01 julho 2011

POMBA-GIRA É UM VOCABULÁRIO BÍBLICO?


Desejo compartilhar com vocês pregações que tenho ouvido recheadas de heresias, também em certos louvores. Mas vamos falar das pregações. Às vezes quando estou no computador preparando estudos bíblicos ou mensagens, costumo fazê-lo ouvindo radio numa estação FM e preparo os estudos ouvindo pregações,louvores, mas de uns dias para cá fiquei pasma com que eu ouvi. Uma senhora ligou para um programa de um pastor na radio pedindo oração, pois o marido havia ido embora com outra mulher e ela estava sofrendo muito. O Pastor prontamente resolveu a situação disse que ela era alvo de um trabalho de bruxaria a mulher com quem o marido foi morar é uma pomba gira, e mais que ela se a calma-se, pois ele vai voltar para ela. A Senhora que ligou pasme é Cristã! Também o pastor disse que o chico tripa estava envolvido nisso. Primeiro lugar a historia sempre tem dois lados, segundo lugar pomba gira, chico tripa, não é um vocabulário Bíblico! Vamos entender de onde vêm esses nomes onde Ele é dito;  

1ª pomba gira: Uma rosa vermelha enfeita os longos cabelos de uma mulher sensual que gira e gira com sua saia rodada. Ela dança, fuma cigarrilha, bebe cachaça e conquista todos os homens com seu jeito faceiro. Esta é a Pombajira, ou Exu mulher, uma das entidades da Umbanda e do Candomblé. Na verdade, não é apenas uma, mas muitas, como a Pomba-gira Rainha, a Sete-Saias e a Menina de Praia, entre outras. Nenhuma delas, porém, com a notoriedade da Pomba-gira Maria Padilha, que, segundo a tradição, teria sido uma rica cortesã no século 14, amante de sete homens, incluindo o soberano do reino de Castela, atual região espanhola. O conceito e o papel da Pomba-gira variam segundo a religião e, ainda, entre as facções internas das crenças. Na Umbanda, por exemplo, enquanto para uns a face feminina de Exu é considerada a mensageira dos orixás, geralmente associada à mulher de Exu-diabo. Há ainda outra linha, com maior influência da doutrina espírita, que vê a mensageira como um espírito em evolução. Já no Candomblé, dependendo da tradição, a Pomba-gira aparece como a mulher de Exu ou é considerado o próprio Exu, excluindo-se a figura feminina. "O termo Pomba-gira é uma adaptação brasileira da palavra bombodila, que significa Exu no dialeto banto". Quanto ao chico tripa não é encontrado em lugar algum com esse nome como entidade relacionada a satanás. Então voltamos ao objetivo do texto que é o de trazer a verdade e desmentir o ensinamento do Pastor que orientou essa senhora, e quem vai faze-lo é a própria Bíblia. Na Bíblia Jesus não usa esses nomes não os descreve a não ser como espíritos imundos. Uma coisa que gostaria de deixar claro é que quando você usa certos nomes você esta dando veracidade a ele o qual não o tem. Eu jamais diria que uma pessoa tem pomba-gira por que como citei acima não existe é uma fabula mística, o que existe são espíritos imundos. Agora vamos entender melhor toda essa situação que parece bobagem mais é uma enorme heresia contra a Palavra do Nosso Deus, e pior usando a Bíblia como alicerce quando ela não dá esse alicerce.

Quando Jesus chamou-os de espíritos imundos ele estava colocando um ponto final para não dar status a satanás. Toda vez que alguém cita um problema (como essa senhora o fez que tem ligação sexual) aparece um desses pastores dizendo logo "pomba-gira". Perceba quando Jesus esteve com a mulher samaritana uma mulher que já havia tido vários homens e o atual não era dela, qual foi o comportamento de Jesus? Colocou a mão na cabeça dela e expulsou demônios ou citou o nome do demônio como pomba gira? Não! Conversou com ela, o resultado da conversa foi conversão. Levaram uma mulher adultera ao Nosso Senhor Jesus Cristo o que Ele fez? Vai e não peques mais! os homens que levaram a mulher até Jesus queria que Jesus a condenasse como imunda(endemoninhada). 

De onde então, esses pastores aprenderam isso? Somos um povo Santo, como pode um povo Santo com nomes imundos nos lábios? Então, podemos falar palavrões. Esse movimento é muito esquisito porque a intenção é lhe afastar da Palavra de Deus. A Palavra de Deus tem poder! Quando as igrejas tradicionais entraram no Brasil como a Batista e a Congregacional, os cultos dessas igrejas não tinham essa pratica e quantas pessoas foram libertas através da leitura da Palavra de Deus no culto sem manifestação demoníaca . Vou citar como exemplo o William Franklin "Billy" Graham é um pregador batista norte-americano. Foi conselheiro espiritual de vários presidentes americanos. Foi ainda o mais proeminente membro da Convenção Batista Sulista dos EUA. Graham já pregou pessoalmente para mais pessoas do que qualquer pregador da história ao redor do mundo. De acordo com a sua equipe, a partir de 1993, mais de 2,5 milhões de pessoas tinham "Um passo à frente em suas cruzadas para aceitar Jesus Cristo como seu Salvador pessoal". A partir de 2008, a audiência de "Billy"Graham, incluindo rádio e televisão, superou 2,2 bilhões. Eu fui levada por minha mãe no colo ainda bebe ao Estádio do Maracanã aonde Billy Graham veio pregar no maracanã, superlotou pasme, sem um cantor gospel. O povo foi ouvir a Palavra de Deus e conversão em massa sem apelos dramáticos. Isso mostra que a Palavra de Deus tem poder não precisa enfeites recheados de heresias. Hoje "Billy" Graham está bem idoso, mas sua filha prosseguiu no caminho do pai. 

