UM REI FEROZ DE CARA (Dn 8.23), etc…;  
 Assim, o Anticristo terá um nome político que lhe servirá como ponto de observação, posto que o nome, também, expressa fama e reputação – Gn 6.4; 11.4; Nm 16.2; Dt 32.3. E, além destes nomes e títulos, o Anticristo, judicialmente, terá seu próprio nome - Jo 5.43.

(C) – O NÚMERO – Apc 13.17 – O número (666) ocorre graficamente por três vezes na Bíblia: 2ª Cr 9.13; Ed 2.13; Ap 13.18.

Muitos teólogos tentam explicar o significado do nº 666, muitos tem sua teoria mas, creio que o nº666 significa o máximo da imperfeição, pois seis não atinge sete que representa na Bíblia o nº da perfeição e é a metade de doze. Indica a fraqueza dos poderes totalitários. Creio que se pensamos e cremos assim damos o poder que o anticristo quer! pois ele usa isso como um símbolo do terror. Muitos têm medo quando falam dos 666, no entanto 666 sinais de fraqueza dos poderes que serão exterminados por nosso Senhor Jesus Cristo.

2 - A ORIGEM DO ANTICRISTO:

(A) - Surgirá do abismo, Ap 11.7 – O Anticristo é de origem satânica e tem seu poder oriundo diretamente do reino demoníaco, diretamente do inferno.

(B) - Emergirá do mar, Ap 13.1 – Mar é símbolo das nações inquietas, angustiadas, não regeneradas, em constante agitação, semelhante a um caldeirão borbulhante da vida nacional e social confusa, de onde saem grandes movimentos históricos –Ap 17.15;  E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas.

(C) - Receberá autoridade das mãos de Satanás, Ap 13.4; II Ts 2.3, 9, 12.

3-SUA NATUREZA HUMANA:

(A) - Será um homem, um gênio político, Ap 17.11-12.

(B) - Será um gênio em oratória, falará cousas incríveis, Dn 11.36.

(C) - Será um gênio intelectual e entendido em adivinhações, Dn 8.23.

(D) - Será um gênio empresarial, Ap 13.16-17.

(E) - Será altamente entendido em assuntos religiosos, Ap 13.8; 2ª Ts 2.4.

4- SUA NATUREZA ESPIRITUAL;

(A) - É chamado “homem da iniquidade”, 2ª Ts 2.3, e se compraz na perversidade.

(B) - É também chamado “iníquo”, 2ª Ts 2.8 - Esta palavra vem do vocábulo grego “ANOMOS” = “O SEM LEI”. Significa, pois, que ele se oporá a qualquer forma de ordem constituída. Será um cruel inimigo das leis, desde que elas traduzam de alguma maneira, uma visão cósmica da sabedoria de Deus ou de Sua influência no mundo.

(B) - Ele se oporá tenazmente a Deus, exaltando-se como Deus, aceitando adoração como Deus e identificando-se como Deus – 2ª Ts 2.4.


5- ATUAÇÃO POLÍTICA DO ANTICRISTO:



(A) - Ele controlará a Rússia e o Oriente Médio, Ez 38; 39.



(B) - Será um ditador tirano, que reinará durante sete anos. A plenitude de seu governo será na metade desse período, Ap 13.5; Ap 12.6-14; Dn 7.25.



(C) - Controlará as atividades econômicas, políticas e religiosas do mundo, Dn 11.38-43; Ap 13.17; Ap 17.12-17; Ap 13.4,7; Ap 14.9-11; Ap 15.2; Ap 16.2.



(D) - Exercerá controle sobre a mente dos homens e imporá sua marca, Ap 13.2-4;Ap 16.2; Ap 13.16-18; Ap 14.9-11; Ap 15.2.

(E) - Comandará um bloco político de dez governos, Ap 17.12 e controlará as nações em geral, Dn 11.36-37; Ap 13.16; Sl 2.

(F) - Mudarão os tempos e as leis, Dn 7.25.

(G) - Mobilizará as nações para o Armagedon, Ap 16.13-16; 19.19-21

6- SUAS ATIVIDADES RELIGIOSAS:

(A) - Controlará o sistema religioso / político mundial, Ap 17.16-17.

(B) - Será adorado pelos homens, Ap 13.3-4, 8.

(C) - Inspirará temor, promoverá a iniquidade e apostasia em todo o mundo, 2ª Ts 2.3,8-12; Ap 13.1-18; Ap 14.9-13; Ap 15.2-4.

(D) - Proferirá terríveis blasfêmias, Ap 13.5; Dn 7.25 – Aqui, “blasfêmias” não são palavras ofensivas diretamente a Deus; não quer dizer amaldiçoar, mas fazer ou dizer algo em relação a Deus que profana o nome divino ou viola Sua glória e Sua divindade; serão palavras de auto-deificação, ou seja, o Anticristo se autoproclamando Deus. O sumo-sacerdote acusou Jesus exatamente desta blasfêmia – Mt 26.65.

(E) - Apresentar-se-á no templo em lugar de Jesus, 2ª Ts 2.4.

