Autoria
A
igreja primitiva e os pais da igreja defenderam, desde os primórdios,
a autoria paulina desta primeira carta aos tessalonicenses. Desde o
ano 140 d.C., quando Marcião registrou em sua obra o fato de Paulo
ter escrito à Igreja em Tessalônica, em sua estada em Corinto, até
hoje, não houve muitas divergências quanto à autoria dessa carta,
que é considerada, ao lado de Gálatas, a mais antiga epístola
canônica de Paulo. Paulo, Silas e Timóteo chegaram pela primeira
vez à cidade portuária de Tessalônica, durante a segunda grande
viagem missionária (At 17.1-14). Depois de Filipos, foi Tessalônica
o segundo lugar a onde o Evangelho chegou no continente europeu. Pelo
fato de a mensagem e a pregação do apóstolo de Cristo ter
contribuído para o esvaziamento da sinagoga da cidade, os judeus
passaram a acusar Jasom, o hospedeiro de Paulo, de estar abrigando
traidores de César. Os governantes de Tessalônica usaram Jasom como
refém para exigir que Paulo e seus discípulos se retirassem da
cidade. Assim que chegaram a Atenas, Paulo enviou Timóteo de volta
a Tessalônica a fim de animar os crentes fiéis e enviar-lhe um
relatório sobre o estado geral dos cristãos tessalonicenses (1ªTs
3.1-5). Mais tarde, Timóteo se encontrou com Paulo em Corinto, onde
foram escritas as duas cartas à Igreja
em Tessalônica (3.6).Tudo
indica que Paulo passou pouco tempo junto aos
tessalonicenses nessa viagem. Alguns estudiosos afirmam que esse
tempo não excedeu a um mês, pois somente três sábados são
mencionados
no livro de Atos dos apóstolos (At 17.2). Todavia, por causa do
grande número de gentios, com certeza, o ministério de Paulo
foi muito mais extenso naquele momento histórico (1ªTs
1.9).O relatório do jovem líder e fiel missionário Timóteo
tranquilizou
o coração do pai espiritual dos tessalonicenses, e lhe deu muitas
razões para glorificar o nome do Senhor pela condição de boa saúde
espiritual que a Igreja em Tessalônica demonstrava, apesar das
perseguições e das pressões seculares e pagãs que rondavam a
comunidade daqueles crentes.
Propósitos
A
Igreja em Tessalônica foi fundada pelo apóstolo Paulo em sua
segunda grande viagem missionária, e compunha-se de convertidos
dentre os judeus e muitos gentios vindos do mais absoluto paganismo,
entre os quais vários gregos, homens e mulheres da nobreza
local (At 17.4).Considerando que Paulo tinha sido obrigado a partir
abruptamente de Tessalônica (At 17.5-10), é fácil entender o
quanto muitos novos crentes ficaram desnorteados (1.9). Portanto, o
alvo principal do apóstolo nessa carta foi proporcionar
encorajamento, especialmente a esses novos convertidos vindos do
paganismo, a fim de que se mantivessem fiéis, mesmo em meio às
mais severas provações e perseguições (3.3-5). Além disso, Paulo
se preocupa em oferecer à Igreja uma boa instrução sobre como
viver um estilo de vida piedoso (4.1-8), servindo diariamente ao
Senhor com um coração sincero e dedicado (4.11,12). Paulo ainda é
categórico quanto à salvação e o futuro eterno dos cristãos que
morrem antes da segunda vinda gloriosa de Jesus Cristo (4.13,15). Por
isso, Paulo dá ênfase à doutrina das últimas coisas
(escatologia), e finaliza cada capítulo de 1
Tessalonicenses com uma referência clara a esse retorno do Senhor.
No capítulo 4, o apóstolo é ainda mais esclarecedora esse respeito
(1.9,10; 2.19,20; 3.13; 4.13-18; 5.23,24). As duas epístolas aos
tessalonicenses são também chamadas de “as cartas escatológicas”
de Paulo. As passagens-chave da primeira carta se referem ao
arrebatamento da Igreja (4.13-18) e ao Dia do Senhor (5.11).
Data
da primeira publicação
A
grande importância das cartas aos tessalonicenses não reside
apenas no fato de figurarem entre as primeiras epístolas
canônicas de autoria do apóstolo do Senhor e revelarem muito da sua
vida e obra junto à Igreja, mas por conterem informações preciosas
e seguras sobre o glorioso retorno de Cristo.Paulo produziu sua
primeira missiva à Igreja em, Tessalônica, no ano 51 d.C. A
arqueologia moderna descobriu sólida confirmação dessa data ao
encontrar o registro desse fato numa inscrição escavada na cidade
de Delfos, na Grécia, que data o proconsulado de Gálio entre
os anos de 51 e 52d.C. e, assim, coloca na mesma data a
presença de Paulo em Corinto (At 18.12-17).
Esboço
geral de 1ª
Tessalonicenses
1. Ação
de graças pelos cristãos em Tessalônica (1.2-4)
2. Provas
da revelação e conversão a Cristo (1.5-10)
3. Paulo
reafirma o caráter do seu ministério (2.1-12)
A.
A sinceridade de seus motivos mais íntimos (2.1-6)
B.
A pureza de suas emoções (2.7,8)
C.
A fidelidade de sua vida (2.9-12)
4. A
recepção por parte da Igreja em Tessalônica (2.13-16)
A.
A recepção da Palavra de Deus (2.13)
B.
A perseguição por causa da Palavra (2.14-16)
5. Relacionamento
de Paulo com a Igreja (2.17 – 3.13)
A.
Os objetivos do apóstolo (2.17,18)
B.
A missão do jovem líder Timóteo (3.1-10)
C.
Oração pelo encontro com os irmãos (3.11-13)
6. Encorajamentos
de Paulo aos tessalonicenses (4.1 – 5.22)
A.
Quanto a uma vida bonita em Cristo (4.1-4)
B.
O perigo de uma fé volúvel e impura (4.5-8)
C.
A bênção de amar aos irmãos (4.9-12)
D.
As consolações destinadas aos crentes (4.13-18)
E.
O Dia do Senhor (5.1 11)
F. Como
deve caminhar a Igreja (5.12-22)
7. Oração
final, saudações e bênção apostólica (5.23-28).