05 julho 2016

ANJOS ! QUEM SÃO ELES ?

A palavra de Deus diz que o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra. Nós, que tememos a Deus não conhecemos muito sobre esse nosso companheiro. Os anjos são personagens sempre presentes em todo lugar, em nossas vidas e na Bíblia onde são citados 275 vezes, porém sempre discretos e oferecendo toda glória para o Senhor. O inimigo de nossas almas (que é um anjo decaído) faz de tudo para que creiamos de forma errada na existência dos anjos, levados pelos extremos de não acreditar ou até divinizá-los. Se cairmos nessa podemos perder a bênção. “E não é de se admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz”. 2ª Coríntios 11:14 Satanás é especialista em mentiras, por isso não podemos nos deixar levar por essas artimanhas do inimigo, ignorando ou dando importância demasiada, imaginando como eles são, desejando vê-los para se dizer espiritual, etc… Para não cairmos nesse erro, nós não vamos nos prender a muitos detalhes como a aparência deles, porém iremos ler textos que os descrevem. Para saber esse tipo de coisa, só se o Senhor permitir e tiver um propósito. Deus quer que o tenhamos uma fé correta a esse respeito equilibrado segundo a palavra de Deus. E é isso que nós vamos buscar agora:

I – Quem são os Anjos: Hebreus 1:14
Os anjos são seres espirituais criados por Deus para o ajudar no serviço de governar a terra e sua criação. A palavra anjo significa mensageiro, que tem a responsabilidade de entregar um recado do Senhor, executar sua vontade e defender seus servos dos inimigos espirituais. Existem anjos do bem e do mau, mas os anjos do Senhor são o dobro dos anjos de Satanás, porque ele levou consigo 1/3 dos anjos do céu quando caíram e 2/3 ficaram. (Apocalipse 12:4). Então estamos do lado mais forte! Em Iª Pedro 1:12 diz que os anjos não são mensageiros da palavra de salvação e sim para mensagens especiais, como aconteceu com Maria, Isabel, Daniel, Abraão, Jacó,etc. Na Bíblia as pessoas que eram mensageiras da palavra de Deus e os pastores, também são chamados de anjos.

Obs: Não são intermediários entre Deus e os homens como afirmam algumas seitas espíritas, nós temos acesso direto a Deus e os anjos são apenas ministros espirituais que lutam contra demônios a nosso favor. Algumas vezes aparece na Bíblia, especialmente no Antigo Testamento, a expressão Anjo do Senhor (letras maiúsculas) e está se referindo à presença Divina ou ao Espírito (Gênesis 48:15-16; Números 22:22-35).

2 – Quantos são os seres angelicais ? Apocalipse 5:11
São incontáveis para nós homens. A palavra de Deus nos relata a existência de 4 tipos de seres angelicais que formam uma hierarquia celestial, uma ordem bem organizada do exército espiritual. São eles Arcanjo, Serafins, Querubins E Anjos.

Vamos estudar cada uma deste quatro categorias:

A. Arcanjo: Daniel 10:13

Este é o primeiro e mais poderoso dos anjos, a Bíblia só nos fala de um arcanjo: Miguel, e a palavra arcanjo vêm sempre no singular. Judas v.9 cita novamente o arcanjo Miguel, em luta contra satanás e prefere reconhecer o poder de Deus e não falar por si, mesmo sendo ele um guerreiro e responsável por lutar contra demônios. O maioral dos anjos aparece lutando contra o maioral dos demônios.

B. Serafins: Isaías 6:2-7 (única citação)

Serafim significa consumir com fogo, eles são anjos que trabalham na purificação dos servos de Deus. Vejamos que eles estão adorando: Santo, Santo, Santo... e trabalham na purificação, isso mostra a relação entre o louvor e a obra de santificação em nossas vidas.

C. Querubins: Ezequiel 1:4-12

Este texto, como outros que falam dos querubins, descreve estes de forma quase inimaginável, fazendo comparações do que não é visível com coisas invisíveis. Os querubins têm um formato que possibilita ágil locomoção, o que comprova que não são onipresentes como dizem alguns, pois se o fossem não precisavam se mover. Salmo 99:1diz que os querubins manifestam a presença, a santidade e a glória de Deus. Ezequiel 10:4diz que têm a tarefa de zelar pela santidade de Deus e pelas coisas santas e Deus colocou dois querubins para guardarem a árvore da vida (Gênesis 3:24). Lúcifer era um querubim e quando pecou foi expulso do monte santo por um querubim da guarda (Ezequiel 28:14-16). No Santo dos Santos (lugar onde Deus se manifestava no Santuário), havia 2 querubins de madeira revestidos de ouro acima da Arca da Aliança, isso representa que os querubins têm a função de cuidar das coisas sagradas. E se entrasse alguém que não fosse o sacerdote ou mesmo o sacerdote em pecado, esse era morto porque ali se manifestava a glória da santidade de Deus.

