17 abril 2017

O Que é Fé?


Uma das declarações que eu me percebi repetindo com mais frequência nos últimos quinze anos de ministério é o comentário perspicaz de J.I. Packer de que meias-verdades disfarçadas de verdades inteiras são mentiras completas. A observação de Packer é um belo lembrete de que meias-verdades são apenas isso: meias-verdades. Quando são apresentadas como se não houvesse nada mais a dizer, o resultado é que a verdade é comprometida. Dizer que Jesus é cem por cento humano é verdade. Porém, é apenas metade da história. Jesus também é cem por cento divino. Se nos concentramos apenas na humanidade de Jesus e nunca dizemos nada sobre a sua divindade, somos culpados de apresentar uma meia-verdade como se fosse a verdade inteira, e assim contamos uma mentira completa.
Meu temor é que muitos de nós na igreja atual possam estar perigosamente perto de violar esse preceito em nossa pregação do evangelho. Não há dúvida de que o chamado do evangelho é para crer em Jesus Cristo, razão pela qual nossa pregação deve regularmente chamar as pessoas à fé. Mas se a nossa pregação parar ali, sem nunca chamar as pessoas ao arrependimento, está perigosamente perto de apresentar uma meia-verdade como se fosse a verdade inteira. Arrependimento e fé são inseparáveis. São dois lados de uma mesma moeda. A fé é o lado positivo de voltar-se para Cristo, e o arrependimento é o lado negativo de afastar-se do pecado. É impossível voltar-se para Cristo e voltar-se para o pecado, assim como é impossível viajar em duas direções diferentes ao mesmo tempo. Por definição, viajar para o leste significa não viajar para o oeste, e voltar-se para Cristo significa, de modo correspondente, não se voltar para o pecado. Fé e arrependimento necessariamente seguem juntos.
Podemos ver essa união inseparável entre fé e arrependimento em várias passagens da Escritura. Em Atos 2.38, por exemplo, Pedro responde aos que foram “compungidos no coração” e que perguntaram “Que faremos, irmãos?”, dizendo-lhes: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados”. Pedro não lhes diz “creiam e sejam batizados”, como Paulo faz em circunstâncias praticamente idênticas com o carcereiro de Filipos em Atos 16.30-34, mas “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado”. A razão parece clara, especialmente quando comparamos Pedro e Paulo: fé e arrependimento são inseparáveis. É impossível se arrepender e não crer, e é impossível crer e não se arrepender.
Nós vemos isso novamente em Lucas 24.47, quando Jesus diz aos seus discípulos que eles deveriam proclamar um evangelho de “arrependimento para remissão de pecados”, e em Atos 3.19, quando um desses discípulos obedece às suas palavras e de fato ordena aos seus ouvintes: “Arrependei-vos… para serem cancelados os vossos pecados”. Em ambos os casos, somos novamente informados de que o chamado do evangelho não é simplesmente “creia, e você será perdoado”, mas “arrependa-se, e você será perdoado”. A razão é que fé e arrependimento andam de mãos dadas.
Marcos torna essa conexão ainda mais explícita em seu relato da vida de Cristo. Em 1.14-15, Marcos registra Jesus proclamando um evangelho que abertamente chama as pessoas a “se arrependerem e crerem”. Para Jesus, a fé e o arrependimento, obviamente, caminham juntos. O evangelho nos chama a ambos.
Isso não é negar a doutrina da justificação somente pela fé. Jesus não está acrescentando nada à fé, mas, sim, definindo como a fé realmente se evidencia. A fé que justifica não é uma fé vazia ou vaga, por assim dizer, mas uma fé que se arrepende, ou seja, uma fé que é sempre acompanhada pelo arrependimento. Certamente, é possível que a fé genuína seja impenitente por um período. O exemplo de Davi permanecendo impenitente por um tempo depois de seu pecado com Bate-Seba demonstra isso (2 Samuel 11-12). Mas um espírito impenitente não pode durar para sempre. Os cristãos podem não estar arrependidos imediatamente, mas por fim se arrependerão. Deus cuidará disso, assim como fez com Davi, porque a fé e o arrependimento necessariamente seguem juntos. Onde uma está, lá estará o outro também.
O mesmo evangelho que nos chama à fé também nos chama ao arrependimento. Se nos concentramos somente no chamado à fé, estamos nos concentrando apenas em um lado da moeda e ignorando o fato de que existe outro lado. Para traçar um paralelo com um dos ensinamentos mais conhecidos de Jesus, proclamar a fé, mas não o arrependimento, é como ensinar as pessoas a “dar, pois, a César o que é de César” sem nunca mencionar que elas também devem dar “a Deus o que é de Deus” (Mateus 22.21). Nós estamos perigosamente perto de apresentar uma meia-verdade como se fosse a verdade inteira e, portanto, de contar uma mentira completa.
Guy Richard.

