18 novembro 2019

POR QUE JESUS ENSINAVA POR PARÁBOLAS ?



Jesus usava as parábolas para proclamar o Reino de Deus, ou seja, para anunciar algo inédito que estava sendo revelado em seu próprio ministério. Na verdade os próprios discípulos fizeram esta pergunta ao Senhor Jesus, e Ele lhes respondeu: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; porque àquele que tem se dará, e terá em abundância; mas aquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. 
Por isso, lhes falo por parábolas, porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem, nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis e, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviu de mau grado com seus ouvidos e fechou os olhos, para que não veja com os olhos, e ouça com os ouvidos, e compreenda com o coração, e se converta, e eu o cure
Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque ouvem (Mateus 13:11-16). 
Isso significa que as parábolas fazem aumentar a compreensão acerca do reino de Deus para aqueles que têm um relacionamento genuíno com Cristo, mas ao mesmo tempo, para os que não têm, as parábolas acabam por aumentar sua confusão e ignorância. Por isto, devemos pensar nas parábolas como portas que se abrem para uns, mas que se fecham para outros. Logo, as parábolas tanto revelam como ocultam.

Postagens Aleatórias