15 abril 2015

A bíblia


O QUE É A BÍBLIA?

É o documento fundamental dos crentes em Cristo.
É importante saber do que ela trata. Os cristãos costumam se referir á Bíblia como a Palavra de Deus porque, muito embora ela seja 100% obra de autores humanos, mas acreditam que é 100 % obra de Deus.
Deus inspirou especialmente os autores a que escrevessem exatamente o que Ele queria que Eles escrevessem, que comunicassem a verdade sobre de onde viemos, como devemos viver e o que nos acontecerá depois que morrermos.

A Bíblia costumeiramente chamada de Santa Bíblia- consiste em duas partes principais. 
Uma , mais velha, é chamada de Antigo Testamento, e a mais nova se chama o Novo Testamento. O Antigo Testamento vem de textos sagrados a fé judaica, enquanto que os cristãos aceitam os dois Testamentos como sua fontes autorizadas. As duas partes consistem de 66 partes menores chamadas de livros- 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo testamento. A Bíblia consiste de relatos históricos, ensinamento, literatura de sabedoria, poesia, profecias, cartas e visões. Todas essas partes formam uma mensagem unificada de Deus á humanidade. Esses relatos escritos foram reunidos em coleções ordenadas que passaram a ser chamadas de Bíblia, como as conhecemos hoje.

COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS?

O texto do Antigo Testamento foi escrito em hebraico e em aramaico durante um período de aproximadamente 1.000 anos, começando com Moisés e se estendendo ao período persa, seguido pelo retorno dos judeus a Judá, voltando do exílio. É um livro ancestral do qual as partes mais antigas foram escritas cerca de 3.500 anos arás. Isso significa que algumas de suas partes serão de difícil entendimento para pessoas de hoje.

Os livros do Novo Testamento foram escritos nos séculos I e II de nossa era, em grego, sendo que o último livro foi escrito depois do ano 150. O Novo Testamento nos fala sobre Jesus Cristo e a igreja cristã primitiva, apresentando os principais ensinamentos do cristianismo. O texto de ambos os testamentos foram cuidadosamente preservados e meticulosamente copiados, palavra por palavra, no decorrer dos anos, até que a invenção da imprensa facilitou em muito sua duplicação.

QUAL CONFIÁVEL E PRECISA É A BÍBLIA QUE TEMOS HOJE?

Centenas de anos de estudo acadêmico cuidadoso têm mostrado que os documentos bíblicos são autênticos, preciosos e confiáveis. Os manuscritos do Antigo Testamento existentes hoje datam de 250 a.C., sendo que os manuscritos do mar morto foram descobertos em 1947.

A quantidade de manuscritos do Novo Testamento não tem paralelo na literatura antiga. Há cerca de 5.000 manuscritos em grego, cerca de 8.000 manuscritos em latim e outros 1.000 manuscritos em outros idiomas. Além desses números extraordinários, há dezenas de milhares de citações de passagens do Novo Testamento feita pelos pais da igreja primitiva. Em contrapartida, o número típico de copias manuscritas existentes de qualquer uma das obras de autores como: Platão, Aristóteles, César ou Tácito, varia de um a 20; O período do tempo abrangido pelo Novo Testamento é menor do que 200 anos, considerado entre a data da autoria e a data dos manuscritos mais antigos (alguns dentro de 100 anos). Isso pode ser grandemente contrastado com a composição e a primeira cópia dos escritos de outros antigos.

Essa confiabilidade pode ser mais bem entendida ao se olhar para outros documentos escritos por figuras históricas que temos hoje. Se , por exemplo, você analisar alguém tão famoso quanto o imperador romano Júlio César verá que temos apenas dez documentos (reconstituídos) escritos por César e o período de tempo entre o documento e a vida dele é de cerca de 950 anos. Descobertas arqueológicas no Oriente Médio também apoiam o que a Bíblia serem tão especificas, muitos de seus detalhes estão abertos á investigação arqueológica. Alta critica do século XIX fez muitas declarações danosas que poderiam ter destruído a integridade da Bíblia, mas explosão de conhecimento arqueológico no século XX reverteu praticamente todas essas declarações. 
Fonte. “Bible Companion Handobook”, de Kenneth Boa.

COMO DEVO LER A BÍBLIA?

Se desejar, você pode ler a Bíblia da maneira que leria qualquer outro livro: começando no inicio (Gênesis) e lendo até o final (Apocalipse). Muitas pessoas fizeram isso e ainda leem a Bíblia inteira a cada ano do inicio ao fim. Contudo, talvez essa não seja a melhor maneira para você. Talvez seja bom ler gênesis depois seguir para os quatro primeiros livros do Novo Testamento: Os Evangelhos ( Mateus, Marcos, Lucas, João) e seu propósito fundamental é nos falar sobre Jesus. Marcos é o Evangelho mais curto, enquanto que João inclui alguns versículos fundamentais, como João 3:16.

Você também pode seguir um plano de leitura. Existem vários deles disponíveis de maneira impressa ou online, ou você pode montar o seu próprio plano. Seja como for que você o faço, pense no que o texto diz, o que ele significa e como ele se aplica a você. Talvez você queira fazer uma oração simples antes de ler, algo como :“Deus, por favor, me oriente na minha leitura hoje e deixe que eu veja e entenda as coisas que você está me dizendo”. Você também pode considerar útil unir-se a uma ou duas pessoas mais que estejam lendo a Bíblia e comparar anotações sempre com um caderno ou um bloco de anotações e tome nota de quaisquer pensamentos ou perguntas que possam surgir enquanto você lê e creia que o Espirito de Deus não lhe deixará sem respostas.

COMO A BÍBLIA PODE SER RELEVANTE PARA MIM HOJE?

Muito embora a Bíblia tenha sido escrita para grupos específicos de pessoas, em épocas particulares e em culturas diferentes, seus princípios são verdadeiros para toda época e cultura. Pelo fato de a Bíblia ser a mensagem de Deus para a humanidade, seus ensinamentos se aplicam a todos os tempos. Portanto a Bíblia é relevante para hoje como para outra era. A maneira como os ensinamentos bíblicos são aplicados vai diferir de outros tempos, mas os princípios permanecem tão relevantes quanto sempre foram. É isso o que faz da Bíblia um livro tão fascinante para ler e aplicar á vida de alguém. Ela verdadeiramente é um livro de acordo com o qual se pode viver.

Postagens Aleatórias