Autoria
Lucas
o médico de homens e almas; o médico amado, como ficou conhecido
(Cl 4.14). Irineu, um dos pais da Igreja, já citava o Evangelho
Segundo Lucas em suas obras, por volta do ano 180 d.c.
Lucas,
grande amigo e companheiro de ministério do apóstolo Paulo (2ª Tm
4.11; Fm 24), é o único autor gentio do Novo Testamento . Embora
não tenha sido testemunha ocular da vida de Jesus Cristo, andou com
Deus, cheio do Espirito Santo, o qual o inspirou a escrever este
Evangelho e o livro de Atos e a servir como missionário até sua
morte. Lucas nos informa que seu trabalho foi beneficiado pela obra
de outros (Lc 1.1), que ele consultou várias testemunhas oculares(Lc
1.2), e que selecionou e dispôs as informações com extremo
cuidado, sob a direção do Espirito Santo(Lc 1.3), a fim de instruir
Teófilo quanto á fidedignidade da fé em Jesus Cristo(Lc 1.4).
Propósitos
O
Evangelho Segundo Lucas é especificamente endereçado a Teófilo,
cujo nome significa “aquele que amam a Deus e desejam saber a
verdade sobre Jesus Cristo, Seu Filho, nosso Salvador. Lucas trata
Teófilo por “excelentíssimo” o que reforça a ideia de que esse
livro tinha como principal objetivo um leitor em especial: Teófilo,
um alto oficial do Império romano que, segundo historiadores
renomados, desejoso de conhecer a verdade, patrocinou Lucas nesse
projeto e investigação acurada de todos os fatos concernentes à
vida e obra de Jesus Cristo; cujo ensino já invadia Roma,
convertendo multidões. Na mesma época surgiram vários relatórios
falsos sobre Jesus e, tanto Teófilo, o Evangelho Segundo Lucas se
inicia para todos os gentios. O autor revela interesse especial por
detalhes médicos ( Lc 4.38; 7.15; 8.55;14.2; 18.35;22.50).Há grande
ênfase nos acontecimentos relacionados ao nascimento de Cristo.
Curiosamente, somente Lucas registra:
-
A anunciação a Zacarias e Maria;
-
Os cânticos de Isabel e Maria;
-
O nascimento e a infância de João Batista;
-
O nascimento de Jesus;
-
A visita dos pastores;
-
A circuncisão de Jesus ;
-
Sua apresentação no Templo;
-
Detalhes da infância de Jesus;
-
Pensamentos íntimos de Maria, mãe de Jesus.
Lucas
demostra grande interesse por fatos que se deram com indivíduos :
-
Os relatos de Zaqueu (Lc 19.1-10);
-
Do ladrão que se arrependeu (32.39-43);
-
A parábola do filho perdulário(23.29-43);
-
A história do bom samaritano(Lc 10.29-37);
-
O ex-leproso agradecido (Lc 17.11-19).
Lucas
ainda dá especial atenção à disciplina espiritual da oração (Lc
3.21; 5.16; 6.12; 9.18,28-29; 10.21; 11.1; 22.39-46;23.34,46). O
Evangelho Segundo Lucas dá grande destaque ás mulheres, algo
incomum na época ( Veja os capítulos 1,2, 7.11-17, 36-50; 8.1-3;
10.38-42,21.1-4; 23.27-31,49) O livro apresenta quatro belos
cânticos, conhecidos como: a Canção de Maria ou Canto de Maria (Lc
1.46-55), a Canção de Zacarias (Lc 1.67-79), o Glória a Deus nas
Alturas (Lc 2.14) Cântico de Simeão(2.29-32). Lucas ainda reflete
sobre o contraste da pobreza em relação á riqueza(1.52-53;4,16-22;
6.20,24-25; 12.13-21; 14; 16.19-31).
Este
é o Evangelho do misericordioso Filho de Deus que oferece Salvação
a toda humanidade(19.10)
Data
da Primeira Publicação
Considerando
que os últimos capítulos do livro de Atos mostram Paulo em Roma, e
que o Evangelho Segundo Lucas foi publicado antes de Atos (At 1.1),
podemos concluir que este Evangelho foi escrito entre os anos 50 e 64
d.c., em Cesareia, durante os dois anos em que Paulo esteve preso ali
por pregar a Palavra de Deus(At 24.27). Lucas tinha completo domínio
da língua grega da época. Seu vocabulário é amplo e rico, e seu
estilo, algumas vezes se aproxima do grego clássico, como ocorre
logo no prefácio (Lc 1.1-40), ao passo que em outras ocasiões
assume um tom bem semítico ( Relativo ou pertencente aos Semitas) Lc
1.5-2,52,assemelhando-se á Septuaginta (tradução do Antigo
Testamento para a língua grega). Seu vocabulário é sensível á
cultura e geográfica de cada lugar sobre o qual narra fatos
passados. Por exemplo, quando Lucas se refere a Pedro num contexto
judaico, emprega uma linguagem mais semítica que nos momentos em que
descreve Paulo, num contexto helenístico(grego).
Bíblia
King James Atualizada