Conhecer
Deus é possível, e tal conhecimento é obtido por uma vida dedicada
a Deus e de praticas espirituais. A dimensão pessoal e particular é
importante na vida espiritual. Aparece na vida de homens e mulheres
de fé por toda a Bíblia.
A
vida de fé não e puramente a expressão do nosso ponto de vista de
acordo como vejo como penso. A fé cristã é orientada como se deve
crer e sobre como viver algumas vezes de modo claro e direto, com
pouco espaço para discordâncias.
A
fé cristã tem como manual de instrução a bíblia por isso não e
subjetiva, baseado no que pensamos ou achamos do que está escrito
nela, mas um caminhar junto ao Espírito Santo que nos guia em cada
frase para o entendimento como Deus quer que entendamos para uma vida
de praticas alicerçadas na vontade Dele, que com toda certeza nos
guiará há um caminho de Paz interior.
A
bíblia e o testemunho cristão trazem uma distinção clara entre a
vida pessoal e testemunho público. O problema está em como combinar
as duas coisas. Uma delas poderá ser facilmente descartada em favor
da outra, por exemplo, se insistimos muito que a vida pessoal é mais
importante do que a pública, que a espiritualidade particular tem
prioridade sobre os ensinamentos da igreja ou sobre o que se define
como dogma e doutrina. A revelação de Deus vem primeiro para o
indivíduo para, então expandir-se como uma doutrina mais ampla? As
palavras de uma doutrina servem apenas para explicar o significado e
para nos ajudar a expressarmos o que já conhecemos e experimentamos?
Isso tudo pode ser verdade, mas também é verdade que sem proteção
das doutrinas somos presas fáceis de fantasias que historicamente
têm levado grupos de pessoas a cair em erros sérios, sem as
doutrinas bíblicas somos levados num mar de relativismo e de
incertezas. De modo claro exige direcionamento: devoção pessoal e
fé perecia de doutrinas comum a todos. Como reconciliarmos doutrinas
e adoração, fé e prática? Responderemos primeiro definindo o que
é fé? A fé é identificada como a certeza de que vamos receber as
coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos
ver(Hb 11.1). A fé está relacionada num contexto de
relacionamento ; a relação entre Deus e cada indivíduo que tem
coragem de confiar Nele, apesar de o que pode tocar,ver,ouvir ou
experimentar. Fé, portanto, pode ser identificada como um
relacionamento verdadeiro que existe entre o crente e Deus.
Legalismo
- relacionamento entre fé e prática baseado exclusivamente na
obediência a regras e regulamentos.
Dogmatismo
– A crença de que o conteúdo da fé é feito de afirmações que
não podem ser alteradas;
Secularismo
- Aquilo que se crer deve estar ligado a lei ou aos costumes locais.
Secularismo
Um
dos perigos que pode atingir a fé é a tentação de crer que aquilo
que se pode ver e real e o que menos se vê e menos real. Paulo
destaca que para o crente, o que não se vê e mais importante pois
isso é que e real e dura para sempre 2ª Co. 4.18. Pode soar um
pouco estranho, até que tomemos consciência de que Paulo está
falando da vida de fé e fé é a certeza de coisas que não podemos
ver. A vida de fé se caracteriza por uma certeza firme e constante
de que algo vai acontecer. Se abandonarmos essa certeza passaremos
acreditar a penas no que vemos, quando isso ocorre damos um passo em
direção ao legalismo. O legalismo apaga a fé. Um exemplo da
vitória da fé sobre o legalismo nesse contexto é visto no modo
como Jesus se dirigiu a mulher grega que tinha uma filha dominado por
um espírito mau,Mc 7.24-30. De acordo com as leis judaicas, Jesus
não precisava falar com essa mulher, mas que possuía fé em seu
coração. Ali estava alguém que tinha fé apesar da condenação do
dogma judaico que pesava sobre ela. Essa mulher não permitiu que o
legalismo roubasse dela o desejo de ter sua filha curada.
