Jamais Use a Vingança


O Evangelho Segundo Mateus Capítulo 5. Versículos 38 à 44

Vocês ouviram o que foi dito: “Olho por olho, dente por dente.”Mas eu lhes digo: não se vinguem dos que fazem mal a vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também.Se alguém processar você para tomar a sua túnica, deixe que leve também a capa.Se um dos soldados estrangeiros forçá-lo a carregar uma carga um quilômetro, carregue-a dois quilômetros. Se alguém lhe pedir alguma coisa, dê; e, se alguém lhe pedir emprestado, empreste.
Vocês ouviram o que foi dito: “Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos.”Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês,
Jesus trabalhava as questões universais do direito. De fato toda a humanidade participa de um grande julgamento envolvendo todos os povos em todos os tempos, no qual Cristo é nosso advogado é garantia absoluta Jesus começa citando a lei da retaliação (Lv 24.20). Entre os judeus na época de Jesus, o ato de bater na face direita de alguém, com as costas da mão, era um insulto e uma provocação; não exatamente uma agressão. O insultado poderia revidar ou ir ao tribunal pleitear uma punição em dinheiro, pela ofensa Jesus exorta seus discípulos a oferecer a outra face em sinal de paz e disposição para um acordo. A próxima tem a ver com a lei dos fariseus, um credor tinha o direito de exigir a túnica do devedor por uma dívida não paga. Quando não recebia por bem tinha o direito de exigi-la por meio de processo jurídico, Mas de acordo com Dt 24.10-13, deveria ceder a roupa ao dono, conforme suas necessidades diárias de uso. Diante dessas questões jurídicas mesquinhas, Jesus exorta os discípulos a serem altruístas.

Altruístas:

Altruístas é um adjetivo que define um indivíduo que prática o altruísmo, ou seja, que se dedica aos outros. O altruísmo também é visto como sinônimo de filantropia e solidariedade. O termo altruísmo foi criado por A.Comte para designar uma atitude solidaria oposta ao egoismo. É parecido com o amor ao próximo, os credores a desistir do penhor, os devedores a dar além do devido, entregando também a capa que era vestida sobre a túnica. Para o discípulo de Jesus, o direito jurídico, já foi abolido na cruz, a nova ordem é a lei do amor em Cristo. Outra metáfora de Jesus reforça essa ideia tem haver com costume judaico, de se pedir a companhia de alguém numa viagem pelas perigosas estradas da época. Quando se negava e acontecia um crime, essa pessoa era responsabilizada pela sua comunidade local, por não ter atendido ao viajante. Os fariseus haviam imposto uma lei: Devemos acompanhar somente outros fariseus, não devemos caminhar com os incrédulos”. Jesus porém vai além, e ensina que seus discípulos ao serem solicitados por qualquer viajante a andar 1.609 metros (1 milha),devem graciosamente estar prontos para andar em sua companhia por mais de 3 quilômetros (2 milhas). Ou seja, exceder em amor, graça misericórdia ao que pede a lei. Nós discipulos de Jesus Cristo precisamos rever nosos atos se estamos agindo como Ele ensinou, ou como fariseus diante das situações diarias em nodsas vidas terrenas.  

NOVO TESTAMENTO

Quem caminha com Cristo, deve fazer a leitura do N.T. conforme a sequência que se segue, sem leitura orientada, a fim de que cada um, de si mesmo, verifique o significado do Evangelho sem as leituras pré-condicionantes aprendidas na religião. É preciso aprender a olhar as Escrituras a partir do Evangelho.

O EVANGELHO É A BOA NOVA


O Evangelho é a Boa Nova. O Evangelho é a certeza de que Deus se reconciliou com o mundo, em Cristo; e que agora os homens podem se desamedrontar, pois foi destruído aquele que tem o poder da morte — a saber: o diabo —; bem como foram libertos aqueles que estavam sujeitos à escravidão do medo da morte por toda a vida. Quem crer está livre, e pronto para começar a andar na paz”.

☛ QUERIDOS SEGUIDORES

☛QUERIDOS SEGUIDORES DO GOOGLE+

☛ Comentários Recentes

Minha lista de blogs