19 março 2015

Deus criou os animais

Gênesis 1:20-25 


Pela segunda vez é usada a palavra criou - que significa fazer algo completamente novo. No quinto dia Deus criou animais que vivem na água, como peixes, moluscos, répteis, bem como os animais voadores como pássaros, insetos, etc., segundo suas espécies; no dia seguinte criou animais domésticos, outros répteis e animais selvagens, segundo as suas espécies. Seres viventes. O original desta frase, néfesh jayyah, faz uma clara distinção entre os animais e a vegetação criada dois dias antes. É verdade que as plantas têm vida como os animais e cumprem certas funções que se assemelham às dos animais, mas permanece o fato de que existe uma diferença marcada entre o mundo vegetal e o animal. Os animais possuem órgãos que lhes permitem tomar decisões, mover-se em procura de alimento e sentir dor, gozo ou pesar, em maior ou menor grau.

Portanto, podem ser chamados "seres viventes" expressão que não tem uma aplicação tão específica para as plantas. Como no caso das plantas criadas no terceiro dia, declara-se que tanto os peixes como as aves foram criadas "segundo seu gênero". 
Isto explicitamente indica que as distintas classes de animais que vemos começaram na criação e não através de um processo de evolução como o sustentam os evolucionistas. A terra deve ficou muito agradável aos olhos do Criador quando a contemplou ao final do quinto dia. Pois agora ela não só tinha verdejantes colinas, resplandecentes correntes de água e lagos azuis, como também seres viventes que se moviam, nadavam e voavam dando a este mundo, por primeira vez, a qualidade de vida que não tinha possuído antes.

As grandiosas obras de Deus realizadas nos primeiros dias foram certamente admiráveis, mas a natureza recebeu seu ornamento no dia quinto. Sem a vegetação criada no terceiro dia, o mundo teria oferecido uma aparência muito pouco atraente.Menos atraente ficaria sem a alegria dos seres viventes que povoavam a terra. Cada um desses seres, pequenos ou grandes, ensinam-nos uma grande lição acerca da maravilhosa maestria do grande Deus, a quem devemos adoração como ao autor e preservador de toda forma de vida. A obra do quinto dia não só foi declarada boa pelo Criador como também recebeu uma bênção que não foi dada nem aos produtos inanimados da criação de Deus nem às plantas. Esta bênção enfoca em sua propagação e aumento -"frutificai e multiplicai-vos"- Viu Deus que era bom. O breve relato da criação de todos os animais terrestres termina com a acostumada palavra de aprovação, e o autor passa imediatamente ao relato da criação do homem, com a que culmina a obra da criação.

Deus seja louvado! 

16 março 2015

Esse é Deus !


Isaías capitulo 58
1 -O SENHOR Deus diz: “Grite com toda a força, sem parar! Grite alto, como se você fosse trombeta! Anuncie ao meu povo, os descendentes de Jacó, os seus pecados e as suas maldades.
2- De fato, eles me adoram todos os dias e dizem que querem saber qual é a minha vontade, como se fossem um povo que faz o que é direito e que não desobedece às minhas leis. Pedem que eu lhes dê leis justas e estão sempre prontos para me adorar.”
3 -O povo pergunta a Deus: “Que adianta jejuar, se tu nem notas? Por que passar fome, se não te importas com isso?” O SENHOR responde: “A verdade é que nos dias de jejum vocês cuidam dos seus negócios e exploram os seus empregados.
4- Vocês passam os dias de jejum discutindo e brigando e chegam até a bater uns nos outros. Será que vocês pensam que, quando jejuam assim, eu vou ouvir as suas orações?
5 -O que é que eu quero que vocês façam nos dias de jejum? Será que desejo que passem fome, que se curvem como um bambu, que vistam roupa feita de pano grosseiro e se deitem em cima de cinzas? É isso o que vocês chamam de jejum? Acham que um dia de jejum assim me agrada?
6- “Não! Não é esse o jejum que eu quero. Eu quero que soltem aqueles que foram presos injustamente, que tirem de cima deles o peso que os faz sofrer, que ponham em liberdade os que estão sendo oprimidos, que acabem com todo tipo de escravidão.
7- O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que deem roupas aos que não têm e que nunca deixem de socorrer os seus parentes.
8- “Então a luz da minha salvação brilhará como o sol, e logo vocês todos ficarão curados. O seu Salvador os guiará, e a presença do SENHOR Deus os protegerá por todos os lados.
9- Quando vocês gritarem pedindo socorro, eu os atenderei; pedirão a minha ajuda, e eu direi: ‘Estou aqui!’ “Se acabarem com todo tipo de exploração, com todas as ameaças e xingamentos;
10- se derem de comer aos famintos e socorrerem os necessitados, a luz da minha salvação brilhará, e a escuridão em que vocês vivem ficará igual à luz do meio-dia.
11- Eu, o SENHOR, sempre os guiarei; até mesmo no deserto, eu lhes darei de comer e farei com que fiquem sãos e fortes. Vocês serão como um jardim bem regado, como uma fonte de onde não pára de correr água.
12- Em cima dos alicerces antigos, vocês reconstruirão cidades que tinham sido arrasadas. Vocês serão conhecidos como o povo que levantou muralhas de novo, que construiu novamente casas que tinham caído.”
13- O SENHOR Deus diz: “Obedeçam às leis a respeito do sábado; não cuidem dos seus próprios negócios no dia que para mim é sagrado. Considerem o sábado como um dia de festa, o dia santo do SENHOR, que deve ser respeitado. Guardem o sábado, descansando em vez de trabalhar; não cuidem dos seus negócios, nem fiquem conversando à toa.
14- Se me obedecerem, eu serei uma fonte de alegria para vocês e farei com que vençam todas as dificuldades; e vocês serão felizes na terra que eu dei ao seu antepassado Jacó. Eu, o SENHOR, falei.”
Amém.

Postagens Aleatórias