Qual o significado e função da Arca da Aliança?
No
Antigo Testamento a Arca é citada cerca de duzentas vezes com pelo
menos vinte e duas designações diferentes. Diante disso, a Arca da
Aliança perece ter servido a várias funções ao longo do tempo.
Sem dúvida, dentre todas as funções, duas se destacam como sendo
as principais e fundamentais para todas as outras.
-
A
Arca da Aliança era o símbolo da presença de Deus no meio do seu
povo.
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A
Arca servia como local de armazenagem para as duas tábuas da Lei,
que eram os mandamentos prescritos na aliança do Sinai. Daí o vem
o nome “Arca do Testemunho” (Êx 25:16; Nm 4:5; Js 4:16). A Arca
também guardava o vaso de maná e a vara de Arão (Rb 9:4,5).
Partindo
desses dois conceitos básicos, podemos ver a Arca sendo considerada
como o trono de Deus (1Sm 4:4; 2Sm 6:2); servindo como um guia para o
povo de Israel no deserto (Nm 10:33-36); como um tipo de paládio de
guerra, tendo muita ênfase na história da conquista de Jericó (Js
6), além de ter desempenhado um papel muito importante na travessia
do Jordão (Js 3:4).
No
tempo dos Juízes, a Arca foi levada para Silo (1Sm 1:3; 3:3), tendo
já passado por Gilgal e Betel (Jz 2:1; 20:27). Ela permaneceu em
Silo até ser capturada pelos filisteus. Em 1 Samuel 4:11, temos a
descrição dessa captura no campo de batalha em Ebenezer, e o
terrível pesar que abateu os israelitas, a qual pode ser entendido
perfeitamente com a expressão “foi-se a glória de Israel”. O
povo de Israel foi culpado por tal derrota e pela captura da arca por
parte dos filisteus, entretanto, na ocasião, a Arca causou grandes
problemas aos filisteus (1Sm 5). Após sete meses de pragas, os
filisteus devolveram a Arca para Quiriate-Jearim, onde ficou por
aproximadamente vinte anos (2Sm 5; 7:2)
Quando
Davi subiu ao trono, ele estabeleceu que Jerusalém seria a capital
política e religiosa da nação de Israel, levando para lá a Arca
da Aliança. Ela ficou instalada numa tenda em Jerusalém (2Sm 6) e,
posteriormente, quando Salomão construiu o Templo, a Arca ficou
abrigada nele (1Rs 6:19; 8:1-9). Sabemos também que a Arca foi
reposta no santuário durante as reformas de Josias (2Cr 35:3). O
Profeta Jeremias também profetizou sobre um tempo em que a Arca não
seria mais utilizada, pois Jerusalém deveria ser chamada de trono de
Deus (Jr 3:16). Após essas referências, os livros históricos do
Antigo Testamento raramente se referem à Arca, mas provavelmente ela
continuou sendo usada em grandes festas religiosas em Jerusalém.
Alguns Salmos (24, 68, 118, 132) fazem referências a cerimônias
onde a Arca da Aliança pode ter sido utilizada. Na ocasião, muito
provavelmente, ela teria sido carregada na frente pelos sacerdotes.
Um
caso que vale ser citado é a imprudência diante da Arca da Aliança
no episódio envolvendo Uzá (2Sm 6:7). Esse evento causos temor no
próprio rei Davi, que enviou a Arca para a casa de Obede-Edom,
ficando ali por três meses (2Sm 6:9-11).
A
Arca da Aliança era o símbolo da presença de Deus no meio do seu
povo.
A
Arca servia como local de armazenagem para as duas tábuas da Lei,
que eram os mandamentos prescritos na aliança do Sinai. Daí o vem
o nome “Arca do Testemunho” (Êx 25:16; Nm 4:5; Js 4:16). A Arca
também guardava o vaso de maná e a vara de Arão (Rb 9:4,5).