24 janeiro 2017

Dízimos e Templos

Algumas pessoas me que eu sou contra dízimos e templos , porque falamos em postagens que Deus não habita em templos feitos por mãos de homens. Por causa de algumas postagens onde sou contra aos pedidos de dizimo para ostentação religiosa creio que alguns entenderam erroneamente. Vamos viajar ao passado a igreja relatada no livro de Atos que viveu em circunstancias diferentes da nossa hoje. 

Muitas pessoas se convertiam as pregações dos apóstolos, entre os convertidos tinha até esposa de um prefeito romano, ao conhecer o Evangelho através de uma empregada, se converteu e fugiu para não morrer. Ao fugir ela como muitos outros levavam o que dava para carregar dinheiro, joias , tapetes persas, roupas, e iam para o alto onde os cavalos dos soldados romanos não conseguiam subir, e colocavam aos pés dos apóstolos e tudo era dividido, para que todos tivessem o que vestir e comer. Isso quando a perseguição aumentou e as pessoas não podiam trabalhar. Porém hoje nós trabalhamos, e precisamos de um lugar para nos encontrarmos, cantarmos juntos, cearmos, compartilharmos do amor fraternal de Cristo. A igreja é um organismo vivo. O lugar pode ser uma casa , Um apartamento, em uma praça, mas se for em um lugar alugado, o nome é templo! Será preciso pagar água, luz, telefone. Com isso há a necessidade da colaboração de todos, inclusive para os mais necessitados, compartilhar, se doar, partir o pão para que todos tenham o que comer e se você pensa que não há um templo que faça isso você está enganado. Ser liberto do sistema religioso não é vivermos individualmente. Porque um dia moraremos todos juntos. 

Não existe igreja sem união, por isso o termo como o corpo de Cristo, ou seja, formamos o corpo Dele. E para isso se faz necessário: Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe Mc 8-34.A união entre nós se faz através da morte do nosso EU. Se você congrega em uma denominação que não há reunião administrativa, e você não sabe, onde é aplicado o dinheiro que entra, seja como dizimo ou oferta e principalmente não é missionária, pois temos muitos missionários passando dificuldades porque não lhes é enviado ajuda, E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. Apocalipse 18:4 . Mas se você congrega em um lugar que o povo se reuni como igreja de Cristo e não reuniões sociais, onde é ensinado a PALAVRA DE DEUS e a bondade com todos necessitados seja necessitado de relacionamentos de amizade sincera e necessidades de alimentos e roupas, fique e colabore , a sua colaboração é para o Reino de Deus aqui na terra se expanda cada vez mais. Veja referencias bíblicas que mostra que as igrejas no Novo testamento recebiam dinheiro:

  • Normalmente, das contribuições dos cristãos. As igrejas, geralmente, recebiam seu dinheiro de contribuições voluntárias dos membros. "Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for."(1ª Coríntios 16:1-2). "Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade." (Atos 4:34-35). Paulo ensinava que os cristãos deveriam dar voluntariamente e com alegria: "Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria." (2ª Coríntios 9:7).
  • Em casos excepcionais, de outras igrejas. Em casos de necessidade, tal como aquela causada por severa fome na Judéia, as igrejas pobres receberam assistência financeira das congregações mais prósperas de outros lugares (Atos 11:27-30). É por isso que Paulo enviou instruções à igreja Coríntia (também mencionadas em Romanos 15:25-32) sobre as doações para ajudar os irmãos pobres de Jerusalém (1ª Coríntios 16:1-4; 2 Coríntios 8).
  • Para ensinar o evangelho. Desde que a missão principal da igreja é espiritual (1 Timóteo 3:15), não é surpresa que as igrejas do Novo Testamento usassem seu dinheiro para espalhar o evangelho. Exemplos deste emprego dos fundos arrecadados incluem o sustento financeiro de homens que pregavam o evangelho (1 Coríntios 9:1-15; 2 Coríntios 11:8; Filipenses 4:10-18), e dos que serviam como presbíteros (1ª Timóteo 5:17-18).
  • O que Deus autorizou para nossos dias? Desde que a Bíblia registra tudo o que precisamos saber para servir a Deus de modo aceitável (2ª Pedro 1:3; Judas 3; 2ª Timóteo 3:16-17), aqueles que hoje procuram servir ao Senhor praticarão somente o que é autorizado no Novo Testamento. Deus não nos deu permissão para tentar melhorar seu plano. O modelo do Novo Testamento pode parecer muito simples, e não sofisticado, às pessoas que estão rodeadas por imensos empreendimentos multinacionais, mas os fiéis precisam contentar-se em fazer a obra de Deus à maneira de Deus. Nossa missão não é juntar grande riqueza ou construir enormes organizações. Nossa missão é servir Jesus e mostrar a outros como fazer o mesmo. Os verdadeiros cristãos não estão interessados em competir com o mundo, mas simplesmente procuram agradar a Deus.
Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo oco como o barulho de um sino. Poderia ter o do de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas, se não tivesse amor, eu não seria nada. Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada. Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada,mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno. Existem mensagens espirituais, porém elas durarão pouco. Existe o dom de falar em línguas estranhas , mas acabará logo. Existe o conhecimento,mas também terminará. Pois os nossos dons de conhecimento e as nossas mensagens espirituais são imperfeitos. Mas, quando vier o que é perfeito, então o que é imperfeito desaparecerá. Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Agora que sou adulto, parei de agir como criança. O que agora vemos é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus. Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor. Apóstolo Paulo-1ª Co 13

O que é sistema religioso?

O emissário do Salvador, Paulo, falou em 2ª Co 3 sobre os círculos religiosos que insistem em ficar nos dogmas e preceitos velho-testamentários, invalidando o sacrifício do Messias e costurando o véu para o povo. Na sequência, ele continua o mesmo assunto em 2ª Co 4, porém quem dividiu a bíblia em capítulos no Novo Testamento separou no intuito de organizar, o que foi bom, mas prejudicou o entendimento do que Paulo estava tratando. Em 2ª Co 4 fala em algumas traduções erradas: “o deus deste século cegou o entendimento das pessoas”, mas no original, vide nossa Bíblia Original por exemplo, está escrito: “o sistema de todas as coisas do mundo cegou o entendimento das pessoas para que não vejam a luz do Evangelho”. Esse sistema de todas as coisas, são os círculos que compõe o reino deste mundo que jaz no maligno. Lembra do Salvador sendo tentado em Mt e Lc 4? Lá, Satã oferece o ‘ter’, o ‘ser’ e o ‘poder’ através dos reinos do mundo que ele, através da vontade permissiva de Adonai, governa temporariamente. Falarei mais sobre o sistema religioso na próxima postagem.
Até lá.

Postagens Aleatórias