29 agosto 2019

Genealogias bíblicas sem figuras femininas.

Existem duas genealogias, uma no Evangelho de Mateus (Mt 1,1-17) e outra no Evangelho de Lucas (Lc 3,23-38). Elas aparecem antes do início da vida pública de Jesus. A genealogia é um gênero literário - histórico das pessoas que compõe uma determinada família, como uma espécie de árvore genealógica. As genealogias bíblicas não estão muito preocupadas com as figuras femininas, mas com os descendentes masculinos, pois estes são os progenitores. É muito comum nos relatos bíblicos aparecerem, por exemplo, relatos de que Abraão “gerou” Isaac. Parece estranho para nossa mentalidade ocidental essa valorização da figura masculina na geração dos descendentes, mas para as culturas do Antigo Oriente Próximo fazia todo o sentido. Para eles, o homem lançava a "semente", por meio do sêmen, na terra, o ventre materno. Dentro da mulher encontravam-se as condições necessárias para a “semente” se desenvolver, mas ela já estava “completa” desde que saíra do homem.

Não se tinha noção da união entre espermatozoide e óvulo, tanto que se acreditava que se o homem conseguisse expelir o esperma, ele já era fecundo. Por isso, se após o ato sexual, a mulher não engravidasse, sempre lhe seria imputada a culpa da esterilidade e nunca para o homem. Por isso, que nas antigas genealogias são os homens que aparecem na lista dos antepassados e não as mulheres. O maior exemplo de genealogia da Sagrada Escritura, encontra-se no Primeiro livro de Crônica, no qual quase todos os primeiros nove capítulos são na verdade uma grande genealogia. Se para muitos, ouvir ou ler a leitura da genealogia de Jesus é entediante, pois afinal, “só são nomes, não tem narrativa”, imagine ouvir nove capítulos de listas de nomes? 
Mas as genealogias são realmente apenas listas de nomes? 
Existiria algum interesse por trás deste aparente entediante gênero literário?
Engana-se quem pensa que as genealogias são apenas listas de nomes de ancestrais, pois elas são na verdade pura teologia. Primeiro uma teologia da história, na qual o povo conecta-se aos seus antepassados, criando a consciência de que eles fazem parte das mesmas promessas e bênçãos dos seus patriarcas; também era uma forma de justificar funções, uma vez que as famílias sacerdotais precisavam demonstrar que seus filhos eram descendentes de Arão, irmão de Moisés e primeiro sumo sacerdote; era necessário saber se tal pessoa pertencia a tribo de Judá ou Benjamin, para que pudesse casar-se preferencialmente com alguém de sua própria tribo; ou, quem sebe, um candidato a rei, precisava demonstrar que ele era descendente do rei Davi, apelava-se então para a lista de seus antepassados. Assim, a genealogia ajudava no dia-a-dia das pessoas em todos os setores da vida. Mas a teologia das genealogias poderiam guardar muitas surpresas! Vejamos as genealogias de Mateus e de Lucas. Podemos dizer, ao compará-las, que a de Mateus é "ascendente", ou seja, ela parte do mais antigo ancestral até os mais contemporâneos, no caso, de Abraão até Jesus; a genealogia de Lucas faz justamente o contrário, é "descendente", parte do mais contemporâneo até o mais ancestral, de Jesus até Adão.
Quando pensamos em ancestralidade, podemos dizer que o Evangelho de Lucas é muito mais abrangente ou universal, pois não pensa em Abraão como pai, mas em Adão, assim a atividade de Jesus vai além do povo judeu, mas abrange todo gênero humano. Podemos perceber que havia um interesse teológico nesta abertura, pois se sabe que o Evangelho de Mateus fora escrito para uma comunidade formada por grande maioria de judeus, enquanto o Evangelho de Lucas voltou-se para os estrangeiros (gregos, romanos e tantos outros) que abraçavam a mensagem de Jesus. Lucas precisava ser mais universalista e fazer que aqueles estrangeiros entendessem que faziam também parte do projeto de salvação de Deus, por meio de Jesus. 
