20 junho 2018

ELOGIO À LEI DE DEUS !

1 Felizes são os que não podemser acusados de nada,que vivem de acordo com a leide Deus, o Senhor!
2 Felizes os que guardamos mandamentos de Deuse lhe obedecem de todo o coração!
3 Felizes os que não praticam o mal,os que andam nos caminhos de Deus!
4 Tu, ó Deus, nos deste as tuas leise mandaste que as cumpríssemosfielmente.
5 Como desejo obedecer às tuas ordense cumpri-las com fidelidade!
6 Se eu der atençãoa todos os teus mandamentos,não passarei vergonha.
7 Com um coração sincero eu te louvareià medida que for aprendendoos teus justos ensinamentos.
8 Obedecerei às tuas leis;peço-te que não me abandones nunca.

Guardo a tua palavra no meu coração

9 Como pode um jovem conservar puraa sua vida?É só obedecer aos teus mandamentos.
10 Eu procuro te servir de todo o coração;não deixes que eu me desviedos teus mandamentos.
11 Guardo a tua palavra no meu coraçãopara não pecar contra ti.
12 Eu te louvo, ó Senhor Deus!Ensina-me as tuas leis.
13 Costumo repetir em voz altatodas as ordens que tens dado.
14 Fico mais alegre em seguiros teus mandamentosdo que em ser muito rico.
15 Estudo as tuas leise examino os teus ensinamentos.
16 As tuas leis são o meu prazer;não esqueço a tua palavra.

Quero conhecer a tua vontade

17 Senhor, trata com bondadeeste teu servo,para que eu possa continuar vivoe obedecer à tua palavra!
18 Abre os meus olhospara que eu possa veras verdades maravilhosas da tua lei.
19 Viverei poucos anos aqui na terra;não escondas de mimos teus mandamentos.
20 O meu coração sofre, ansioso,pois, em todos os momentos,quero conhecer a tua vontade.
21 Tu repreendes os orgulhosos;os que se desviam dos teus mandamentossão malditos.
22 Livra-me dos insultose das zombarias deles,pois tenho obedecidoaos teus ensinamentos.
23 Mesmo que as autoridades se reúname contra mim façam planos,eu, que sou teu servo, meditareinas tuas leis.
24 Gosto de pensar nos teus ensinamentos;eles são os meus conselheiros.

Ensina-me a tua lei

25 Estou derrotado e caído no chão;de acordo com a tua promessa,dá-me novas forças.
26 Contei tudo o que tenho feito,e tu me respondeste;ensina-me os teus mandamentos.
27 Ajuda-me a compreender as tuas leis,e eu meditareinos teus maravilhosos ensinamentos.
28 É tanta a minha tristeza,que estou me acabando;dá-me forças, como prometeste.
29 Não me deixes seguir o caminho errado;com a tua bondade, ensina-me a tua lei.
30 Eu escolhi o caminho da fidelidadee tenho dado atenção às tuas ordens.
31 Ó Senhor Deus, tenho seguidoos teus ensinamentos;não me deixes passar pela vergonhado fracasso.
32 Eu me apresso em obedeceraos teus mandamentosporque assim tu me darásmais entendimento.

Cumprirei a tua lei de todo o coração

33 Ó Senhor Deus, ensina-me a entenderas tuas leis,e eu sempre as seguirei.
34 Dá-me entendimento para que eu possaguardar a tua leie cumpri-la de todo o coração.
35 Guia-me pelo caminhodos teus mandamentos,pois neles encontro a felicidade.
36 Faze com que eu queira obedeceraos teus ensinamentos,em vez de querer ajuntar riquezas.
37 Não me deixes ficar pensandoem coisas sem valor;sê bondoso para comigo, como prometeste.
38 Eu sou teu servo; cumpre a promessaque me fizeste,a promessa que fazes aos que te temem.
39 Livra-me dos insultos,que me causam medo;os teus julgamentos são bons.
40 Eu quero muito obedecer às tuas leis.Conserva-me vivo, pois tu és justo.

