O
Rei mítico Midas amava o ouro...; e desejava que tudo o que ele
tocasse virasse ouro...; e, assim, pediu aos deuses que o
atendessem... Foi atendido!... Então, distraído em razão de pensar
que o poder apenas se aplicaria a objetos e a coisas... — beijou
sua filha e ela virou ouro...
Depois
do desespero foi tentar comer e beber, mas a comida virou ouro e o
vinho também...Desse
modo Midas aprendeu que a vida não é feita de ouro, e também que
aquilo a que damos mais valor natural na existência..., nada tem a
ver com ouro.Midas
amava o ouro, e queria que tudo que ele tocasse virasse ouro...E
você? Qual
é o seu sonho mágico? Quando
o sonho de ambição encontra o poder do milagre ou do sobrenatural,
então, nascem os “Midas” existenciais...A
tal da Teologia da Prosperidade nada mais é do que o desejo de Midas
feito "piedade" e "confissão de fé positiva";
como se houvesse "fé negativa" no Evangelho...Assim,
todos o que dela [da Teologia de Midas] se servem ou por ela vivam,
sim, todos, sem exceção, tornar-se-ão gente que experimentará a
maldição de Midas: conseguirão..., mas perderão as suas almas...Quando
o coração do homem é de “Midas”, tudo o que ele ama se tornará objeto e se tornará apenas coberto de ouro, mas sem vida
dentro...Você
quer a benção de Midas?...Sim,
pois Midas deveria ser o Muso da Teologia da Prosperidade!...Bem,
querendo ou não que seja..., no entanto, todo aquele que ama o
dinheiro já se tornou filho da maldição de Midas; e caso tudo o
que ele toque não vire caca, certamente se tornará em ouro, mas à
custa do que seja vida.
Acerca
disso Paulo disse:
Grande
é o ganho da piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para
este mundo, e é sabido que nada podemos levar dele. Tendo,
porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso
contentes.Digo
isto porque os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e
em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens
na perdição e ruína. Porque
o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa
cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com
muitas dores. Tu,
pois, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a
piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Manda
aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança
na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá
todas as coisas para delas gozarmos... Dize a eles que façam bem,
que se tornem ricos de boas obras, que repartam de boa mente, e sejam
comunicáveis; que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o
futuro, para que possam alcançar a vida eterna. Esta
é a Palavra de Deus a todos os que pela Tentação da Prosperidade
[embora se chame de Teologia da Prosperidade] se tornaram ungidos com
a desgraça de Midas! A
quem ama o dinheiro se diz:... os que querem ser ricos caem em
tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e
nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o
amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa
cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com
muitas dores. Aos
que já têm mais do que o normal para a vida [...tendo, porém,
sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.]se
diz: Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a
esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente
nos dá todas as coisas para delas gozarmos... Dize a eles que façam
bem, que se tornem ricos de boas obras, que repartam de boa mente, e
sejam comunicáveis; que entesourem para si mesmos um bom fundamento
para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna.
Assim,
se você não tem, não busque ter como forma de afirmação na vida.
E se você tem, então, creia: a única maneira de você manter seu
coração afastado do senhorio do dinheiro ou do poder com o qual ele
nos escraviza, é segundo a vereda do Administrador Infiel [Lucas
16], o qual fez do dinheiro de origem iníqua o melhor que pôde.
Ou
seja: o que salva alguém do Feitiço de Midas e do Dinheiro ou do
amor a ele... — é justamente usá-lo contra a noção avara de
“economia como segurança para o futuro”.
Por
isto Paulo diz [e eu mais uma vez repito]: Manda que não sejam
orgulhosos; que não confiem no dinheiro; que se tornem ricos de boas
obras, que repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; que
entesourem para si mesmos ‘um bom fundamento para o futuro’, para
que possam alcançar a vida eterna. Esta
é a Palavra; e ela é digna de toda aceitação!
A
Paz de Cristo no coração de todos