04 setembro 2015

Mãe manipuladora e filha sedutora


Herodias, morava em Tiberíades a capital construída por seu marido no litoral sudoeste do mar da galileia, era mulher descontrolada. Engenhosa, ambiciosa gananciosa e politicamente astuta. Herodias não deixou nada que a impedisse de alcançar o que almeja.
Herodias e seu primeiro marido, seu tio Felipe (enteado de Aristóbulo pai de Herodes), tiveram uma filha chamada Salomé. Quando Herodes Antipas meio-irmão de Felipe, visitou o casal ele e Herodias imediatamente se sentiram atraídos um pelo outro. Herodes Antipas era mais poderoso do que Felipe. Herodias percebeu a chance que tinha de conquistar mais poder, uma melhor posição e um acréscimo de riquezas. Ela insistiu que Herodes se divorcia-se de sua mulher e também se divorciou de seu marido. Então eles se casaram. Esse casamento incestuoso era muito ofensivo aos judeus.

Herodias despertou o pior em Herodes, como fica aparente na decapitação do ousado pregador João Batista o único que teve coragem de se posicionar contra esse casal inescrupuloso. Herodias odiava João Batista porque ele não temeu declarar publicamente que o relacionamento dela com Herodes era pecaminoso. Ela queria condenar João Batista á morte (Mc 6.19), mas Herodes estava encantado e fascinado por João Batista. Gostava de ouvi-lo falando, embora João o houvesse confrontado com a verdade. Além disso Herodes temia uma reação do povo se esse pregador popular fosse atacado.

O ressentimento e a raiva de Herodias infeccionaram como uma ferida. No aniversario de Herodes, a oportunidade de vingança dela finalmente chegou, os lideres políticos e militares foram comemorar com ele numa grande festa, no palácio de Maqueronte. Salomé, a jovem e sensual filha de Herodias dançou de maneira tão sedutora e sensual que Herodes em alto e bom tom, ofereceu a menina o que ela quisesse, até a metade do seu reino. Sua mãe tinha outro pedido em mente e não era a metade do seu reino, Herodias sabia que seu marido era um homem cruel e sem princípios, além de violento e orgulhoso. O constrangimento de voltar atrás na oferta a Salomé na frente de tantas pessoas seria uma humilhação que ele não toleraria, mesmo que isso custa-se a vida de um homem inocente. As vezes a manipulação de uma mulher pode superar todas as manobras politicas e os poderes disponíveis aos homens.

Obviamente, Herodias havia envolvido Salomé em sua própria obsessão, já que a jovem atendeu ao pedido da mãe. Salomé não só pediu a cabeça de João Batista, mas ordenou que a trouxessem imediatamente(“agora mesmo”) num prato (Mt 14.8). Ódio obsessivo não prejudica somente a vida de uma pessoa, mas normalmente contamina outros também. Influência e a manipulação de Herodias levaram sua filha a pecar como cúmplice no assassinato de um pregador justo. O marido e a filha de Herodias eram meramente ferramenta nas mãos dessa mulher que planejou e orquestrou o trágico crime.

Postagens Aleatórias