17 março 2014

ZAQUEU O PUBLICANO


Zaqueu o justo o puro em Hebraico



Sicômoro 

1 Jesus entrou em Jericó e estava atravessando a cidade.

2 Morava ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos. 
3 Ele estava tentando ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, pois Zaqueu era muito baixo. 
4 Então correu adiante da multidão e subiu numa figueira brava para ver Jesus, que devia passar por ali. 
5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse a Zaqueu:
Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa.
6 Zaqueu desceu depressa e o recebeu na sua casa, com muita alegria. 
7 Todos os que viram isso começaram a resmungar:
Este homem foi se hospedar na casa de um pecador!
8 Zaqueu se levantou e disse ao Senhor:
Escute, Senhor, eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais.
9 Então Jesus disse:
Hoje a salvação entrou nesta casa, pois este homem também é descendente de Abraão. 
10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido.

Vamos conhecer um pouco  de Zaqueu.

Zaqueu não era apenas um simples cobrador de impostos, era fiscal (chefe) dos cobradores que arrecadavam impostos, ele trabalhava para o Império romano. Zaqueu era desprezado pelos Fariseus é o nome dado a um grupo de judeus devotos à Torá, surgidos no século II a.C ( a Tora é o livro dos judeus contém os 5 primeiros livros Gênesis, Êxodo, Números e Deuteronômio. Jericó ficava na fronteira com a Transjordânia, uma região próspera nessa época e Zaqueu ganha uma porcentagem sobre o trabalho de todos os demais publicanos do distrito . 

Zaqueu é um exemplo de que o impossível ao ser humano é possível a Deus (18.24-27;Mc 2.14-15). Havia um desejo no coração de Zaqueu e uma curiosidade por ver a Jesus muito diferente da inveja e da maldade de Herodes (9.9), ou da incredulidade de muitas pessoas da multidão(11.16-24). Zaqueu subiu numa arvore robusta de tronco curto mais com longos e fortes galhos normalmente atingia dez metros de altura de nome sicômoro   (Am 7.14). 

Embora Zaqueu sentisse estivesse desejoso por ver Jesus, de fato Jesus já  sabia quem era ele a frase usada por Jesus " hoje me convém pousar em tua casa", no original, não é apenas uma simples solicitação de hospedagem,  mas uma expressão enfática. Jesus entendia sua visita a Zaqueu como parte de Sua missão Divina. 

Zaqueu respondeu com alegria, ao chamado do Senhor. Lucas faz 19 referências explicitas à alegria e ao gozo espiritual. Assim como seu amigo Paulo em sua carta aos Filipenses (Fp 1.18). Para maior parte da multidão era mais fácil louvar a Deus pela cura do cego Bartimeu (18.43)do que se regozijar pelo milagre ainda maior da conversão de um rico avarento e pecador como Zaqueu (15.28-30). O milagre da conversão ATINGE a pessoa humana em seus pecados e recalques psicológicos, mas crônicos transformando o caráter e os sentimentos a semelhança do senhor(a imagem de Deus). 

Zaqueu viu em Cristo o grande valor e referencial para sua vida, seus valores e ambições assumiram prioridades celestiais e eternas. Zaqueu tira seu foco o acumular egoísta dos bens e amplia para socialização do amor e dos recursos materiais. Suas capacidades agora serão usadas para a gloria de Deus, em beneficio do Reino e não apenas para si mesmo Zaqueu enxerga o mal que fazia e decide indenizar quem prejudicou além do que exigia a lei considerando sua antiga atitude de como roubo restituindo até quatro vezes mais (Êxodo 22.1;2 Samuel 12.6; Pv 6.31). 
Essa é a verdadeira conversão diante da face do Salvador, como ocultar os pecados? Diante do Messias os nossos bens vira partilha, esse é o beneficio da salvação a "nova consciência" recebida pelo salvo. Diante desse Cristo qual é a visão do pecador? A visão de si mesmo! Diante do olhar de Jesus o pecador se vê, vê o seu caráter o seu interior. Diante do olhar Santo surgi o arrependimento acompanhado ao desejo de concerto isso é demonstrado claramente por Zaqueu ao dizer a Jesus Cristo ,ao dizer a Jesus : Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
E diante do coração a quebrantado, arrependido de um pecador qual é a visão de Jesus ? SALVAÇÃO ! Disse Jesus: Hoje a salvação entrou nesta casa, pois este homem também é descendente de Abraão. Essa afirmação de Jesus é uma demonstração de amor. A sociedade judaica costumava excluir os publicanos da comunhão nas sinagogas e os consideravam pecadores e não membros da família de Abraão (judeu verdadeiro). 
Jesus reconduziu Zaqueu a sua condição de filho de Abraão não apenas pela mesma linhagem- mas sobre tudo pelo seu andar nos passos da mesma Fe que Abraão andou. E Jesus que já estava sendo criticado por entrar na casa dele diz: Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido.
Essa historia verídica de Zaqueu com Jesus nos trás varias mensagens mais quero exaltar duas delas:
Primeira: o maior milagre é a salvação por que como já disse acima a salvação  produz vários milagres na vida do com vertido , molda o caráter e inclusive os problemas emocionais que gera doenças físicas, a salvação transforma todos sentimentos destrutivos que leva a desumanização á imagem de Deus.  Segunda: O salvo em Jesus Cristo assim rompe com o sistema religioso. Qual o sistema religioso que Jesus era membro e qual é o sistema religioso que o salvo em Cristo é membro? Nenhum! Quem é de Jesus não pertence ao sistema religioso, um sistema falido em espiritualidade, um sistema que é fundado por homens, como era na época de Jesus que já caducava. Jesus não rompeu com o sistema religioso de sua época como alguns teólogos dizem. Ele nunca foi do sistema religioso terrestre. O próprio Jesus disse: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.Jo 18.36.
  • É esse Reino o Reino de Deus que os verdadeiros adoradores são cidadãos.
  • É esse Reino que Jesus trouxe ao nosso conhecimento. 
  • É esse Reino que nos salva das trevas e de nós mesmos e que se você crer trará salvação a sua casa, por aqueles que você tem pedido. 
  • Esse Reino se você crer levará uma nova consciência para dentro de você . 
  • Se você crer ,você e sua casa serão salvos pelo único Reino que pode dar salvação eterna e transformação no caráter.  O REINO DE DEUS !
Paz para você e sua casa é o meu desejo que pertenço a esse Reino.
Pesquisa Bíblia Sagrada- Tradução King James Atualizada.

Postagens Aleatórias