08 novembro 2017

O que é fato e Promessa?


Eu estava lendo recentemente um livro muito bom do autor chinês Watchman Nee. O nome do livro é “The New Covenant” [A Nova aliança] e em seus primeiros capítulos o autor explica a diferença entre fatos e promessas. Eu achei suas explicações muito simples e iluminadas. Muitas vezes nós confundimos promessas com fatos e fatos com promessas. É realmente iluminado saber o que é um fato e o que é uma promessa. A promessa traz com ela a possibilidade de que ela não seja executada, a menos que certas condições sejam encontradas. É por isso que é uma promessa. Nós vimos tal promessa no artigo “honra teu pai e tua mãe”: a promessa de bem estar e vida longa. Esta promessa é condicional sob honrar seu pai e mãe. Por outro lado quando Deus diz que se nós confessarmos nossos pecados Ele nos perdoará e nos purificará de toda a injustiça (um João 1:9), isto não é uma promessa. Isto é um fato. Tão logo você tenha confessado os seus pecados, você não necessita pensar mais se você ainda os está carregando ou se você está perdoado! Eles estão perdoados! Isto não é uma promessa. Isto é um fato. Também quando a Palavra de Deus nos diz que aqueles que acreditam em Jesus Cristo são filhos e filhas de Deus e é nascido de Deus, isto novamente não é uma promessa! Isto é um fato! Se você acredita que Jesus é Senhor e Deus O criou da morte você é um filho de Deus e você é agora! Este é um fato maravilhoso! Como um amigo meu estava recentemente me contando que as partes da armadura de Deus são todas as partes de nossa identidade em Cristo. O que o mal teme grandemente é nos ver caminhando de acordo com o que nós somos. O que ele teme grandemente é que nós descubramos as coisas que a Palavra de Deus diz que nós somos! Se você se sente ou não honrado isso não muda o fato de que você seja honrado! Contudo, isto realmente afeta a forma como você caminha nesta vida. Você pode ser honrado, mas se você não acredita neste fato, ou se você não sabe disso então você imediatamente perde a couraça da justiça (Efésios 06h14min)! O enfoque do mal é simples: fazer você esquecer ou negar pela descrença (dúvida) de que você esteja em Cristo.

