Postagens Aleatórias

O Caminho

"Fora do Caminho da Graça em Cristo, não há caminho a ser feito!"

Fortes Como Águia

A águia é conhecida em toda terra como a rainha das aves. Ela é a ave mais forte que existe na terra, podendo conduzir em voo animais pequenos e até mesmo uma criança, tamanha sua resistência.  Ela é a ave que voa mais alto, somente igualada em capacidade de voo pelo condor.  Na Antiguidade, vários países e conquistadores usavam como insígnias de seus exércitos a figura de uma águia.  Os exércitos romanos, os impérios da Rússia, Áustria, Prússia e até mesmo Napoleão também adotaram a águia corno brasão. Nas Escrituras Sagradas, a águia é mencionada pelo próprio Deus como símbolo de "uma nação que voa como a águia contra ti de longe, da extremidade da terra, cuja língua não compreenderás; uma nação de rosto arrogante, que não respeitará ao velho, nem se compadecerá do moço;" (Dt 28.49,50).
A estrutura óssea da águia é diferente de todas as outras aves. Todas as aves que existem no mundo têm uma estrutura óssea comprida, mas a da águia é cilíndrica; por isso, ela é a única de grande porte que pode voar e descansar enquanto voa, ao contrário das outras que precisam descer para descansar. A águia faz o seu ninho nas rochas e penhascos mais elevados, e nas árvores mais altas, para proteção e segurança de seus filhotes; por isso, é comparada aos seres celestiais (Ez 1.10; Ap 4.7). 
A águia é a única que enfrenta uma tempestade. 
As demais, ao pressentirem uma tempestade, escondem-se. A águia, porém, passa por sobre a tempestade, e voa acima da turbulência das nuvens. Ela tem a visão mais apurada do mundo animal. Em Jó 39.28,29 está escrito:" Mora no penhasco, e ali passa a noite, sobre o cume do penhasco, em lugar seguro.  Dali descobre a presa, seus olhos a avistam de longe".  Ao longe, de distâncias impossíveis a olhos humanos, a águia avista a sua presa.  Segundo os cientistas, ela pode enxergar até três quilômetros de distância. Ainda resta acrescentar o tamanho da águia adulta. A envergadura das asas, de ponta a ponta, pode alcançar dois metros ou mais. Como pode uma ave desse porte voar acima de três mil metros de altura? As penas de voo (que se chamam remígios) chegam a ter 50 cm. As pontas das asas são fendidas de modo que ela possa abrir os remígios separadamente como se fossem dedos.  Com todo esse equipamento, ela pode considerar-se senhora do espaço. Diante de tantas qualidades, podemos entender que Deus criou a águia com propósitos especiais, para que nós pudéssemos extrair dela lições para nossas vidas. Tanto no Antigo como no Novo Testamento. No Novo Testamento, a águia é comparada a diversas qualidades divinas e humanas. A águia é um animal forte, João evangelista declarou: "Jovens, eu vos escrevi, porque sais fortes". (1Jo 2.14).

Fortes como águias. A águia é um animal veloz (percorre 300 km por hora).
Em Hebreus 12.1, o escritor sagrado nos convida a "correr" com paciência a carreira que nos está proposta.  Velozes como águias. Podemos comparar o arrebatamento a asas grandes que Deus dá aos homens. Quando Filipe estava evangelizando o eunuco da rainha de Candace, no caminho para Gaza, o Espírito do Senhor o tomou e ele se achou em Azoto.  Deus deu asas como de águia para Filipe.

As águias habitam nas montanhas 
Paulo disse em Ef 1.3: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo." Cristo nos faz habitar nas alturas como às águias.

As águias fazem seus ninhos nas árvores mais altas e nas bordas dos penhascos 
A Bíblia diz em Cl 3. 3: "Pois estais mortos e a vossa vida escondida com Cristo, em Deus".  O nosso esconderijo está em Cristo.

A águia tem vocação de guerreira; ela é como um soldado.
Paulo disse em 2ªTm 2.3: "Participa dos meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus ".  Guerreiros como águias.

A águia ensina seu filhote a voar de maneira singular.
Quando ela entende que já é chegado o tempo do seu filhote voar, ela o pega com seu bico, o suspende do ninho, e o solta das maiores alturas e fica por cima para acompanhar o vôo.  Se ela percebe que o filhote não voa, e vai cair, numa velocidade incrível ela sai de sobre o filhote e passa para debaixo dele e o apóia sobre suas asas.

A águia nunca perde suas forças 
Quando ela está ficando de plumagem velha, no seu próprio ninho ela começa a fazer exercícios musculares batendo suas asas sem sair do lugar, fazendo assim a sua velha plumagem cair, começando a aparecer novas penas. Isso se chama renovação das plumagens e de suas forças para voar.
A Bíblia nos diz no Salmo 103 .5: "Quem satisfaz teus desejos com bens, de modo que tua mocidade é renovada como a da águia.".  

Renovado como águias. 
Deus nos ensina, através da águia, de que maneira podemos ser crentes fortes, sem penas velhas sem as quais não podemos voar, e ratifica isto fazendo uma maravilhosa promessa em Is 40.31: "Mas os que esperam no Senhor renovarão suas forças.  Subirão com asas como águias; correrão e não se fatigarão".

Renovação.
A águia é uma ave muito especial! É a que mais tempo vive, cerca de 70 anos, e a que voa mais alto.  Mas, para que isso aconteça, é necessário que ela passe por uma grande transformação.  Nem todas têm coragem de se renovar, então não sobrevivem. Quando chegam aos 35 anos, estão com as penas velhas, seus canos grossos - o que as impedem de voar, as unhas e o bico estão compridos demais, curvados, impedido-as de agarrar o alimento e de se alimentar.Então, numa atitude instintiva e de coragem pela sobrevivência, algumas águias procuram um lugar alto, próxima a uma rocha, onde fazem um novo ninho para o processo de virá.  Começando o processo de renovação, batem as unhas contra a rocha até que se quebrem e fiquem em carne viva. Em seguida o bico, batida após batida, até cair. Enquanto isso, a águia é alimentada por outras do grupo, para que sobreviva. Quando as unhas começam a crescer, ela vai arrancando as penas uma a uma.  Após aproximadamente 150 dias, está completo o processo.  Então ela parte para o tão famoso voo de renovação, com mais 35 anos de vida pela frente. Parabéns às pessoas que, como a águia, tem a coragem de se olhar no espelho e de provocar essa transformação, que, embora dolorida, traz de volta a vida e o crescimento espiritual.
Pregai.