Quero deixar claro que não sou batista, se não vão dizer que estou puxando sardinha para o meu lado. Outra coisa que precisamos levar em conta é que os tipos de cultos com manifestações estranhas impede o crescimento da igreja, o crescimento que tem acontecido é geográfico e o crescimento espiritual. Lembra-se do que Apóstolo Pedro disse? Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. 2ª Pd 3.18. Como crescer na graça e no conhecimento de Jesus, quando não assumimos as consequências de nossos atos? Jogar toda a culpa dos nossos erros numa suposta entidade é não assumi-los, e não amadurecemos espiritualmente. 

Eu gosto muito de dar o exemplo que está no livro de gênesis capitulo 3, quando um casal pecou contra Deus. O homem culpou a mulher a mulher culpou a serpente (satanás) o que fez nosso Deus? Disse venham meus queridos filhinhos eu vou castigar aquela serpente, Deus castigou o três sabe por quê? Se você da brecha para satanás interferir na sua vida você é responsável, a Bíblia nos ensina como evitar as brechas com uma boa disciplina de leitura bíblica. 

Quando digo estas coisas não é porque só estudei, mas é porque já vi a Bíblia acontecer na minha vida de forma milagrosa em tempos difíceis. O poder da Palavra de Deus mudou a minha vida. Eu estou falando do que eu vivi e vivo. Mas para terminar vamos voltar acima ao assunto acima, lembram quando eu disse que estava ouvindo a radio FM ? eu disse isso porque antigamente as rádios FM não colocavam louvores chamados de fogo que fala quase o tempo todo do diabo, e também não havia pastores pregando e ensinando esse tipo de culto com heresias com vocabulário chulo. Mas porque agora permite vender horários para os programas desses pastores? Por que dá ibope e traz patrocinadores mesmo que esse tipo de negociação, vá de encontro a Palavra de Deus. E há um povo que não quer disciplinar sua carne através da leitura bíblica como Apóstolo Paulo disse aos 1º coríntios: 9.16-27

16 - Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!
17 - E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada.
18 - Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo para não abusar do meu poder no evangelho.
19 - Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.
20- E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.
21- Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.
22 - Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
23- E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.
24 - Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
25 - E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.
26 - Pois eu assim corro não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.
27 - Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.

(Voltando ao problema matrimonial, que deu inicio a esse nosso dialogo). Como um Pastor em poucos minutos tenta resolver ou pensa ter resolvido o problema matrimonial desse casal, determinando de imediato o problema e tirando dos dois, esposa e marido a responsabilidade de seus atos que os levaram a separação? Bem termino deixando o exemplo de um homem que Apóstolo Paulo leia e fiquem com Cristo. A Bíblia nos diz que ele “ficou profundamente indignado ao ver que a cidade estava cheia de ídolos” (Atos 17:16). Ele tinha chegado a uma cidade politeísta, repleta de crenças, mas que desconhecia o Deus verdadeiro. Segundo alguns historiadores, Atenas tinha mais imagens do que em todo o resto da Grécia. Estima-se que elas eram mais de 30.000 nesta época. Segundo Petrônio, era mais fácil achar um deus que um homem em Atenas.


A visão que Paulo teve de Atenas perturbou-o muito e ele se sentiu na obrigação de ajudar este povo sem conhecimento algum de Deus. Ele, que estava ali simplesmente esperando seus amigos Silas e Timóteo (Atos 17:15) para seguir viagem, começou a anunciar a mensagem diariamente, não só em praça pública, onde poderia ser ouvido por todos, mas também nas sinagogas dos judeus.

É interessante pensar que a idolatria não fazia mais parte da religião judaica, mas mesmo assim Paulo foi pregar na sinagoga. Ele não estava indignado somente pelas imagens que encontrou em Atenas. Estava indignado pelo fato das pessoas não conhecerem a Deus, tanto os gregos como os judeus. Paulo desejava que Deus fosse conhecido pelas pessoas a qualquer custo. Mudou seus planos, expôs-se, enfrentou preconceitos, trabalhou diariamente para tirar as pessoas do engano. Deus ainda continua desconhecido passado 2000 anos. Paulo sentiria hoje a mesma indignação hoje e sairia pregando hoje nas sinagogas, mesquitas, igrejas, templos e também em praça pública para que Deus fosse conhecido. Um exemplo de zelo, de amor pelo nome de Deus e de misericórdia pelas pessoas, que muito nos impressiona.
Quando Deus nos chama, ele nos chama para:

1. Conhecê-lo

2. Fazê-lo conhecido

Anunciar a Deus diariamente não vem de uma regra da Igreja ou de um hábito religioso. Vem do desejo de querer fazer Deus conhecido. Vem de uma profunda indignação, uma inquietação do Espírito ao ver quantos equívocos são realizados em nome de Deus. Vem de compaixão de um mundo perdido e sem orientação espiritual Amém?
Viva o Evangelho de Jesus não tema! Ele suprira suas necessidades se você ficar com Ele e só a Ele adorar. Lembre-se, disse Jesus: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’. Mt. 4 .4. 
Quando o diabo lhe tentar, faça como fez Jesus Cristo: Diga a ele:

Vai embora diabo” Mt 4.9.

Postagens Aleatórias