Os teus mandamentos me trazem alegria

41 Ó Senhor Deus, mostra-meo quanto me amase livra-me dos meus inimigos,de acordo com a tua promessa!
42 Então saberei responderaos que me insultam,pois eu confio na tua palavra.
43 Ajuda-me a falar sempre a verdade,pois a minha esperançaestá nos teus julgamentos.
44 Todos os dias obedecerei à tua lei;eu sempre a cumprirei.
45 Viverei à vontade, livre de perigos,porque tenho procurado seguiros teus ensinamentos.
46 Anunciarei aos reis as tuas ordense não ficarei envergonhado.
47 Os teus mandamentos me trazem alegria,pois eu os amo.
48 Respeito e amo os teus mandamentose medito nas tuas leis.

A tua promessa tem sido a minha esperança

49 Lembra da promessa que fizeste a mim,este teu servo,a promessa que tem sidoa minha esperança.
50 No sofrimento, eu fui consoladoporque a tua promessa me deu vida.
51 Os orgulhosos estão semprezombando de mim,mas eu não tenho me afastado da tua lei.
52 Eu lembro dos teus julgamentosdo passado,e eles me confortam, ó Senhor.
53 Fico muito revoltadoquando vejo os maus quebrando a tua lei.
54 Na minha curta vida aqui na terra,faço cançõessobre os teus mandamentos.
55 De noite, eu penso em ti,ó Senhor Deus,e medito na tua lei.
56 O meu dever nesta vida é este:obedecer aos teus mandamentos.

Prometo obedecer às tuas leis

57 Tu, ó Senhor Deus, és tudoo que eu tenho;prometo obedecer às tuas leis.
58 De todo o coração, eu te peço:tem misericórdia de mim,como prometeste.
59 Tenho pensado na minha maneira de agire prometo seguir os teus ensinamentos.
60 Com toda a pressa e sem demora,procuro obedecer aos teus mandamentos.
61 Os maus armaram uma armadilhapara me pegar,mas eu não esqueço a tua lei.
62 Por causa dos teus ensinamentos justos,eu me levanto no meio da noitepara te louvar.
63 Eu sou amigo de todos os que te temem,de todos os que obedecem às tuas leis.
64 Ó Senhor Deus, a terra está cheiado teu amor;ensina-me os teus mandamentos.

Confio nos teus mandamentos

65 Ó Senhor Deus, tu cumpristea tua promessae tens sido bom para mim,este teu servo.
66 Dá-me sabedoria e conhecimento,pois confio nos teus mandamentos.
67 Antes de me castigares,eu andava errado,mas agora obedeço à tua palavra.
68 Ó Deus, tu és bom e fazes o bem;ensina-me os teus mandamentos.
69 Os orgulhosos dizem mentirascontra mim,mas eu, de todo o coração,obedeço aos teus mandamentos.
70 Esses homens não querem aprendera tua lei,porém eu tenho prazer nela.
71 Foi bom que eu tivesse sido castigado,pois assim aprendi os teus mandamentos.
72 A tua lei vale muito mais para mimdo que toda a riqueza do mundo.

Gosto de pensar na tua lei

73 Ó Deus, as tuas mãos me criarame me formaram;dá-me entendimento para que eu possaaprender as tuas leis.
74 Aqueles que te temem se alegramquando me veemporque a minha esperançaestá na tua palavra.
75 Ó Senhor Deus, eu seique os teus julgamentos são justose que me castigas porque és fiel.
76 Peço que o teu amor me console,como prometeste a mim,este teu servo!
77 Tem compaixão de mim,e eu continuarei vivo,pois gosto de pensar na tua lei.
78 Que os orgulhosos fiquem envergonhados,pois me acusam com mentiras!Mas eu meditarei nos teus ensinamentos.
79 Que venham para o meu ladoos que te temem,os que conhecem os teus mandamentos!
80 Que eu obedeça completamenteaos teus mandamentose não sofra a vergonha do fracasso!