7- SEUS MILAGRES:

(A) - Está escrito que ele operará milagres- Ap 13.13 E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens.

8- SEU RELACIONAMENTO COM ISRAEL:

(A) - Ele fará um pacto com Israel por sete anos, o qual será quebrado na metade, Dn 9.27.

(B) - Ele tentará destruir Israel, Ap 12.



9- SEU RELACIONAMENTO COM SATANÁS:



(A) - Ele virá na imagem de Satanás, Ap 13.4; 2ª Ts 2.9 ;Hb 1.3.



(B) - Como Judas, ele se entregará pessoalmente a Satanás Ap 13.2; Dn 8.24.



(C) - Ele será agente e representante pessoal de Satanás, 2ª Ts 2,9; Dn 8.24; Ap 13.7.



10-ATUAL RESTRIÇÃO DE SEU PODER:

(A) - Atualmente ele está impedido de se manifestar devido à presença do Espírito Santo, usando a Igreja, 2ª Ts 2.6.

11- A ACEITAÇÃO DO ANTICRISTO PELA SOCIEDADE HUMANA:

(A) - O Anticristo conseguirá iludir a raça humana.

(B) - Satanás tem tomado providências para preparar sua chegada.

(C) - A natureza decaída do homem sempre prefere voltar-se contra Deus, Gn 4.23-24; Rm 2.17-21; Jo 5.43.

12 - A GUERRA ENTRE O ESPÍRITO DO ANTICRISTO E A IGREJA:

(A) - O Diabo sabe que a Igreja subirá no arrebatamento antes da aparição do Anticristo, o que o faz ficar sempre inconformado.

(B) - O Espírito do Anticristo guerreia através de falsas doutrinas, expansão do movimento ecumênico mundial, modernismo teológico, vaidade desenfreada, espírito de apostasia, rebelião, murmuração, ateísmo, desordens em geral e perseguição aos santos. Ler:

"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas." 2ª Timóteo 4:3-4.

"Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará." Mateus 24:9-12.

MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Ler 1ªTm 4.1

 (C) - O Espírito do Anticristo está atacando terrivelmente a família.

E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão. Mt 7.21

(D) - A Igreja tem que combater as forças diabólicas, libertando as almas cativas, At 26.18; Cl 1.13.

Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim. AT 26.18

Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo;
Cl 1.13

13-A VITÓRIA DE CRISTO SOBRE O ANTICRISTO:

(A)- Na segunda fase da volta de Jesus, o Anticristo será vencido por Cristo.

Ap 19.11-21:

E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.
E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus; Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes. E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército. E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.

(B) - O Anticristo será morto por Cristo, Dn 8.25. Nunca nos esqueçamos de que o poder de Cristo é absoluto, é definitivo, é total. Facilmente Ele destruirá toda a arrogância do Anticristo.

E pelo seu entendimento também fará prosperar o engano na sua mão; e no seu coração se engrandecerá, e destruirá a muitos que vivem em segurança; e se levantará contra o Príncipe dos príncipes, mas sem mão será quebrado.
Dn 8.25.


V - CONSIDERAÇÕES FINAIS:



Ap 3.4 – Temos aqui a resposta para a questão do caráter e do objetivo do Anticristo; ele não quer exercer meramente um poder político – sua meta é conquistar a lealdade das pessoas e desviá-las da adoração a Deus. Desviar-se de Deus e submeter-se ao Anticristo, na realidade, é adorar a satanás. O tempo do Anticristo será de luta pelas almas da humanidade. A besta evidenciará um poder tão grande que o mundo será convencido da futilidade de lhe querer resistir – 2ª Ts 2.9-10.



Por outro lado, a Igreja do Senhor Jesus Cristo, lavada e comprada com Seu precioso sangue, nunca precisa temer o Anticristo. Além de não estarmos destinados a um confronto com ele, temos a segurança de sermos sempre libertos do poder terrível de seu espírito. O que nos compete hoje é permanecermos firmes com o Senhor Jesus e os seus ensinamentos colocando os em pratica. O espirito do anticristo está entre nós está presente até nos púlpitos com pregadores aplicando falsos ensinamentos desviando se da Sã doutrina. Os crentes estão há procura de milagres e sinais de prodígios, tornando iscas fáceis dos falsos profetas. A Bíblia tem sido decorada por muitos, mas não entendida, pois a mente de muitos sentem, mas prazer nas coisas que o mundo tem a oferecer do que aplicar-se horas ao estudo da palavra. Irmãos este é o espirito do anticristo os falsos profetas preparando e sugestionando as mentes para receber e aceitar o anticristo , visto que muitos já tem aceitado os falsos profetas com seus sinais de prodígios. CRISTO É E SERÁ SEMPRE O VENCEDOR DO ANTICRISTO. A única maneira de escapar do Anticristo é ficar com O Verdadeiro Cristo e sermos, para sempre, cidadãos do céu – Ap 13.6 Fp 3.20.



Guardem a fé!



 “Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” Romanos 10:17.

Postagens Aleatórias