12 fevereiro 2013

DOMINE SEUS SENTIMENTOS UMA ORDENANÇA DE DEUS!




Antes de iniciarmos o assunto do titulo acima leiamos umas observações importante:

Satanás aparece 59 vezes (23 no AT e 36 no NT) e demônio 37 vezes (no Novo Testamento).A palavra “satanás” é de origem hebraica, enquanto que "diábolos" (diabo/demônio) é grega. Esse segundo termo foi usado pelos tradutores gregos da Bíblia (LXX) para traduzir nessa língua a palavra hebraica "Satanás".


’Satanás’ significa ‘adversário’, ‘acusador’ e indica um tipo de ministério público que no livro de Jó é descrito como presente na corte celeste e tem a função de denunciar os pecados das pessoas. ‘Diabo’, invés, significa, em grego, ‘aquele que divide’ e o termo tem somente um sentido negativo: é aquele que tenta, que procura com todos os meios de separar o homem de Deus. Este aspecto predominará na concepção bíblica e Satanás se torna a presença obscura na história, que tenta fazer com que a balança da liberdade humana pese mais na direção do mal, em oposição à graça divina que faz com que ela pese para o lado do bem.

Cristo fala diretamente com o demônio, como se fala com um interlocutor pessoal. Os diálogos de Jesus com ele representam um tipo de batalha contra o mal. O ‘adversário’, de fato, espalha o joio da corrupção; tem seguidores entre os quais podem aparecer até mesmo os discípulos de Jesus. É famoso o caso quando Jesus reage contra Pedro definindo-o um ‘satanás’ por que ‘não pensa conforme Deus, mas segundo os homens’ rejeitando o caminho da cruz (Mateus 16,23).


Deu para entender que nem sempre satanás é aquele ser com asas enormes negras com tridentes, pode ser simplesmente um pensamento contrário a doutrina bíblica. Mas o que é doutrina? Doutrina pode ser definida como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso,político, filosófico, militar, pedagógico. No caso do texto aqui a doutrina que vamos falar é definida como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso e pelo que tenho observado lido e ouvido nem sempre tem sido bíblico. Como exemplo vou citar um dialogo de Deus com Caim:


Um dia Caim pegou alguns produtos da terra e os ofereceu a Deus, o SENHOR. Abel, por sua vez, pegou o primeiro carneirinho nascido no seu rebanho, matou-o e ofereceu as melhores partes ao SENHOR. O SENHOR ficou contente com Abel e com a sua oferta, mas rejeitou Caim e a sua oferta. Caim ficou furioso e fechou a cara. Então o SENHOR disse: – Por que você está com raiva? Por que anda carrancudo? Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo. (Gn , 4.3.7)

A primeira vez que li esse texto entendi perfeitamente a minha responsabilidade como cristã diante de Deus e das pessoas. Entendi claramente a responsabilidade pelos meus atos e que ao errar o sistema religioso do qual faço parte tem uma base e a base é : arrependimento confissão . o sistema religiosos tem base Bíblica. Portanto seguindo a doutrina vejo que ela não me ensina a transferir a outrem principalmente aos demônios. E é o que tenho mais ouvido, a pessoa erra no lugar da condição transfere a responsabilidade dos seus erros culpando o diabo. Eu não me ater aqui a falar do diabo porque sabemos suas obras. Quero focar no ensinamento de Deus. Quando Eva e Adão pecaram um culpou o outro e depois culparam a serpente (satanás) você pode acompanhar lendo o capitulo 3 de Gênesis e ver claramente a posição de Deus para com os três: os três foram castigados. Ora se Adão e Eva foram tentados a pecar por que Deus os castigou? Deveria ter castigado só a serpente. Irmãos e irmãs é ai que quero chegar, Deus não criou o ser humano sem condição de dominar o pecado. 

Quer um exemplo? Conheço pessoas que não são cristãs e vivem uma vida com princípios morais que elas nem sabem que são bíblicos, são pessoas que não aceitam suborno, devolvem o troco a mais, pagam seus empregados em dia eu conheço pessoas assim. Evidente que os princípios morais não salvam é preciso a conversão a Jesus. Porém pessoas convertidas devem ter princípios morais baseados em doutrinas bíblicas. Agora imagine pessoas que são convertidas a Cristo tem o Espírito Santo vivem errando e como explicações pelos seus maus atos transferem a responsabilidade para o inimigo de Jesus que nós sabemos quem é.


Eu tenho visto pastores que começaram bem o ministério pastoral e por ganância tornaram amantes de si mesmos e avarentos, corruptos e ao conversamos sobre isso com irmãos vem à frase: oremos por eles, pois estão sendo tentados pelo inimigo ou ouço: eles caíram na cilada do diabo oremos para que eles voltem para os caminhos do Senhor. Quando Caim pensou em matar seu irmão o que disse Deus? Caim o diabo vai te derrubar vai fazer você matar seu irmão? Não Deus avisou Caim para que ele tivesse cuidado com o que estava pensando, pois aquele pensamento se voltaria contra ele. Por quê? Porque eram sentimentos destrutivos e devemos nos purificarmos de tais sentimentos por isso é bom ler a Bíblia, porque pela palavra de Deus e pela oração somos santificadas 1ª Tm 4.5.

O mais tremendo da aula que Deus nos dá através da vida de Caim é a palavra de ordem “Ele quer domina-lo mais você precisa vencê-lo” Está em nós a decisão seguir nossos sentimentos ou dominá-los? Mas Deus diz que temos poder para dominá-los. Essa ordenança do nosso Deus desmoraliza a justificação do pecado como tentação demoníaca e se for tentação demoníaca nós temos a palavra de ordem de Deus “você precisa vencê-los”.

Esse é o sustento da doutrina religiosa da qual faço parte. No mais vemos explicações esfarrapadas do homem tentando explicar seus erros com desculpas diabólicas. Darei um exemplo a mais e creio que com esse fechamos por enquanto esse assunto. Jó é o testemunho vivo de uma aula teológica dada por Deus a nós que podemos vencer o inimigo, Jó venceu em tudo que passou por todas as perdas e doença não deixou que seus sentimentos prevalecessem por isso venceu. E tudo lhe foi restituído.


Se você está passando por um momento difícil do qual sabe que precisa tomar uma decisão mais seus sentimentos estão contra teu espírito contra tua fé ouça a Palavra de Deus : “você precisa vencê-lo” essa é uma ordenança faça o teste obedeça e veja o resultado.

Postagens Aleatórias