15 janeiro 2013

FERMENTO SÍMBOLO DO MAL


O Fermento sempre foi o símbolo do mal(Gn 19.3;Êx 12.8;15-20).

O Novo Testamento explica o sentido simbólico.É malicia e perversidade contrastada com sinceridade e verdade (1ª Co 5.6-8). É uma doutrina (Mt 16.12)nas suas três formas de farisaísmo, saduceísmo e herodianismo (Mt 6.6 ;Mc 8.15) O Fermento dos fariseus era a exterioridade na religião (MT 22.14); os dos saduceus, ceticismo do sobrenatural das Escrituras (Mt 22.23-29); os dos herodianos, o mundanismo- um partido político entre os judeus (Mt 22.16-21). O emprego da palavra em Mateus 13.33, simboliza um sistema de doutrina que havia de caracterizar a massa,permeando-a em toda a parte. O que Jesus viu nisso tudo? Viu uma fé falsa e uma vida espiritual falsa, aponto de nos Evangelhos, Nosso Senhor Jesus Cristo atacou com extrema energia os escribas, os doutores da Lei e os fariseus,(que eram lideres religiosos) lançando contra eles oito maldições solenes, que se opõem às oito bem-aventuranças. Foi uma luta a cerrada que culminou no calvário. Sabe por que Jesus se irritou tanto? Porque eles não queriam a verdade, nem Deus ,se ligavam sempre com a corrupção da própria doutrina do qual muitos eram rabis e doutores das leis do Antigo Testamento. A parábola do fermento constitui um aviso que a verdadeira doutrina (a farinha) dada ara o sustento dos filhos do Reino(Mt 4.4;1ªTm 4.6;1ªPe 2.2)será misturada com doutrina corrupta e falsa, e isso oficialmente, pela própria igreja. A igreja com Tal pratica é descrita na Bíblia como apostata.

Aplicação:


FARINHA: 


Naquela época era muito importante como alimento. Simboliza a Escritura Sagrada que é o alimento dos filhos de Deus, e deve ser ensinada e pregada sem acréscimos (fermento) falsas doutrinas. 

O FERMENTO: 

A natureza do fermento, tanto literal quanto figurativamente, aumenta o tamanho de algo. A aparência é feita maior, aparecendo melhor e mais valioso. Todavia, o aumento que o fermento faz em algo não é um aumento de substância. A massa não está acrescentada. Se pesássemos a massa do pão antes de ser fermentada e anotássemos o peso, e, depois de ser fermentada, a massa fosse pesada novamente, creio eu, o peso do pão fermentado seria muito semelhante ao peso da massa antes de adicionar o fermento. O fermento faz que a massa enche-se, mas não com substância. O efeito do fermento no pão é que simboliza a Palavra de Deus não é bom como qualidade para-nos os Cristãos.

Qual foi a causa maior de tamanhas desgraças políticas e religiosas no Antigo Testamento e hoje ? 


No livro do profeta Ezequiel se encontra a resposta a essa questão. Lá se lê que o próprio Deus mostrou ao profeta Ezequiel a razão da destruição de Jerusalém e do Templo de Deus: a idolatria a que secretamente entregaram os sacerdotes de Deus. Enquanto no Templo e publicamente eles diziam adorar o Criador do céu e da terra, nas trevas, secretamente, eles adoravam os ídolos do Egito. No capítulo 8 do livro de Ezequiel há uma descrição muito viva e curiosíssima desse culto secreto: Deus ordena ao profeta que raspe uma parede, e, quando ele o faz, aparece uma porta oculta. Deus e o profeta entram por ela e chegam a um local escondido, onde os sacerdotes do Altíssimo e os Anciãos da casa de Israel estavam adorando os ídolos. Hoje lideres religiosos fermentam a massa com CULTOS SHOWS, mais sem substância – cantores gospel com louvores recheados de heresias do qual alguns vendidos a gravadora som livre da rede globo, por isso participam de programas da mesma -teologia da prosperidade ( que não é teologia) a maioria são adeptos da maçonaria e de mamom- dinheiro,envolvidos com o Congresso, Senado e até o Palácio do Presidente do Brasil. 

Onde está o povo de Deus, como tem se comportado diante desses fatos?


Os fiéis comem da massa fermentada, e pensam estar servindo a Deus, e quando pregamos a verdade nas redes sociais ou denunciamos as falcatruas de certos lideres somos maltratados com desprezo. Dois lideres de uma denominação saíram do país com dólares , foram presos nos Estados Unidos, e os discípulos desses fizeram vigílias aqui no Brasil e a desculpa esfarrapadas que deram em vez de confessarem foi a de que sofreram perseguição. Esses mesmos alugaram galpões para cultos de campanhas –mamom e não pagaram os aluguéis e alguns proprietários desses galpões morreram sem receber e alguns de enfarto por tristeza confiaram em tais lideres. Depois casaram sua filha na ilha de caras e pagaram o bufe com cheque sem fundos. Onde está à justiça dos discípulos de Jesus ? Os que são discípulos de Jesus tem justiça sim! Mas os que pertencem a essas comunidades (ou denominações) não estão isentos de responsabilidade diante de Deus. Disse Jesus: Bem aventurado os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos" Mateus 5:6 

Termino com as palavras de Jesus: 

Evangelho de João capitulo 15: 1-6


1- Jesus disse: – Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador.


2 Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda.

3- Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado.

4- Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo.

5 – Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada.

6- Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados.


Bíblia explicada
Bíblia na linguagem de hoje
Revista Veja 
Revista Época

Postagens Aleatórias