08 maio 2012

MÃE-PROFESSORA - E MISSIONARIA MARIA!



Para entendermos ao titulo da mensagem leiamos a Bíblia:
Anúncio do nascimento de Jesus O Evangelho Segundo Lucas capitulo 1
26  E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27  A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
28  E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.
29  E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta.
30  Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.
31  E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
32  Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;
33  E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
34  E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?
35  E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
36  E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril;
37  Porque para Deus nada é impossível.
38  Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.

O anuncio do Anjo Gabriel não é apenas uma mensagem, mas um convite. Maria é convidada a se alegrar, pois o Deus a escolhera como mãe do Salvador, tal qual esta escrito em Sofonias: 3.14-17.
14  Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija-te, e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém.
15  O SENHOR afastou os teus juízos, exterminou o teu inimigo; o SENHOR, o rei de Israel, está no meio de ti; tu não verás mais mal algum.
16  Naquele dia se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se enfraqueçam as tuas mãos.
17  O SENHOR teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.
Ao ouvir o Anjo Maria ficou intrigada e pôs se apensar qual seria o significado da saudação. Porque estaria sendo convidada a esta grande alegria? E o Anjo acrescentou: “não temas, Maria... O que foi profetizado acontecia: “Não temas Sião”!”
Alegra-te Abismo de insondável profundidade, mesmo para os Anjos.
Alegra-te, tu que conduzes os filósofos ao limite da sua sabedoria.
Alegra-te, tu que levas o sábio ás fronteiras do raciocínio.
Alegra-te, tu perante quem os espíritos se tornam hesitantes.
“Alegra-te, tu perante os literatos perdem as palavras...”
Alegra-te Maria, cheia de graça.
O Senhor é contigo
Bendita és tu entre as mulheres.

Maria é admirável, apesar de muito jovem, na conversa com o Anjo ela não quer duvidas em sua missão! E faz uma pergunta: (versículo 34 do capitulo 1º do Evangelho segundo Lucas) Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? E ai vem à resposta angelical Divina que seria o sustento, o suporte para missão da qual Maria estava sendo chamada: “Descera sobre ti o Espirito Santo, e a virtude do altíssimo te cobrirá com a Sua sombra... Até aqui é tudo tão lindo e poético e Maria finaliza a conversa com uma frase que definiria sua personalidade o caráter de sua missão : Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela. Há muitos detalhes entre as linhas desse dialogo do O Anjo Gabriel e Maria para nossa vida , mas quero expressar nesse teto duas frases que são o marco do cumprimento da missão da vinda do Messias do salvador. A 1ª é Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra A 2ª é: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. Mas o que esperava Maria? ela não sabia! Por mais que estudiosos digam que já havia o livro de Isaias e lá no capitulo 53 ela com certeza sabia como seria sua missão. Mas ao ler este capitulo não a riquezas de detalhes do martírio da crucificação não há detalhes do sofrimento de Cristo, leia e veja. Que missão tão alegre e dolorosa. Que missionária! Maria apascentou Jesus apascentar é cuidar, ela cuidou, Maria foi professora ensinou Jesus a ler, e leu para Ele o pentateuco e o livro de Isaias, deu banho no Salvador, vestiu-lhes varias vezes, o amamentou. Brincou com Ele, cantou para Ele dormir. Jesus cresceu começou Sua missão e um dia Maria é avisada que seu filho que mal nenhum fizera estava nas mãos do Império Romano. Começa Via Crúcis (do latim Via Crúcis, "caminho da cruz") é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário ou seja do Palácio  de Herodes até a cruz. A Mãe Maria segue a Via crúcis toda até a cruz assiste tudo que seu filho todo mal toda zombaria feita ao Seu filho a criança que um dia embalou. Aos pés da cruz  o silêncio de Maria é gritante. Assiste tudo cumpre se a promessa Descerá sobre ti o Espirito Santo, E a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. O Espirito Santo desceu sobre ela, mas não só para o período gestacional mas para acompanha-la até a via crúcis , Maria foi coberta abraçada pela virtude do Altíssimo até o final dando suporte espiritual a Maria. Deus não achou graça em Maria para  depois deixa-la só aos pés da cruz com dor insuportável vendo a criança que ela cuidou agora homem Santo sendo crucificado sofrendo pela humanidade. Se não fosse o suporte Espiritual  Do Altíssimo, Maria não teria suportado. Agora nesse silêncio Maria entende o final de sua missão da qual ela mesmo profetizou no final de sua conversa com o Anjo Gabriel disse: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. Fim! Fim sofredor, mas da qual a sua consciência entendera tudo. O Filho não pertencia a ela veja o que diz o Anjo Gabriel quando se encontrou com ela: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. Agora aos pés da cruz esta a missionária não, mas a mãe! Ela entende que cumpriu sua missão, cuidou do Filho de Deus. Não podia reclamar a conversa com o Anjo foi um trato missionário. Ambas as partes cumpriram o acordo. Assim é com você o chamado o período do chamado e o final é acompanhado pelo Espirito Santo coberto pela sombra do Altíssimo essa é a virtude Dele, cumprir promessas.

Postagens Aleatórias