22 novembro 2017

QUAL É A INTERPRETAÇÃO CORRETA DA BÍBLIA ?


A questão sobre qual é a interpretação correta da Bíblia e como a Palavra de Deus deve ser interpretada é uma temática que necessita de uma resposta válida. A necessidade de uma resposta correta é demonstrada no fato de inúmeras denominações alegarem seguir a Bíblia e no entanto apresentarem diferenças entre si e na forma como a interpretam. Eu acredito que a única forma válida de encontrar a resposta correta para a questão da interpretação bíblica ou hermenêutica, como algumas vezes é chamada, é ir à Bíblia e verificar o que a ela sugere em relação à sua própria interpretação. A responsabilidade de cada Cristão em relação a interpretação da Palavra de Deus é dada em II Timóteo 2:15. Lá nós lemos: II Timóteo 2: 15  “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”

A palavra da verdade é a Palavra de Deus, por exemplo, a Bíblia. Como o versículo acima nos diz, somos responsáveis diante de Deus de corretamente manejar sua Palavra. A tradução Grega para “manejar corretamente” é a palavra “orthotomounta”. Esta palavra é composta pelo adjetivo “orthos” que significa “perfeitamente correto ou em linha reta” e o verbo “tomo” significa “cortar”. Assim “orthotomounta a palavra da verdade” significa “cortar perfeitamente ou em linha reta a palavra da verdade”. Agora para Deus nos chamar a cortar perfeitamente ou em linha reta Sua Palavra, significa que você não pode ter três ou até mesmo dois cortes e eles serem perfeitamente corretos. Apenas uma interpretação da Palavra de Deus é “perfeitamente correta”. Para saber como chegar a este corte perfeito e reto, a uma perfeita e correta interpretação da Bíblia, vamos a II Pedro 1:20. Lá nós lemos:
“Sabendo primeiramente isto, que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação, porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.”
Nós já sabemos do artigo “Quem é o autor da Bíblia e quem a escreveu” que “profecia da Escritura” significa toda a Escritura, por exemplo, toda a Bíblia. De acordo com a passagem acima, nada na Bíblia é de particular interpretação. Agora, já que a interpretação particular está descartada, a única alternativa é que a Bíblia interpreta a si mesma por exemplo, ela é auto-interpretada. Isto significa que não temos a permissão de ir à Bíblia e darmos à ela nossa própria interpretação. Ao invés disso somos obrigados, se queremos nos apresentar aprovados diante de Deus, de encontrar e seguir a interpretação que a Bíblia faz de si mesma. Esta e apenas esta é a correta interpretação da Bíblia. Quer está interpretação concorde ou não com nossa denominação ou tradição, não deve ter importância para nós. Para nós o que deve ser importante é estudar para nos apresentarmos aprovados a Deus e para fazê-lo nós devemos buscar e seguir a interpretação que a Bíblia faz de si mesma.

Postagens Aleatórias