27 agosto 2013

PRESBÍTERO - SIGNIFICADO BÍBLICO


Eu, que também sou presbítero, dou agora conselhos aos outros presbíteros que estão entre vocês. Sou uma testemunha dos sofrimentos de Cristo e vou tomar parte na glória que será revelada.5.2 Aconselho que cuidem bem do rebanho que Deus lhes deu e façam isso de boa vontade, como Deus quer, e não de má vontade. Não façam o seu trabalho para ganhar dinheiro, mas com o verdadeiro desejo de servir.Não procurem dominar os que foram entregues aos cuidados de vocês, mas sejam um exemplo para o rebanho. E, quando o Grande Pastor aparecer, vocês receberão a coroa gloriosa, que nunca perde o seu brilho. 1ª Pedro 5:1-4

A palavra presbítero nos dá ideia de um "cargo" dentro da igreja ligado ao ensino de doutrina cristã e á pregação do evangelho. Mas esta palavra significa muito mais que apenas um cargo. No grego a palavra presbíteros quer dizer"ancião".presbítero vem do grego, πρεσβυτερος, presbyteros, pessoa de idade, ancião.

E desta forma nos dá ideia de uma linda oportunidade de trabalho para os idosos dentro da obra de Cristo.Muitos vêem a velhice como a época de "pendurar as chuteiras", sentar no sofá e esperar o fim chegar.Se você pensa assim ou os outros acham que você não serve mais para nada, lembre-se que "Moisés tinha oitenta anos de idade e Arão oitenta e três, quando falaram com o faraó" (Êxodo 7:7).Num livro sobre missões há um maravilhoso relato sobre a vida de um engenheiro que, após se aposentar, foi para o Afeganistão e lá organizou uma escola técnica para jovens. E enquanto estava lá, mesmo após a morte de sua esposa por câncer, aquele idoso teve por quase uma década oportunidade de usar sua vida, seus conhecimentos e seu trabalho como meio de transformação social e disseminação do evangelho naquele país tão fechado. 
A carta de 1ª Pedro foi escrita na "Babilônia", um nome simbólico para Roma. Pedro chama os cristãos a serem uma força de redenção no mundo e para isto não há idade. 

Para você que já é idoso ou que quer chegar lá, veja o convite na leitura de hoje: a oportunidade de servir, cuidando do rebanho. Tendo um coração disposto a servir, certamente suas experiências, sua maturidade, suas mãos e talentos serão muito valiosos dentro do corpo de Cristo. Se somos "como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa" ( Tiago 4:14), que tenhamos sabedoria ; "aproveitando ao máximo cada oportunidade" (Efésios 5:16) e fazendo cada minuto de nossa vida valer a pena mesmo que sintamos que o ponteiro do relógio já parou, pois para Deus ele ainda continua girando. Mesmo na velhice darão frutos, permanecerão viçosos e verdejantes, para proclamar que o Senhor é justo. 

Postagens Aleatórias