Os teus mandamentos merecem confiança

81 Ó Deus, estou aflito, esperandoque tu me livres dos meus inimigos;eu ponho a minha esperançana tua palavra.
82 Os meus olhos estão cansadosde tanto olhar,esperando o que prometeste,e eu pergunto:“Quando vens me consolar?”
83 Sou tão inútil como um odrecheio de furos,porém não esqueçoos teus mandamentos.
84 Até quando vai este teu servoter de esperar?Quando vais castigaros que me perseguem?
85 Os orgulhosos, que não obedecemà tua lei,cavaram covas para me pegar.
86 Todos os teus mandamentosmerecem confiança.Ajuda-me, pois sou perseguidopor mentirosos.
87 Eles quase conseguiram me matar,porém eu não abandonoos teus ensinamentos.
88 Por causa do teu amor,livra-me da mortepara que eu possa obedeceraos teus mandamentos.

A tua palavra dura para sempre

89 Ó Senhor Deus, a tua palavradura para sempre;ela é firme como o céu.
90 A tua fidelidade permaneceem todas as gerações;tu colocaste a terra no seu lugar,e ela fica firme.
91 De acordo com as tuas ordenstodas as coisas permanecem até hoje,pois tudo te obedece.
92 Se a tua lei não tivesse sidoo motivo da minha alegria,eu já teria morrido de tanto sofrer.
93 Nunca esquecereios teus ensinamentos,pois é por meio delesque tens conservado a minha vida.
94 Livra-me dos meus inimigos,pois sou teue tenho procurado obedeceraos teus mandamentos.
95 Os maus estão esperandoa hora de me matarem,mas eu meditarei nas tuas leis.
96 Tenho visto que todas as coisastêm o seu limite,mas o teu mandamento se aplica a tudo.

Como eu amo a tua lei!

97 Como eu amo a tua lei!Penso nela o dia todo.
98 O teu mandamento está sempre comigoe faz com que eu seja mais sábiodo que os meus inimigos.
99 Eu entendo mais do que todosos meus professoresporque medito nos teus ensinamentos.
100 Tenho mais sabedoria do que os velhosporque obedeço aos teus mandamentos.
101 Não tenho andado pelos caminhosda maldade,pois quero obedecer à tua palavra.
102 Não tenho deixado de cumpriras tuas ordensporque és tu que me ensinas.
103 Como são doces as tuas palavras!São mais doces do que o mel.
104 Por meio das tuas leis,consigo a sabedoriae assim detesto todos os caminhosda mentira.

A tua palavra é luz

105 A tua palavra é lâmpada para guiaros meus passos,é luz que ilumina o meu caminho.
106 Cumprirei o juramento que fizde seguir os teus justos ensinamentos.
107 Ó Senhor Deus, os meus sofrimentossão terríveis;conserva-me vivo, como prometeste.
108 Ó Senhor, aceita a minha oraçãode agradecimentoe ensina-me os teus mandamentos!
109 A minha vida está sempre em perigo;no entanto não esqueço a tua lei.
110 Os maus armaram uma armadilhapara me pegar,mas eu não desobedeciaos teus mandamentos.
111 Os teus ensinamentossão a minha riqueza para sempre;eles são a alegria do meu coração.
112 Eu resolvi obedecer às tuas ordensaté o fim da minha vida.