Fatos VS. promessas: uma aplicação com Romanos 6:6

Retornando aos fatos, aqui está mais um: quando a Palavra de Deus diz que nós devemos contar nosso homem velho como crucificado com Cristo isto não é uma promessa: Você não ora para Deus para se crucificar o velho homem. O velho homem ESTÁ crucificado. Deus não pode fazer algo mais! Ele já o fez! Ele crucificou! Seu homem velho está crucificado agora. “Por que então nós ainda pecamos?” alguns dirão. Aqui está a resposta que Watchman Nee dá (a ênfase é acrescentada):
Alguns perguntaram “se este é o caso, por que nós pecamos novamente? Se o velho homem já tiver sido crucificado, e se nós tivermos o homem novo, por que nós ainda pecamos?” Isto nos leva a um novo questionamento. O que nós fazemos para perceber que Deus tem realizado fatos? Um erro que muitas pessoas fazem é que elas transformam os fatos de Deus em promessas. O homem velho foi crucificado. Contudo, alguns pensam que Deus somente prometeu crucificar o homem velho. Eles pensam que eles deveriam pedir a Deus que crucificasse o velho homem. Toda vez que eles pecam, eles pensam que seu velho homem ainda não está crucificado. Então eles novamente pedem a Deus que o crucifique. Toda vez que eles encontram tentações, eles pensam que o velho homem ainda não negociou e pedem a Deus que negociem com ele. Eles não entendem que os fatos de Deus são diferentes de Suas promessas. Deus fez muitas coisas. Os fatos não são coisas que Deus prometeu fazer.
Portanto nós não precisamos orar. Nós não necessitamos ter muitas orações com zelo, mas de acreditar. Em relação aos fatos de Deus, nós somente devemos acreditar. Se nós acreditarmos, nós teremos a experiência. Fato, fé, experiência – esta é a ordem que Deus ordenou, e este é um grande princípio em nossa vida espiritual. Nós somente necessitamos fazer isto: Primeiro, nós devemos conhecer os fatos de Deus. Deus deve revelá-los para nós através do Espírito Santo. Em segundo, depois que nós sabemos os fatos de Deus concernentes a uma certa questão, nós devemos segurar a Palavra de Deus e acreditar que nós já estamos de acordo com Sua Palavra. O fato de Deus diz isso e nós somos o que Sua Palavra diz. Em terceiro nós devemos exercer este fato e agradecer a Deus que nós sejamos o que Ele diz que nós somos e devemos viver de acordo com o que nós já somos. Em quarto quando as tentações e o julgamento vierem, nós deveremos acreditar que a Palavra de Deus e os fatos são mais confiáveis do que nossa experiência. Tudo que nós temos a fazer é totalmente acreditar na Palavra de Deus; Ele será responsável por nos dar a experiência. Se nós prestarmos atenção a nossa experiência nós falharemos. Nós devemos prestar atenção para acreditar no fato de Deus. Esta é a nossa única responsabilidade. Nós podemos comprometer nossa experiência para Deus porque ela é responsabilidade Dele.
A base para uma experiência do Cristão está em Romanos 6:6. Tudo que nós temos a fazer é permitir que o Espírito de Deus nos mostre como nosso homem velho é crucificado. Então nós devemos nos firmar na Palavra de Deus e acreditar que nós estamos mortos para o pecado. Depois disso nós devemos viver como se nós já estivéssemos mortos. Mesmo quando as tentações vierem e nos disserem que nós não morremos, nós devemos ainda acreditar mais no que Deus fez do que em nossos sentimentos e experiência. Se nós fizermos isto, a experiência vai seguir. Nós devemos notar que o fato de Deus não se torna real por fazer isto. Em vez disso nós fazemos isto porque o fato de Deus já é real.
Se nosso velho homem não morreu, nós podemos rezar e pedir a ele para crucificá-lo. Mas se a crucificação é um fato realizado e nós ainda pedimos a Deus para realizá-lo novamente, então não há nada mais para se dizer, exceto que nós estamos inteiramente faltosos em relação à fé. Possamos nós ter mais fé diante de Deus. Eu admito que se eu não tivesse passado pessoalmente através de minha doença nos três anos passados, eu não teria sabido o que é a fé. Em muitos lugares eu vi muitos irmãos queridos. Mas eu raramente tenho visto uma pessoa que acredite em Deus. O que é a fé? A fé está acreditando que seja o que for que Deus diga significa exatamente o que Ele disse. Isto é acreditar que tudo está de acordo com a Palavra de Deus. Deus disse que nosso homem velho está morto. Isto significa que nosso homem velho está morto. Um fato é alto que Deus realizou através de Cristo. Ninguém pode dizer nada mais sobre isto. Deus enviou Seu Filho para realizar tudo para nós e nos disse, através da Bíblia, o que Ele realizou. Agora o que Ele realizou terminou; Deus nada mais pode fazer, e nós nada mais devemos fazer senão aceitar isso diante Dele com um coração humilde e acreditar que Sua Palavra é verdadeira. Possam nossos corações enrijecidos e maldosos de descrença ser removidos de forma que nós recebamos a graça de Deus” (Watchman Nee, The New Covenant, Living Stream ministry, pp. 19-21)”
Fé é acreditar que seja o que for que Deus diga significa exatamente o que Ele disse. Deus disse que nosso homem velho está morto? Esta é a verdade! Deus diz em Romanos 10:9-10 que se alguém confessa com sua boca ao Senhor Jesus e acredita em Seu coração que Deus o fez nascer dos mortos ele será salvo. Bem, então se você fez isso, você não necessita de descobrir se você está salvo ou não. VOCÊ ESTÁ! Isto é um fato! Quando a Palavra de Deus nos diz que aqueles que acreditam que Jesus é o Cristo estes são nascidos de Deus (1 João 5:1 ), isto significa o que é dito! Se você acredita nisto, você é nascido de Deus! Isto é um fato! Aqui estão mais alguns fatos de Efésios 2 desta vez:
Efésios 2:1-10, 19-20
E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus. Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.... Agora, portanto, vocês não são mais estranhos e estrangeiros, mas cidadãos companheiros com os santos e membros da família de Deus, tendo sido construída na fundação dos apóstolos e profetas, Jesus Cristo sendo a base chefe,"
O que está descrito nos versos acima não são promessas ou coisas que nós provavelmente possamos obter. Em contraste estes são simples fatos! Não é verdade que você esteja morto em pecados! ERA verdade! O que É verdade é que embora morto em pecados e transgressões “Deus nos fez vivos juntos com Cristo (pela graça vocês foram salvos), e nos renasceu juntos, fazendo-nos sentar juntos nos locais celestiais em Cristo Jesus". Isto são FATOS. Isto é o que nós somos e onde nós estamos AGORA! Isto não é algo por que você deva chorar! Isto é algo pelo qual você deve agradecer a Deus! Está feito! O mesmo também ocorre para o seguinte: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Você não tem que esperar para ser salvo. Se você acreditar em Jesus e em sua ressurreição VOCÊ ESTÁ SALVO! Você não é mais um estrangeiro! Isto é o que você ERA! Agora você É da família de Deus! Confesse isso! Acredite nisso! O que o demônio deseja é que você nunca saiba quem você É em Cristo. Uma vez que você sabe o que você é em Cristo, o que ele é depois é que você rejeitou isso por não acreditar! Não caia nas presas de nenhum destes. O fato de Deus são as garantias e elas são suas AGORA. VIVA COM ELAS! Conforme disse Watchman Nee: “Nós devemos notar que o fato de Deus não se torna real por fazer isto. Em vez disso nós fazemos isto porque o fato de Deus já é real.” Eles dizem que ver é acreditar. Você viu isso na Palavra de Deus, então acredite! 
Você é o que Deus diz que você é! Nada mais!

Postagens Aleatórias