Um elemento interessante da genealogia de Mateus é seu caráter gemátrico, ou seja, sua forma numérica. A genealogia de Mateus está organizada em três grupos de 14 nomes: 1) de Abraão até Davi; 2) de Davi até o exílio da Babilônia; e 3) do Exílio da Babilônia até Jesus. Esta organização demonstra que a informação teológica é mais importante que a histórica, uma vez que faltam nomes importantes nesta lista (é só prestar atenção nas grandes genealogias do Primeiro livro de Crônicas). O autor queria chamar atenção ao número “14”, primeiro por que ele é o dobro do número “7”, entendido como o número da perfeição, segundo a tradição judaica. Temos assim uma primeira informação teológica (7+7=14), ou seja, cada geração é parte completa e perfeita do projeto de Deus para se chegar até o messias. Mas há ainda outro elemento relevante: se para Mateus era importante evidenciar o judaísmo, era necessário ligar mais profundamente Jesus com a figura do rei-messias, Davi. Para isso, ele se utilizou da repetição do número 14 (três vezes, para chamar a atenção dos leitores e para lembrar que é um número da esfera das coisas divinas). O número 14 é também uma fórmula cifrada de um nome, pois em hebraico, cada letra do alfabeto tem o seu valor numérico. Assim, para formar 14 com letras hebraicas são necessárias três consoantes: dálet (ד), o váv (ו) e novamente o dálet (ד). O valor numérico do dálet é 4 e o do váv é 6, deste modo, podemos fazer a soma: 4+6+4=14 (dálet + váv + dálet = 14). Estas três letras formam também um nome em hebraico, “דוד” (David = Davi). Assim, podemos entender o modo genial que Mateus pensou para mostrar para a sua comunidade, formada de majoritariamente de judeus, que Jesus era descendente de Davi, que ele estava incluído no projeto divino ligado pela ancestralidade a o rei messias Davi. Parece surpreendente, mas não acaba por aí.
Quando Mateus apresenta a lista de ancestrais de Jesus, ele propositalmente incluiu mulheres, algo que não era comum neste gênero literário. Estas mulheres tiveram um papel importante na história do povo judeu, mas todas elas são envolvidas em problemas de cunho moral. São elas: Tamar, Raabe, a mulher de Urias (Bersabeia) e Maria.
Tamar era uma mulher do clã de Judá. Ela não tinha filhos quando ficara viúva, por isso pediu para Judá, chefe do clã e seu sogro, que lhe desse o direito de ter filhos com o parente mais próximo, ou seja, o irmão do falecido, como ditavam as regras do Oriente. Judá lhe concedeu o direito, mas o seu novo marido também morreria por um castigo divino (segundo o texto, ele se chamava Onã e não queria ter filhos, pois teria que dividir sua herança; por isso ele “lançava seu sêmen por terra”, ou seja, não fecundava sua esposa). Com a morte de Onã, Judá não deixou Tamar se casar novamente. Ela, inconformada, decidiu partir para uma atitude extrema. Se vestiu com roupas de prostituta (elas ficavam em lugares específicos e cobriam o rosto para não serem identificadas). E “por acaso”, quem procurou por seus serviços, sem saber de quem se tratava, foi o próprio Judá, seu sogro. Ele acabou deitando com Tamar e a engravidando. Quando, mais tarde, ela apareceu grávida, conseguiu provar que o pai era Judá, para espanto de todos! E ele mesmo proclamou, diante das circunstâncias, que Tamar era mais justa que ele.
Raabe era de fato uma prostituta que vivia com seus filhos em Canaã no tempo em que o povo hebreu estava se preparando para entrar na terra, depois de 40 anos de caminhada no deserto. Canaã estava habitada e era necessário que espiões hebreus sondassem  a terra para descobrir se era possível vencer uma batalha naquele lugar. Estes espiões acabaram se refugiando e se escondendo na casa de Raabe, e esta, após descobrir o plano deles, pede em troca da proteção, que ela e seus filhos sejam poupados. Assim foi feito!

