14 abril 2015

Verdade


O QUE VOCÊ ENTENDE COM O TERMO “VERDADE”?

A maioria das pessoas já entende o que queremos dizer com os termos “verdadeiro” ou “ verdade”. Verdade é algo que se conforma com a realidade. Se algo é verdadeiro, significa que é factual, exato, impreciso ser fiel de confiança, certo, honesto ou justo. Uma verdade é uma declaração factual precisa e de confiança algo que sabemos com certeza. Outra definição de verdade é fidelidade a um padrão ou a um original. Em outras palavras, algo que não se desvia daquilo que deve ser. Essa definição se aplica á verdade moral e á nossa necessidade de comparar ao padrão do código moral de Deus conforme apresentado na Bíblia.

EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE VERDADE ?

Algumas pessoas dizem que a verdade é relativa, que é verdadeira apenas em algumas situações e para todas as pessoas, mas não em todas as situações e para todas as pessoas. Outras dizem que existe algo chamado verdade absoluta – algo que é verdadeiro em todas situações e para todas as pessoas. A gravidade, por exemplo, seria algo considerado verdade absoluta. A verdade na Bíblia também tende a ser uma verdade absoluta- é universalmente verdadeira.
Quando se trata de fé ou religião, ou cristianismo a verdade também pode significar um conjunto de conhecimentos ou informações (verdades) que descreve a fé ou a religião que ele representa. Assim, quando falamos da verdade em um contexto bíblico ou cristão, normalmente estamos falando sobre coisas que refletem a realidade sobre Deus , o universo, a humanidade e os ensinamentos da Bíblia. Você pode ouvir isso como uma verdade bíblica.

COMO PODEMOS SABER SE UMA COISA É VERDADEIRA?

A primeira coisa que você pode fazer é verificar- investigar, fazer alguma pesquisa. A declaração é apoiada por fatos? Isso funciona para muitas coisas. Mas você não pode fazer com tudo. Por exemplo: como é possível saber que a declaração “Deus ama você” é verdadeira? Onde você pode verificar os fatos sobre isso ?
Em casos assim, você precisa pesar as probabilidades, considerando outras declarações e comparando-as com a maneira como Deus agiu no passado, como nos relatos bíblicos. A maneira como você determina se algo é verdadeiro está relacionada á maneira como você veio a conhecer aquilo. Algumas coisas nos são ensinadas por outras pessoas e as aceitamos porque confiamos na pessoa que nos disse. Outra coisas nós aprendemos por experiência própria . E há ainda outras coisas que, ao que parece , sabemos intuitivamente. Aprendemos (e passamos a entender) verdades espirituais pelo Espirito de Deus em ação em nossa mente e coração. Elas não são deduzidas pela razão humana.
QUAL O SIGNIFICADO DA EXPRESSÃO “VERDADE DE DEUS”?

Verdade de Deus” significa algo que a Bíblia ensina, algo que Deus disse, de maneira direta ou indireta, através dos autores bíblicos. É informação digna de confiança.

Postagens Aleatórias