Obs: O fato de Deus ter mandado fazer os querubins não significa que se deva fazer imagens e em adorá-los, porque eles ficavam guardados e apenas o sacerdote mal os via uma vez ao ano. Se estivermos santificando nossas vidas, se tudo que temos é consagrado ao Senhor, se estamos sempre na presença do Deus Santo, nós estamos entre os querubins e temos proteção por parte deles.

D. Anjos: Daniel 9:21 e Lucas 1:19

A Bíblia relata o nome de um anjo, Gabriel (significa: homem de Deus)
e provavelmente este é o líder dessa ordem angelical. Gabriel aparece na Bíblia sempre entregando recados especiais sobre os planos de Deus. Este é o grupo que aparentemente tem o maior número, por isso as demais ordens também são chamadas de anjos. Os anjos geralmente aparecem em forma de homens e na Bíblia às vezes são chamados de homens ou varões, porém sempre deixando de forma bem clara que são seres espirituais, porque sua aparência é muito superior em beleza e força de forma quer não sabemos descrever. Temos o exemplo de quando dois anjos foram a Sodoma e Gomorra buscar Ló e eles foram cobiçados pelo povo dessas cidades (Gênesis 19:1-5). Os anjos estiveram presentes na vida de Jesus antes de seu nascimento (Mateus 1:18-21; Lucas 1:26-38), no seu nascimento (Lucas 2:8-15), na sua tentação (Mateus 4:11), na sua ressurreição (Lucas 24:4) e ascensão (Atos 1:10).

3– Características Gerais:

1) Adoram a Deus: Hebreus 1:5 e Apocalipse 7:11;
2) Cumprem a vontade de Deus: Salmo 103:20;
3) Vêem a face de Deus: Mateus 18:10;
4) São submissos ao Senhor Jesus Cristo: I
ª Pedro 3:22;
5) São superiores aos seres humanos: Hebreus 2:6-7. Jesus por um momento se fez menor do que os anjos, porque Ele se fez homem como nós;
6) Moram no céu: Marcos 13:32;
7) Não se casam: Mateus 22:30. A Bíblia não esclarece muito, mas entre os anjos não há distinção sexual. Todas as vezes que aparecem na Bíblia, são citados no masculino.
8) Não podem morrer: Lucas 20:34-36;
9) Não devem ser adorados: Colossenses 2:18. Foi pelo fato de querer ser adorado como Deus, que Lúcifer caiu. Qualquer teoria que induza a veneração de anjos só pode vir do anjo que quis ser adorado, e com o intuito de envaidecer os anjos de Deus para que caiam (pois eles têm livre arbítrio como nós).
10) São anjos da guarda para servos de Deus e crianças: Hebreus 1:14 e Mateus 18:10;
11) São conservos dos servos de Deus: Apocalipse 19:10;
12) Regozija-se pela conversão de cada pecador: Lucas 15:10;
13) Trazem respostas de Deus para seus servos: Atos 10:4 (Cornélio);
14) Castigam os inimigos de Deus: Atos 12:21-23, (Herodes);
15) Lutam contra as forças demoníacas: Apocalipse 12:7-8;
16) Existem anjos territoriais: Daniel 19:20, Miguel é o príncipe de Israel e assim como ele existe anjos designados por Deus para lutar nas regiões celestiais a favor das nações.
17) Conduzem os salvos ao céu: Lucas 16:22, (Lázaro e o mendigo);
18) Acompanharão o Senhor Jesus quando voltar: Mateus 24:30-31;
19) Agirão como ceifeiros no fim dos tempos: Mateus 13:39;
20) Estarão presentes no julgamento da humanidade: Lucas 12:8, 9.

Conclusão:

Falamos muitas coisas sobre os anjos, mas… “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: teme a Deus...” Eclesiastes 12:13 “Porque aos seus anjos dará ordens a seu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos”. Salmo 91:11 Que todas estas palavras do Senhor se cumpram em nossas vidas!

Aplicação:

Será que todas as nossas ações têm sido feitas no temor do senhor ou temos envergonhado os anjos com o nosso testemunho?

Postagens Aleatórias