17 fevereiro 2017

Jamais Use a Vingança


O Evangelho Segundo Mateus Capítulo 5. Versículos 38 à 44

Vocês ouviram o que foi dito: “Olho por olho, dente por dente.”Mas eu lhes digo: não se vinguem dos que fazem mal a vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também.Se alguém processar você para tomar a sua túnica, deixe que leve também a capa.Se um dos soldados estrangeiros forçá-lo a carregar uma carga um quilômetro, carregue-a dois quilômetros. Se alguém lhe pedir alguma coisa, dê; e, se alguém lhe pedir emprestado, empreste.
Vocês ouviram o que foi dito: “Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos.”Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês,
Jesus trabalhava as questões universais do direito. De fato toda a humanidade participa de um grande julgamento envolvendo todos os povos em todos os tempos, no qual Cristo é nosso advogado é garantia absoluta Jesus começa citando a lei da retaliação (Lv 24.20). Entre os judeus na época de Jesus, o ato de bater na face direita de alguém, com as costas da mão, era um insulto e uma provocação; não exatamente uma agressão. O insultado poderia revidar ou ir ao tribunal pleitear uma punição em dinheiro, pela ofensa Jesus exorta seus discípulos a oferecer a outra face em sinal de paz e disposição para um acordo. A próxima tem a ver com a lei dos fariseus, um credor tinha o direito de exigir a túnica do devedor por uma dívida não paga. Quando não recebia por bem tinha o direito de exigi-la por meio de processo jurídico, Mas de acordo com Dt 24.10-13, deveria ceder a roupa ao dono, conforme suas necessidades diárias de uso. Diante dessas questões jurídicas mesquinhas, Jesus exorta os discípulos a serem altruístas.

Altruístas:

Altruístas é um adjetivo que define um indivíduo que prática o altruísmo, ou seja, que se dedica aos outros. O altruísmo também é visto como sinônimo de filantropia e solidariedade. O termo altruísmo foi criado por A.Comte para designar uma atitude solidaria oposta ao egoismo. É parecido com o amor ao próximo, os credores a desistir do penhor, os devedores a dar além do devido, entregando também a capa que era vestida sobre a túnica. Para o discípulo de Jesus, o direito jurídico, já foi abolido na cruz, a nova ordem é a lei do amor em Cristo. Outra metáfora de Jesus reforça essa ideia tem haver com costume judaico, de se pedir a companhia de alguém numa viagem pelas perigosas estradas da época. Quando se negava e acontecia um crime, essa pessoa era responsabilizada pela sua comunidade local, por não ter atendido ao viajante. Os fariseus haviam imposto uma lei: Devemos acompanhar somente outros fariseus, não devemos caminhar com os incrédulos”. Jesus porém vai além, e ensina que seus discípulos ao serem solicitados por qualquer viajante a andar 1.609 metros (1 milha),devem graciosamente estar prontos para andar em sua companhia por mais de 3 quilômetros (2 milhas). Ou seja, exceder em amor, graça misericórdia ao que pede a lei. Nós discipulos de Jesus Cristo precisamos rever nosos atos se estamos agindo como Ele ensinou, ou como fariseus diante das situações diarias em nodsas vidas terrenas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário é importante para nós.

Postagens Aleatórias