01 abril 2010

A VERDADEIRA PASCOA.





ORIGENS DA FESTA DA PÁSCOA

A festa da páscoa tem origem numa tradição judaica, muito antes da vinda de Cristo. Era uma festa que recordava momentos significativos do povo hebreu (judeu). Inicialmente começou com a cerimônia das primícias, apresentava-se a Deus o primeiro feixe da colheita ( Lv 23, 9-14).Outro momento significativo é a páscoa da libertação, que é a passagem do Senhor (Ex. 12,11), passagem de Deus na figura do anjo exterminador que passou, adiante, ao ver o sangue do cordeiro sobre os umbrais das portas das casas habitadas. Páscoa neste sentido significa a libertação do povo na situação de morte entre o mar vermelho e o exército inimigo. O terceiro momento era o rito da imolação do cordeiro e a atitude de comer pães ázimos que recordava o grande acontecimento da libertação no Egito e da aliança no Sinai, bem como a entrada na terra prometida.

SÍMBOLOS E ESPERANÇA

A páscoa de Cristo tem um significado profundo, apesar da correspondência com alguns símbolos da páscoa judaica: como Ele ressurgiu três dias após sua morte, todos ressurgirão para a vida eterna. E a páscoa para os cristãos é a festa da esperança na vida eterna. Temos os símbolos cristãos que evocam um novo desabrochar da vida, uma passagem da morte para a vida, através da ressurreição. Mas Jesus instituiu a nova ceia, Pão e Vinho representando A nova Aliança ( Mt 26).


SEXTA FEIRA DA PAIXÃO QUAL O SIGNIFICADO?

O dia para o Judeu começa quando o sol nasce e termina quando ele se põe. Morreu na sexta-feira durante o dia antes do por do sol = 1 dia No sábado, como todo bom Judeu que respeita a lei de YHWH ele descansou = + 1 dia. No domingo após o nascer do sol, começava-se a contar mais um dia, o terceiro no caso. Tiveram pressa de matá-lo antes do por do sol, caso contrário entrariam no período de festas e seriam impedidos. Curiosidades : Dizer nascer do sol e por do sol é uma ideia pagã religiosa do tempo em que se acreditava que o Sol era um deus que nascia, morria e ressuscitava no outro dia. Jesus com uma auréola na cabeça, representa o sol tal qual outros mitos pagãos daquela época. A páscoa era comemorada muito tempo antes dos judeus, pois é na origem uma festa do hemisfério norte pelo início da Primavera quando as plantas "mortas" no inverno, ressurgem na primavera. A páscoa é o primeiro domingo de lua cheia após o dia que inicia a Primavera no hemisfério norte. Outros deuses antes de Jesus já tinham festas no mesmo período para que os agricultores tivessem uma boa produção e para que as mesas fossem fartas de alimentos. Em outras palavras, Jesus é comemorado como qualquer outro deus pagão que morreu e ressuscitou no início da Primavera.

PAIXÃO- Vem do latim apassione, sofrimento, sentimento excessivo, amor ardente, afeto violento,sofrimento intenso e prolongado.


Sexta da Paixão significa: Celebração- Re- lembrança- Memorial.

A PASCOA DE JESUS

É uma festa Cristã que celebra a ressurreição de Jesus, ressurreição do amor da honestidade , sinceridade ,amizade sincera e vontade de ser de ser como Ele. Portanto não tem nenhuma ligação com chocolate, com ovos de pascoa, a pascoa não tem ovos. Uma festa Cristã como essa é comercializada pelos comerciantes muitos cristãos e também quanto as compradores muitos se dizem evangélicos e a a distribuição de tais ovos em pleno templo. Foi por isso que Jesus morreu para comemorarmos com ovos e peixe? Que Deus perdoe a tais lideres.

Paz em Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário é importante para nós.

Postagens Aleatórias