Eu amo os teus ensinamentos

113 Não suporto as pessoas falsas,mas amo a tua lei.
114 Tu és o meu esconderijoe o meu escudo;eu ponho a minha esperançana tua promessa.
115 Afastem-se de mim,vocês que praticam o mal,e eu obedecerei aos mandamentosdo meu Deus!
116 Dá-me forças, como prometeste,e eu continuarei vivo;não permitas que eu fique desiludidocom a minha esperança.
117 Dá-me apoio, e estarei em segurança;e sempre darei atenção às tuas ordens.
118 Tu rejeitas todos os que desobedecemàs tuas leis,pois os seus planos enganososnão valem nada.
119 Tu tratas todos os maus como lixo,e por isso eu amo os teus ensinamentos.
120 Eu tremo diante de tie tenho medo dos teus julgamentos.

Eu sigo os teus ensinamentos

121 Tenho feito o que é certo e bom;não me entregues nas mãosdos meus inimigos.
122 Promete que ajudarás a mim,este teu servo.Não deixes que os orgulhososme façam sofrer.
123 Os meus olhos estão cansadosde tanto olhar,esperando que me salvese assim cumpras a tua promessa.
124 Trata este teu servode acordo com o teu amore ensina-me os teus mandamentos.
125 Sou teu servo; por isso,dá-me sabedoriapara que eu possa conheceros teus ensinamentos.
126 Ó Senhor Deus, já é tempo de agires,pois a tua lei está sendo desobedecida.
127 Eu amo os teus mandamentosmais do que o ouro,mais do que o ouro puro.
128 Por isso, sigo os teus ensinamentose detesto todos os caminhos da mentira.

A explicação da tua palavra traz luz

129 Os teus mandamentos são maravilhosos,e por isso os cumpro de todo o coração.
130 A explicação da tua palavra traz luze dá sabedoria às pessoas simples.
131 Abro a boca e suspiro,pois o que mais desejo na vidaé obedecer aos teus mandamentos.
132 Olha de novo para mim e tem compaixão,como sempre fazes com os que te amam.
133 Conserva-me firme, como prometeste;não deixes que eu seja dominadopelo mal.
134 Livra-me daqueles que me maltratampara que eu possa obedeceraos teus mandamentos.
135 Olha com bondade para mim, teu servo,e ensina-me as tuas leis.
136 As minhas lágrimas correm como um rioporque os outros não obedecemà tua lei.

Como é firme a tua promessa!

137 Tu és justo, ó Senhor Deus;as tuas leis são certas.
138 Os ensinamentos que tens dadosão completamente certos e justos.
139 Fico queimando de raivaporque os meus inimigos desprezama tua palavra.
140 Como é firme a tua promessa!E como este teu servo a ama!
141 Sou humilde e desprezado,porém não esqueçoos teus ensinamentos.
142 A tua justiça dura para sempre,e a tua lei é sempre verdadeira.
143 Os sofrimentos e a ansiedademe atingem,mas os teus mandamentos me alegram.
144 Os teus ensinamentossão sempre certos;dá-me entendimento,e continuarei vivo.

A minha esperança está na tua promessa

145 De todo o coração, eu clamo a ti;responde-me, ó Senhor,e obedecerei aos teus mandamentos!
146 Eu clamo pedindo socorro;livra-me dos meus inimigose eu seguirei as tuas ordens.
147 Antes do nascer do sol, eu clamopedindo ajuda,pois a minha esperança estána tua promessa.
148 Eu fico acordado a noite inteirapara meditar na tua palavra.
149 Ouve-me, ó Senhor Deus,por causa do teu amor!Conserva-me vivo,de acordo com a tua justa vontade.
150 Os meus terríveis perseguidoresestão chegando perto;é gente que nunca obedece à tua lei.
151 Mas tu, ó Senhor, estás perto de mim,e todos os teus mandamentossão verdadeiros.
152 Faz muito tempo que conheçoos teus ensinamentos;tu os deste a fim de durarempara sempre.