Rute é uma moabita que acabara entrando repentinamente na vida de Noemi, sua sogra. Noemi veio da cidade de Belém num momento de crise, sem chuva e sem alimentos, com seus filhos e marido. Para sua desgraça, seu esposo morre e seus filhos se casam com moabitas, uma delas é Rute. Mas o destino acabou levando embora também sem filhos, que morrem ainda jovens. Fica Noemi só com suas duas noras. Ao saber que as coisas melhoraram em Belém, ela decide voltar. Rute parte com ela, enquanto a outra nora decide voltar para a casa dos seus pais. As duas mulheres sozinhas e pobres retornam e Rute começa a trabalhar para sustentar a casa. Era tempo de colheita e ela recebeu permissão do dono de um campo de cevada, que era parente de Noemi, para pegar os grãos caídos no chão. Noemi sabe que um parente poderia se casar com Rute. Assim, ela a instrui para“seduzir” Booz, dono do campo, garantido o direito da moça ter um filho e uma descendência. Eles acabam se casado e Rute se torna a bisavó do rei Davi.
Bersabeia era uma mulher bonita, casada com um homem chamado Urias, que pertencia ao exército do rei Davi. Em um momento de guerra, no qual Urias não estava, Davi “leva” Bersabeia para dormir com ele, e acaba por engravidá-la. Para que Urias não descobrisse o adultério, Davi manda buscar Urias da guerra, numa espécie de licença especial de alguns dias. O rei desejava que Urias dormisse com sua esposa e depois assumisse o filho como se fosse dele. Mas Urias teve uma reação muito diferente, ele fica indignado de ser tirado da guerra e de abandonar seus companheiros, decide não ir para casa e ficar nos degraus de entrada da casa de Davi. Ele não se encontra com sua esposa. Desesperado, Davi só vê um caminho: a morte de Urias. Manda que seus soldados o levem de volta para a guerra, e o coloquem no lugar mais perigoso. Urias não poderia mais voltar! Quando Urias morre, Davi toma Bersabeia como esposa. Como castigo, o filho do adultério de Bersabeia e Davi morre. Logo a nova esposa de Davi engravida e dá a luz a um menino que levará o nome de “Salomão”. Ele não é o herdeiro do trono, mas Bersabeia fará de tudo para que o seu filho seja o sucessor legítimo do trono. E ela consegue!
Maria está junto com todas essas mulheres envolvidas por "escândalos" morais significativos, pois ela também acaba se envolvendo em um: ela fica grávida antes do seu casamento. Esse acontecimento faz com que Maria se ligue às mulheres da genealogia de Jesus, mas não só isto. Todas essas mulheres lutaram incansavelmente pelo direito de possuir uma descendência, de deixar a sua história para a posteridade. Elas, agindo moralmente ou não, buscaram dentro de sua própria realidade o direito de serem mães e de garantirem a vida de seus descendentes. Com Maria não foi diferente, ela se casou com José, que aceitou adotar seu filho, e, ambos, lutaram contra as forças maléficas que queriam acabar com a vida daquela criança.
A genealogia (de Mateus ou a de Lucas), como podemos perceber agora, não é só uma lista de nomes, mas um reflexão com grande riqueza de temas que se entrelaçam com a teologia, história e a cultura bíblica. A genealogia de Jesus nos apresenta sinais, números, além de tudo, mulheres que burlaram os conceitos morais de sua cultura para seguir a voz do seu coração e com isso, mesmo nos altos e baixos da história, colaboraram para que a descendência de Abraão chegasse até Jesus, o messias. Este messias se inseriu nesta história tão humana e tão real, não num mundo idílico de heróis e gente perfeita. Foi na verdadeira história humana que Deus desejou entrar e se fazer presente, dentro da fragilidade humana. A mensagem das genealogias parece que pode ser resumida assim: mesmo quando o ser humano erra, Deus acaba dando um jeito de acertar as coisas! Pode acreditar, estamos no caminho certo, não tenha medo!  Deus os Abençoe !
Eu li esse texto amei pois está correto . Escrito pelo Professor Antonio Marcos Blog do Professor António Marcos.

Postagens Aleatórias