2ª João

Autoria
O apóstolo João é reconhecidamente, desde os primórdios da Igreja, o autor de 1, 2 e 3 João,assim como do Evangelho que leva seu nome e do livro de Apocalipse.
Propósitos
O principal objetivo desta segunda carta circular de João às igrejas da Ásia Menor (que o texto parece sugerir figuradamente ao referir-se à “senhora eleita” – 1.1) é encorajar e oferecer subsídios teológicos para que os cristãos andem submissos aos mandamentos de Jesus Cristo e não se deixem seduzir pela retórica e prédicas dos precursores do gnosticismo que estavam se infiltrando nas comunidades cristãs da época. Nos dois primeiros séculos da Igreja, a mensagem do Evangelho era levada de cidade em cidade pelos evangelistas cristãos que se sentiam movidos pelo Espírito Santo; eles eram abençoados e enviados por suas lideranças locais com essa missão. Dessa prática, surgiu o costume dos cristãos abrigarem missionários e pregadores itinerantes em suas casas e lhes proporcionarem todo o conforto e suprimento possível em nome do Senhor, haja vista que os verdadeiros cristãos nada cobravam nem solicitavam, apenas recebiam de bom grado o que lhes era ofertado. Entretanto, os doutrinadores gnósticos por se acharem mestres de grande saber e honra, além de estabelecerem um preço para suas jornadas, ainda extorquiam o que podiam dos incautos (3Jo 5). João se preocupa também em encorajar a prática do acolhimento generoso aos missionários da Palavra e com a imediata e clara rejeição aos falsos mestres e s suas heresias.
Data da primeira publicação
Essa carta foi escrita não muito tempo depois da primeira epístola de João, por volta do ano 90 d.C.
Esboço geral de 2ª João
1. A Igreja deve andar na verdade e no amor de Cristo (v.1-6) 
A. Saudação apostólica e ação de graças (v.1-3)
B. O verdadeiro discipulado cristão (v.4)
C. Encorajamento ao amor e à obediência (v.5,6)
2.Como procedem os falsos discípulos e mestres (v.7-11) 
A. Os enganadores não vivem segundo Cristo (v.7-9)
B. Os falsos crentes pregam falsas doutrinas (v.10,11).
C.Saudações finais dos irmãos em Cristo (v.12,13)

NOVO TESTAMENTO

Quem caminha com Cristo, deve fazer a leitura do N.T. conforme a sequência que se segue, sem leitura orientada, a fim de que cada um, de si mesmo, verifique o significado do Evangelho sem as leituras pré-condicionantes aprendidas na religião. É preciso aprender a olhar as Escrituras a partir do Evangelho.

O EVANGELHO É A BOA NOVA


O Evangelho é a Boa Nova. O Evangelho é a certeza de que Deus se reconciliou com o mundo, em Cristo; e que agora os homens podem se desamedrontar, pois foi destruído aquele que tem o poder da morte — a saber: o diabo —; bem como foram libertos aqueles que estavam sujeitos à escravidão do medo da morte por toda a vida. Quem crer está livre, e pronto para começar a andar na paz”.

☛ QUERIDOS SEGUIDORES

☛QUERIDOS SEGUIDORES DO GOOGLE+

☛ Comentários Recentes

Minha lista de blogs