Todas as tuas palavras são verdadeiras

153 Ó Deus, olha para o meu sofrimentoe socorre-me,pois não tenho desprezado a tua lei!
154 Defende a minha causa e livra-medos meus inimigos;conserva-me vivo, como prometeste.
155 Os maus não serão salvosdos seus sofrimentosporque eles não se importamcom as tuas leis.
156 Como é grande a tua compaixão,ó Senhor!Conserva-me vivo,de acordo com a tua justa vontade.
157 Tenho muitos inimigos e perseguidores,porém não deixo de obedeceraos teus mandamentos.
158 Quando olho para aqueles traidores,sinto nojoporque eles não obedecem à tua lei.
159 Vê como amo os teus ensinamentos,ó Senhor!Conserva-me vivo,por causa do teu amor.
160 Todas as tuas palavras são verdadeiras;os teus mandamentos são justose duram para sempre.

Eu respeito os teus mandamentos

161 Os poderosos me atacam injustamente,mas eu respeito os teus mandamentos.
162 Como sou felizpor causa das tuas promessas,tão feliz como alguém que encontraum grande tesouro!
163 Odeio e detesto a mentira,mas amo a tua lei.
164 Sete vezes por dia, eu te louvopor causa dos teus julgamentos justos.
165 Aqueles que amam a tua leitêm muita segurança,e não há nada que os faça cair.
166 Espero que me livres dos meus inimigos,ó Senhor Deus,pois cumpro os teus mandamentos.
167 Obedeço aos teus ensinamentos;eu os amo com todo o coração.
168 Cumpro os teus mandamentose as tuas ordens,pois tu vês tudo o que eu faço.

Na tua lei encontro a felicidade

169 Que o meu grito de socorro chegue a ti,ó Senhor Deus!Dá-me sabedoria como prometeste.
170 Que a minha oraçãochegue diante de ti!Conforme a tua promessa,livra-me dos meus inimigos!
171 Sempre te louvarei,pois me ensinas as tuas leis.
172 Cantarei a respeito da tua lei,pois os teus mandamentos são justos.
173 Ó Deus, que a tua mão estejasempre pronta para me ajudar,pois sigo os teus mandamentos!
174 Como desejo que me ajudes,ó Senhor Deus!Na tua lei, encontro a felicidade.
175 Conserva-me vivopara que eu possa te louvar.Que os teus ensinamentossirvam de ajuda para mim!
176 Como ovelha perdida,tenho andado sem rumo.Ó Senhor Deus, vem buscareste teu servo,pois não esqueçoos teus mandamentos!

Explicação

A palavra de Deus é perfeita e eterna. Os que buscam a Deus e respeitam os seus princípios têm o conforto de habitar na presença do Senhor. Por outro lado, os mentirosos e perversos terão de encarar a justiça de Deus contra todo pecador que não se submete ao Senhor. Salmo 119 Um Servo Fiel à Palavra Perfeita Este Salmo se destaca por vários motivos. É o maior dos Salmos, e contém mais versículos do que qualquer capítulo da Bíblia. É um dos Salmos acrósticos, cada estrofe de 8 versículos começando com uma letra hebraica, e cada versículo na estrofe começando com a mesma letra (no original). Este Salmo destaca a importância e a perfeição da palavra de Deus, que guia os servos de Deus e os separa dos ímpios. Quase todos os versículos contêm uma ou mais palavras que identificam a palavra de Deus (lei, preceitos, caminho, decretos, mandamentos, etc.). O Salmo apresenta, também, alguns sub-temas. Por exemplo: A importância de buscar a Deus de todo o coração (2,7,10,34,58,69, 145) A base da confiança nas orações: Deus faz segundo a palavra/segundo as promessas dele (9,25,28,41,58,65,76,88,107,116,124,149, 154,156,159,169,170) O contraste entre aqueles que amam/temem ao Senhor e os ímpios que não o temem (95,110,119,163,47,48,97,113,127,132,155,159, 165,167) A importância de se lembrar/não se esquecer da lei do Senhor (16,52, 55,61,83,93,109,139,141,153,17Beijo No Coração e Um Abraço Com Perfume de Cristo 

Postagens Aleatórias