12 janeiro 2014

O Senhor Detesta os Orgulhosos de Coração.


O Senhor detesta os orgulhosos de coração. Sem dúvida serão punidos. Provérbios 16:5
O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda (Pv16.18).
Do orgulho procede todo mal, o orgulho pode ser espiritual, intelectual, material e social;não interessa ele é mal. A Bíblia diz que Deus odeia o orgulho, Pv .8.13. As pessoas orgulhosas não emanam amor pode até amar mais fica contido dentro delas e não transmitem. Uma das minhas maiores tristezas como professora da Escritura Sagrada é lidar com pessoas que querem aprender a Bíblia, pois até nisso está o orgulho de querer entender a Bíblia, mas não pratica-la. Tão triste ver o homem orgulhoso se perdendo por falta de humildade para com seus sentimentos, para com sua própria consciência. Eles se perdem e perdem tudo, perdem amigos, amores. E perdem principalmente a intimidade com Deus, é impossível se relacionar com Deus se não soubermos nos relacionar com o próximo. Não tem como! O orgulho tem parente, sim tem mesmo! O egoísmo é um deles, toda pessoa orgulhosa quer mais não dá, quer atenção mais não dá quer ser valorizado mais não valoriza quem diz amar. O orgulhoso abaixa a estima de qualquer pessoa, ele suga a energia. É como um vampiro que suga todo sangue que consegue mais não doa o seu, por que não tem! o seu sangue é dos outros que ele sugou. Por isso o orgulhoso é vazio mesmo tendo um rei dentro de si. Quantos relacionamentos têm acabado de forma trágica por causa do orgulho? O orgulhoso não trata bem a pessoa com quem convive, e quando essa pessoa resolve se libertar, for embora ele a mata. Não tem como ensinar uma pessoa orgulhosa parece que tem peito de aço a apalavra bate e não entra, mas o interessante que decora bem tudo que lhe é ensinado, mas só decora não vive o que aprende. Conheci pessoas que desenvolveram doenças terríveis de uma hora para outra tendo uma saúde perfeita por causa do orgulho. O orgulho tem outro parente, a ingratidão, por mais que seja bem tratado ele não reconhece. Quando por medo de perder a pessoa amada ele diz com lábios falsos que errou mais volta a errar de novo, é como um vicio. Quando chamado atenção se defende diz ser bom, essa é a revelação do rei em seu interior. Talvez você que está lendo esse texto pense que estou exagerado. Veja o que a Bíblia diz: 
  • Não falem tão orgulhosamente, nem saia de suas bocas tal arrogância, pois o Senhor é Deus sábio; é ele quem julga os atos dos homens. 1ª Samuel 2:3
  • O Senhor derruba a casa do orgulhoso, mas mantém intactos os limites da propriedade da viúva. Provérbios 15:25
  • O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra. Provérbios 29:23
  • O Senhor detesta os orgulhosos de coração. Sem dúvida serão punidos. Provérbios 16:5
  • Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.Tiago 4:6
  • Da mesma forma jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes. 1 ª Pedro 5:5
Esses versículos bíblicos a respeito do “orgulho” são uma tentativa de realçar como Deus abomina este sentimento que muita gente tem, de se acharem superiores as outras e, mais, mostra que as pessoas assim acabarão sofrendo consequências terríveis para as suas vidas. Só tem um meio de se livrar desse sentimento destrutivo assim diz a Bíblia: Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará. Tiago 4.10 Como humilhar-se? ‘Humilhar-se a si mesmo’ é tornar-se servo de Cristo, tomando sobre si o ‘jugo’ de Jesus ( Mt 11:29 ).
O verdadeiro significado de ‘humilhar-se a si mesmo’ consiste em crer em Cristo, que tira o pecado do mundo. Cristo humilhou a si mesmo quando obedeceu ao Pai como servo e entregou-se aos pecadores. O homem humilha-se a si mesmo quando obedece a seguinte ordem de Cristo: "E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me" ( Mc 8:34 ).Negar a si mesmo é o mesmo que humilhar a si mesmo, pois após sujeitar-se ao senhorio de Cristo, o homem deixa de fazer a vontade do seu antigo senhor para fazer a vontade de Cristo. Humilhar-se a si mesmo é resignar-se à condição de instrumento a serviço do seu senhor . Amém?

Postagens Aleatórias