Dogmatismo
Os
que estão ambientes religiosos têm a tendência de querer têm a
tendência de querer controlar Deus. Afirmações dogmáticas sobre
seu caráter e sobre o que ele faz deixam poco espaço para a fé
verdadeira nas coisas que não podemos ver. Crer no que é sustentado
pela maioria frequentemente é parte da tendência ao legalismo. É
muito importante ter fundamentos, isto é, determinados valores e
crenças que se mantêm constantes, mas se essas crenças se tornam
regidas, podemos perder o espaço dedicado á fé. Uma vez que esse
espaço desapareça, a fé evapora. O triunfo da fé sobre o
dogmatismo é muito claro na historia de Maria, mãe de Jesus Cristo.
Em seu exemplo, podemos ver a crença de que Deus é muito mais
aceito do norma. No caso de Maria Deus estava acima da ciência. Uma
jovem ainda solteira e sem vida sexual ativa recebe a notícia de que
conceberia e dar a luz um filho. Maria fez uma pergunta natural como
isso aconteceria, já que era virgem (Lc 1.34), Além disso como
mulher solteira, uma gravidez traria implicações sociais
devastadoras. Mesmo assim, é lhe dito apenas que, apesar de
humanamente impossível. A história se tornou tão familiar que
podemos perder de vista o tremendo passo de fé por ela quando disse
ao anjo:que aconteça comigo o que o Senhor acabou de dizer (Lc
1.38), Nessa frase somos confrontados com o triunfo da fé sobre as
crenças de que Deus só pode fazer determinadas coisas, e não
outras. Para Maria a fé era muito mais a certeza de coisas que não
podemos ver.
Secularismo
Comunicar
o Evangelho de modo claro ás pessoas ao nosso redor é essencial sem
tal comunicação não teríamos nada a dizer. O que destrói a
relação entre fé e o dogma´é alterar radicalmente o que se crê,
a fim de fazer com que se torne agradável á cultura que nos cerca.
A teologia da prosperidade é um exemplo disso. A Bíblia
constantemente a coloca em risco. Há um exemplo que ecoa com força
e emoção na história, no qual a fé ultrapassa o desdobramento do
secularismo. Raabe uma prostituta, recusou-se a seguir os padrões
(religiosos e culturais) que a cercavam, tomando nas mãos as rédeas
de seu destino de forma impressionante(Js 2.1-21). Talvez ela tenha
feito isso por ser uma mulher que sabia amar esquemas e sabia e
provavelmente era oportunista o suficiente para perceber que aquele
era o momento certo para tirar alguma vantagem. Raabe percebeu que o
Deus dos Israelitas era maior do seus deuses. Assim, ela protegeu os
espiões de Israel mentindo para sua própria gente sobre o paradeiro
deles em troca de proteção durante a invasão planejada pelos
israelitas. O que distingue Raabe é o fato de que ela também
possuía fé nas coisas que não podemos ver. Seu comportamento foi
tão influenciado por isso que sua história ficou registrada na
Palavra de Deus. Ela é elogiada por sua fé. Raabe demostrou
submissão cega aos padrões e normas estabelecidos por sua
sociedade. Pelo contrário ela escolheu acreditar no que tinha ouvido
sobre o Deus dos israelitas. Voltou suas costas para sua própria
cultura, e encontrou o Deus verdadeiro. Mesmo com sua profissão
duvidosa, Raabe é lembrada como mulher que de certo modo é o modelo
de alguém que se opõem ao que é conhecido e confia naquilo que não
pode ser visto. A intenção das Escrituras não aparenta querer
conciliar a fé e dogma. Antes, as duas coisas parecem estar em
contínuo conflito, enquanto o indivíduo lida com a vida e a fé com
a vida e a fé apropriar-se da Palavra de Deus. A Paz do Senhor
Jesus Cristo.