Postagens Aleatórias

O Caminho

"Fora do Caminho da Graça em Cristo, não há caminho a ser feito!"

É tempo de construir ou tempo de santificação?

O Senhor Todo-Poderoso disse o seguinte:
O povo está dizendo que ainda não chegou o tempo de reconstruir o Templo.
Por isso, o Senhor falou assim por meio do profeta Ageu:
Povo de Judá, será que fica bem vocês viverem em casas luxuosas enquanto o meu Templo continua destruído?(Ageu 1:2-4,9b).

Estas palavras foram ditas por Deus a seu povo através do profeta Ageu (Ageu 1:1), num contexto onde Israel tinha voltado para Jerusalém do cativeiro babilônico, do qual o Senhor os havia resgatado (Esdras 2:1-2). Foi devido a constante desobediência de Israel, que ele havia sido levado cativo (Deuteronômio 28:49-52; 30:17-18). E agora, mesmo tendo retornado, tudo ainda estava em ruínas, inclusive o templo do Senhor (2ª Reis 25:8-9), que representava a habitação de Deus no meio deles (1ª Crônicas 22:19; 2ª Crônicas 5:7; 6:1-11). O povo resgatado daquele cativeiro deveria priorizar a reconstrução do templo, pois desta forma é que agradariam o Senhor e o glorificariam (Ageu 1:8). Eles até iniciaram a reconstrução (Esdras 1: 1-11, 3:8), porém depois de um tempo a interromperam (Esdras 4:24). Eles estavam desanimados e parados com respeito a obra da Casa do Senhor. Dentre os vários motivos que os levaram a interromper este trabalho (Esdras 4), o Senhor destacou o contraste entre a indisposição do povo em reconstruir o seu Templo (“...Não veio ainda o tempo, o tempo em que a Casa do Senhor deve ser edificada...”) e a disposição em construírem para si mesmos belas casas: “Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas?. A presença do Senhor no meio deles era o mais importante. Reconstruir a Casa do Senhor deveria ser sua prioridade. O Senhor não nos ordena reconstruir para Ele um templo físico hoje, pois na Nova Aliança, nós somos Sua habitação, nos somos o templo (João 14:23; Atos 17:24; 1ª Pedro 2:5; 1ª Coríntios 3:16-17). Mas podemos tirar algumas lições desta afirmação do Senhor a respeito da atitude do povo na época de Ageu:
DEUS EXORTA OS JUDEUS
A través de Ageu o Senhor exortou os judeus a reconsiderar seus caminhos e construir a Casa de Deus. Hoje o que vemos são lideres muito preocupados com uma mega construção do templo , reconsiderando que o número de membros será maior e maior será a arrecadação de dinheiro e maior ainda é o numero de lideres vivendo em ostentação, e luxuria. O descuido continua com a Casa de Deus que são os membros pobres em busca de uma esperança social mais justa. Não é incorreto querer melhorar de vida buscar justiça social só que o Evangelho abrange tudo isso quando converte os ricos e esses deveriam ajudar os necessitados, para que ninguém passe por necessidade. Porém o individualismo entrou no templo e assim todos vão ao templo incitados por pastores a ofertarem e pedirem como uma moeda de troca quanto mais você dizimar e ofertar você vai receber e isso é antibíblico. Para que serve um culto? Para nos reunirmos em um mesmo pensamento para cultuar Yahweh. O que significa cultuar? Prestar Culto; Homenagear; venerar; reverenciar a Yahweh (Deus). A ideia de um templo no Antigo Testamento sempre foi de reunir o povo para que mantivesse o culto ao verdadeiro Deus para não caíssem em tentação a adorarem os deuses falsos. Os cultos de hoje são assistidos por uma plateia de ouvintes dos homens e não servos de Deus, quem é servo se comporta como servo e serve. Depois essa plateia vai para casa comentando se o culto foi bom ou não. Nós prestamos um culto a Deus e esperamos que Ele aprove, que Ele receba o culto, por isso não podemos cultuá-lo sem santificação em contaminação com pensamentos e coração impuro. Ele não recebeu o culto de Caim. Nós temos a semana toda para manter uma intimidade com o Pai onde podemos falar de nossas necessidades de perdas de frustrações de tristezas, lutas difíceis que as vezes estamos passando. Mas Ele só nos pediu um dia para descanso de todas nossas preocupações mentais para prestá-lo culto, para uns é sábado para outros domingo que seja, mas que seja um culto racional;“rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (romanos 12:1).

QUAL SERIA A PALAVRA DE AGEU PARA A IGREJA DESSE SECULO?

O que entendemos disso tudo é que se Ageu existisse hoje como profeta suas palavras não seriam : Povo de Judá, será que fica bem vocês viverem em casas luxuosas enquanto o meu Templo continua destruído?(Ageu 1:2-4,9b). E sim:
  • Voltem ao padrão da Bíblia;
  • Mantenha a ênfase em Cristo; permaneçam fiéis a Cristo;
  • "Não se juntem com descrentes para trabalhar com eles. Pois como é que o certo pode ter alguma coisa a ver com o errado? Como é que a luz e a escuridão podem viver juntas? Como podem Cristo e o Diabo estar de acordo? O que é que um cristão e um descrente têm em comum? Que relação pode haver entre o Templo de Deus e os ídolos? Pois nós somos o templo do Deus vivo, como o próprio Deus já disse:"2ª Co 6.14,15. 16
  • Saiam do meio dos pagãos e separem-se deles. Não toquem em nada que seja impuro, e então eu aceitarei vocês. Eu serei o pai de vocês, e vocês serão meus filhos e minhas filhas.” 2ª Co 6. 17-18.
  • Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês. Assim, se alguém destruir o templo de Deus, Deus destruirá essa pessoa. Pois o templo de Deus é santo, e vocês são o Seu templo. 1ª Co 3.16-17
  • Voltemos e sirvamos a Deus exatamente como os cristãos o fizeram no primeiro século.