Postagens Aleatórias.

Insatisfação Do Ter.
Demonologia ???
Ilha de Marajó
O Caminho
O Perdão Liberta
Depressão e o Novo Testamento
Ore em Nome De Jesus.
Quem são os Menonitas ?
Confronto Através da Biblia
Quênia Pastores Vendem Milagres.
Gratidão 🌷
Jesus Cristo ?
Prostitutos Do Evangelho.
Discipular
Estoraque , Ônica , Galbano.
 Baal.
Justiça De Deus
 Anorexia  Espiritual
Síndrome de Davi
Canção Da Alma
Comissão Dada Por Jesus
Profetas no YouTube
Vença O Gigante
A Vida De Cristo.
Parábolas De Jesus.
Jesus
Jesus e a Depressão
Psicologia Cristã
Reino de Deus.
Trevas ou Luz ?
Berrações nos templos.
Doutrina De Jesus.
Pecado
Autossuficiência.
Fomos Denunciados.
A minha Graça te basta.
Obscuridades Espiritual
Sinais.
Cura No Sábado.
Predestinação.
A Fazenda 13.
Jesus Cristo.
Jesus Ressuscitou
Batalha Espiritual.
Curas Através da Bíblia.
Casamento Baseado Na bíblia.
Erros na prisão de Jesus Cristo.
 Chamado Para Servir.
O Melhor Vira.
Difícil povo de Deus.
Pedro Avisou.
Aperfeiçoado em Cristo.
O Reino de Deus.
Estudar a Bíblia Corretamente.
Jesus e a Oração.
O Espírito Santo antes e depois do Pentecostes.
Qual é a história do novo testamento?
Porque Jesus falava por Parábolas?
 O Que São Parábolas ?
Sono e Tempestade.
Entender Deus.
Genealogias bíblicas sem figuras  femininas.
Coração Endurecido.
deuses” no meio Cristão
O Preparo Dos Doze.
Advertência contra a hipocrisia.
Estudo sobre Tiago 1:22
Escravidão Espiritual.
Zombaria.
Humilde
A Doutrina Da Trindade
Mentira.
Quem governa o Brasil?
Profissionais da fé.
Reflexão ano  2019
Ele Não Veio Controlar.
Poder No Sangue de Jesus.
A Bíblia é inspirada?
O que Você Tem?
O cristão e a Pena de Morte.
Melhor Não Terem Nascido?
A vida é Cristo.
Sem tristeza, não haverá alegria.
Pão Do Dia.
Julgar Meus Motivos.
Se Acerte Com Deus !
Onde você Coloca A Sua Fé?
O poder Da Mente.
Queremos Um Sinal.
Tomé, o cético, era um crente .
Coração Sábio.
Como é Viver Com Fé ? 
Não Me Envergonho Do Evangelho.
Que as pessoas não, sejam seu alicerce.
Eu Sei Quem Tirou a Vida Do Meu Filho.
Polêmica Sobre a Paixão De Cristo De Mel Gibson.
Mais Perto
Nascer De Novo.
o evangelho dos homens.
Vontade De Desistir ?
A Bíblia e o Espelho.
Bíblia.
Só Creia!
Pérolas Aos Porcos.
Honra Seu Pai e Sua Mãe.